Desenhando círculos em perspectiva PDF

Title Desenhando círculos em perspectiva
Author João Pedro Rocha
Course Desenho Técnico
Institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Pages 4
File Size 318.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 4
Total Views 142

Summary

Ensina como desenhar círculos em perspectiva de forma prática para a disciplina de Desenho Técnico...


Description

DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO. PROFESSOR: FELIPE BARRETO. PERSPECTIVA ISOMÉTRICA DE UM CÍRCULO. O traçado em perspectiva isométrica de um círculo inscrito a um quadrado assume a forma de uma elipse. Analisando as seis faces de um cubo isométrico, como mostra a figura a seguir, obtém-se:

Figura – Perspectivas de círculos inscritos nas faces de um cubo isométrico. Como a construção da elipse não pode ser executada pelos instrumentos usuais de desenho, seu traçado será substituído por uma oval regular (“falsa elipse”) que será desenhada empregando o compasso. MÉTODO GRÁFICO: Será o recurso utilizado para se obter uma figura geométrica (oval regular ou "falsa elipse") bastante aproximada da elipse real.

ETAPAS: 1.

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

A partir do quadrado no qual a elipse será inscrita, isto é, de uma das faces do cubo isométrico, traçar as diagonais AC e BD que se cortam em O (centro). Na perspectiva o quadrado fica deformado e assume a forma de um losango cujos lados têm dimensões iguais a 0,82 vezes o valor original e real do quadrado em questão. Por O traçam-se os segmento KL, paralelo a AD, e MN, paralelo a AB, obtendo-se os pontos médios do losango que serão os pontos de tangência da elipse. Com centro em D e raio DK, traça-se o arco KN da elipse, ultrapassando um pouco essas extremidades. Com centro em B e raio BL, traça-se o arco LM da elipse, ultrapassando um pouco essas extremidades. O arco KN determina sobre a diagonal BD o ponto 1 e o arco LM determina sobre a mesma diagonal o ponto 2. Com centro em O e raio O1 ou O2 traça-se uma circunferência de modo a definir as posições dos pontos 3 e 4 sobre a diagonal AC. Partindo de B e D traçam-se semi-retas B3, B4, D3 e D4 que determinam os pontos de concordância dos arcos KN e LM. Com centro no ponto 3 e raio M3, traçar o primeiro arco que liga os grandes arcos KN e LM. Realizar um procedimento análogo para o ponto 4.

ATIVIDADE: Traçar os círculos isométricos no cubo abaixo.

ATIVIDADE: Desenhar as peças com furos ilustradas por suas respectivas vistas ortográficas. (Sugestão: Utilize escala de 2:1). Unidade de medida (mm). 1.

2.

3.

4....


Similar Free PDFs