Biossíntese de Lipídeos PDF

Title Biossíntese de Lipídeos
Course Bioquímica Metabólica
Institution Universidade Estadual Paulista
Pages 2
File Size 51.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 63
Total Views 133

Summary

Resumo referente à prova
Conteúdo: Biossíntese de lipídeos...


Description

BIOSSÍNTESE DE LIPÍDEOS Síntese de lipídeos ● Ocorre a partir de carboidratos e proteínas ● Acontece principalmente no fígado e menos no tecido adiposo O substrato inicial sempre é o acetil-CoA e o produto final é, geralmente, o ácido palmítico. O citrato é formado por acetil-CoA e oxaloacetato (primeira reação do ciclo de Krebs). A síntese de lipídeos é estimulada quando há muito ATP e acetil-CoA. Nesse caso, o citrato não segue no ciclo de Krebs porque o ATP inibe a isocitrato desidrogenase (enzima do ciclo de Krebs). OBS: glicose →  piruvato Piruvato → acetil-CoA acetil-CoA + oxaloacetato → citrato Há muita coenzima-A dentro da mitocôndria, porém, ela não consegue passar pela membrana interna da mitocôndria. Ou seja, o acetil-CoA precisa ser convertido em citrato para entrar na via da biossíntese. A biossíntese de lipídeos ocorre no citosol O acetil-CoA se liga com o oxaloacetato e perde a coenzima A, formando o citrato. O citrato sai da mitocôndria e, no citosol, a coenzima A volta e o citrato é reconvertido em oxaloacetato e acetil-CoA. O acetil-CoA do lado de fora da mitocôndria sofre as reações que levam à formação do ácido graxo. O oxaloacetato é convertido em malato e, com a saída de um CO2, é convertido em piruvato. Acontece a produção de um NADPH que fornece elétrons na síntese de ácidos graxos. O piruvato volta para a mitocôndria e volta a formar o oxaloacetato. A síntese começa com o acetil-CoA, que tem 2 carbonos e termina com ácido palmítico, de 16 carbonos. Os carbonos são acrescentados de 2 em 2. Os 2 primeiros carbonos vêm do acetil-CoA. Os outros carbonos vêm do malonil-CoA. Malonil-Coa, o que é? A acetil-CoA-carboxilase é uma enzima que apresenta forma de dímero inativo. Vários dímeros se unem (polimerizam) formando uma enzima (polímero) ativa. O citrato estimula essa polimerização. A enzima na forma ativa pega a molécula de acetil-CoA e une ao CO2 para formar o malonil-CoA.

Acetil-CoA → 2 carbonos Malonil-CoA → 3 carbonos A reação de acetil-CoA se transformando em malonil-Coa consome 1 molécula de ATP. SINTASE DE ÁCIDOS GRAXOS (Complexo enzimático) é responsável pela síntese de lipídeos. Um dos domínios do complexo é o ACP. ACP = proteína carreadora de acilas. No complexo enzimático, além do ACP, há um aminoácido = CISTEÍNA.

1. 2. 3. 4.

5.

6.

7. 8.

● ● ●

O PROCESSO DA SÍNTESE DE LIPÍDEOS Acetil-CoA perde a coenzima A e os 2 carbonos restantes se unem ao ACP. Os 2 carbonos que restam do acetil são passados do ACP para a cistenína. O malonil-CoA perde a coenzima A e os 3 carbonos do malonil se unem ao ACP. A saída de um CO2 do malonil fornece energia para que os 2 carbonos que estavam na cisteína se unam aos 2 carbonos que restaram do malonil e que estão ligados ao ACP. Forma-se uma molécula com 4 carbonos. NADPH fornece hidrogênios e esses se unem ao ácido graxo que está em formação (com 4 carbonos). A ligação dupla entre carbono e hidrogênio que está no meio da molécula é desfeita. Porém, o oxigênio ainda precisa ser expulso. 2 hidrogênios se ligam ao oxigênio, formando água. A saída da água expulsa o oxigênio. Com isso, forma-se uma dupla ligação entre os carbonos. Essa dupla ligação precisa ser desfeita pois os ácidos graxos (ácido palmítico - resultado só possui ligações simples entre os carbonos. Outro NADPH fornece H+ e elétrons e desfaz a dupla ligação entre os carbonos. O ácido graxo em formação possui 4 carbonos. Estes 4 carbonos se unem à cisteína e todo o processo se repete até que o ácido graxo esteja formado (ácido palmítico - 16 carbonos). INVESTIMENTO DA BIOSSÍNTESE DE LIPÍDEOS 8 acetil-CoA (1 para o início da síntese e 7 para formar 7 malonil-CoA) 7 ATP (um para cada malonil que foi formado) 14 NADPH (8 vêm da reação do malato → piruvato e 6 vêm da via das pentoses)....


Similar Free PDFs