Aula 04 - Vigas gerber - Anotações de aula 3 PDF

Title Aula 04 - Vigas gerber - Anotações de aula 3
Author Alesi Mendes
Course Teoria das estruturas
Institution Universidade do Estado de Santa Catarina
Pages 2
File Size 163.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 60
Total Views 154

Summary

Resumo Aula Vigas gerber...


Description

Disciplina: Teoria das Estruturas I Tema: Vigas gerber Aula: 04

1. Introdução

As vigas Gerber recebem este nome em homenagem ao engenheiro alemão Heinrich Gerber (1832-1912). As vigas Gerber tiveram seu aparecimento ditado por motivos de ordem estrutural e construtiva. Estrutural → permitir deformações, evitando o surgimento de esforços internos devidos a recalques diferenciais nos apoios. Construtivos → permitir o lançamento de vigas pré-moldadas em vãos sobre leitos de rio ou de difícil acesso.

As vigas Gerber tem lugar de grande importância na Engenharia estrutural, e a tendência desta importância é aumentar, tendo em vista o desenvolvimento das técnicas de pré-fabricação e montagem de estruturas.

2. Viga gerber São vigas formadas pela associação de vigas simples isostáticas com alguma delas apoiadas em outras que lhes dão apoio. Esta solução permite a execução em separado dos trechos da estrutura. Os dentes Gerber nada mais são do que rótulas (M = 0) convenientemente introduzidas na estrutura de forma a, mantendo a sua estabilidade, torná-la isostática. As vigas Gerber podem, portanto, ser consideradas como uma associação de vigas simples (biapoiadas, biapoiadas com balanços ou engastadas e livres), umas com estabilidade própria (CEP) e outras sem estabilidade própria (SEP). Importante ressaltar que as partes identificadas como SEP são

também estáveis, entretanto a estabilidade delas depende da estabilidade das vigas sobre as quais se apoiam. A viga com estabilidade própria dará suporte a viga que não tiver estabilidade. As vigas que dão suporte são acrescidas de cargas que lhes são transmitidas pelas rótulas.

3. Procedimento de cálculo de vigas gerber Para determinar cargas, precisa-se decompor a viga, isolando os seus vários trechos separando-as pelas articulações internas.

A viga simplesmente apoiada AB se apoia na articulação fixa A e na viga em balanço BC por meio da articulação móvel B. A viga em balanço BC, por sua vez, dá apoio para a viga AB e se apoia apenas no engastamento C....


Similar Free PDFs