Distócia de Ombros PDF

Title Distócia de Ombros
Author Alan Gonzaga da Silva
Course Obstetrícia
Institution Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Pages 5
File Size 339.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 97
Total Views 141

Summary

Resumo do site da Febrasgo sobre distócia de ombros...


Description

DISTOCIA DE OMBROS A distocia de ombros configura quando a extração dos ombros não se realiza após a tração durante o trabalho de parto, sendo necessário manobras adicionais. Na maioria dos casos, a distocia ocorre no ombro anterior impactando na sínfise púbica. Fatores de risco: Embora exista muitos fatores de risco ela é imprevisível;

A cesária eletiva para prevenir a distocia de ombros, só é indicada em mulheres com diabetes e suspeita de macrossomia fetal (peso estimado em > 4,500g); Dentre os fatores de risco, a história de distocia prévia é o fator mais importante. Consequência: o Em geral, a distorcia de ombros impõem mais riscos ao feto do que à mãe. O principal risco materno é a hemorragia pós-parto. o 25% morbidade fetal e mortalidade aumentada, principal decorrente de sangramento e laceração de períneo de 3º e 4º. o Lesões transitórias do plexo braquial é a complicação mais frequente. Apenas 10% de todas as paralisias se tornam persistente. Diagnóstico o Sinal da Tartaruga: é quando a cabeça do feto se exterioriza e se contrai. Avaliado entre as contrações. o Face gordinha pela compressão da cabeça. o Falha da manobra cabeça-ombro Prevenção – Critérios pelo ACOG 1. Maioria dos casos não pode ser prevista. 2. USG acurácia limitada. 3. Cesariana eletiva baseada na macrossomia não reduz a incidência.

4. Mulher diabética com peso fetal entre 4200g e 4500g a cesariana pode ser indicada. 5. Controle glicêmico e ganho ponderal em gestantes diabéticas. FATORES PREDISPONENTES Obesidade, DM, macrossomia fetal, gravidez prolongada, baixa estatura materna, relato de ocorrência desse fato anteriormente, apresentações defletidas, anomalias anatômicas da pelve, dilatação morosa, descida lenta de apresentação, período expulsivo prolongado. COMPLICAÇÕES MATERNAS Laceração do canal do parto, rotura uterina, lacerações viscerais, isquemias e formação de fístulas, atonia uterina-hemorragia COMPLICAÇÕES FETAIS Lesões nervosas do plexo braquial com paralisias, fraturas ósseas e traumas viscerais fetais, asfixia fetal. DISTÓCIA DE OMBROS – MANEJO Medidas preliminares: ◦

Chamar ajuda; ▪

De preferência 2 obstetras, anestesista e neonatologista e equipe boa de enfermagem.



Episiotomia: ela pode ser necessário para manobras internas;



Não realizar força excessiva;

Manobras de 1ª linha. https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/259-distocia-de-ombro ATUALIZAR O RESUMO A PARTIR DESTE SITE DA FEBRASGO Manobra de McRoberts:



Consiste na flexão e abdução das coxas em direção ao abdome materno. Essa posição retifica o ângulo lombossacro e roda a sínfise púbica em direção cefálica, fazendo com que o ombro posterior caia na concavidade do sacro.



Apresenta taxa de êxito de até 90% e deve ser a primeira a ser tentada.

Pressão suprapúbica (Rubin I):



Deve ser utilizada simultaneamente com a manobra de McRoberts. A pressão reduz o diâmetro biacromial e roda para um dos diâmetros oblíquos da bacia parasvencilhá-lo da sínfise materna.

Manobras de 2ª linha. Manobra de rotação interna:



São manobras que tentam manipular o feto e rodar o ombro anterior para um plano oblíquo da bacia para desvencilhá-lo da sínfise púbica. Compreende as seguintes manobras:



Manobra de Rubin II que consiste em inserir os dedos atrás do ombro anterior, tentando rodá-lo em direção ao tórax fetal.



Manobra de saca-rolhas de Woods: É colocado a mão atrás do ombro posterior do feto, tentando rolá-lo em 180º.



Extração do braço posterior: A mão do operador é introduzida na vagina. O cotovelo fetal é flexionado e o antebraço é liberado em movimentos de varredura sobre o tórax fetal. A mão é estendida e liberada. Isso encurta o diâmetro biacromial e permite que o feto caia na concavidade sacral, liberando o ombro anterior impactado.

Manobra da posição 4: Consiste em colocar a paciente em posição de quatro, o que resolva no desprendimento do ombro anterior. Essa manobra é mais apropriada em mulheres magras e móveis, sem o efeito de anestesia. Manobras de 3ª linha.



São manobras heroicas, e devem ser evitadas sempre. Manobra de Zavanelli: Recolocação da cabeça fetal no útero seguido de cesariana.

Manobra de Sinfisiotomia: secção da cartilagem fibrosa da sínfise púbica sob anestesia local....


Similar Free PDFs