Exame de Sociologia PDF

Title Exame de Sociologia
Course Sociologia
Institution Universidade Estadual de Maringá
Pages 5
File Size 180.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 67
Total Views 160

Summary

prova ...


Description

Prova de Sociologia 1 - O coronelismo, fenômeno social e político  típico  da  República  Velha,  embora suas raízes se encontrem no Império, foi decorrente da: a) promulgação da Constituição Republicana que institui a centralização administrativa, favorecendo nos Estados e os municípios. b) montagem de instituições - autonomia estadual, voto - sobre estruturas arcaicas, baseadas na grande propriedade rural e nos interesses particulares. c) supremacia política dos Estados da região sul - possuidores de maior poder econômico - cuja força advinha da maior participação popular nas eleições. d) instituição da Comissão Verificadora de Poderes que possuía autonomia para determinar quem deveria ser diplomado deputado - reconhecendo os vitoriosos nas eleições. e) predominância do poder federal sobre o estadual, que possibilitava ao governo conscientizar a população local e garantir fidelidade a elaboração das leis. 2 - Em sociedade de origens tão nitidamente personalistas como a nossa, é compreensível que os simples vínculos de pessoa a pessoa, independentes e até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação autêntica entre os indivíduos, tenham sido quase sempre os mais decisivos. As agregações e relações pessoais, embora por vezes precárias, e, de outro lado, as lutas entre facções, entre famílias, entre regionalismos, faziam dela um todo incoerente e amorfo. O peculiar da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma acentuação singularmente enérgica do afetivo, do irracional, do passional e uma estagnação ou antes uma atrofia correspondente das qualidades ordenadoras, disciplinadoras, racionalizadoras. (HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995).



Segundo a análise do historiador, esse tipo de prática ocorreu na chamada República Velha e estende-se até os dias atuais e pode ser entendida como: a) b) c) d) e)

normas jurídicas rígidas ações burocráticas legítimas solidez da organização institucional. predomínio dos interesses privados estruturas políticas estabilizadas

3 - Os sucessivos casos de corrupção denunciados pela mídia brasileira vêm despertando a atenção da sociedade para as atuais relações entre o público e o privado na política nacional. Sobre a contribuição da sociologia para a análise desse tema, assinale a alternativa que apresenta os itens corretos:

I - O termo “clientelismo” pode ser utilizado para descrever ações de favorecimento por meio das quais os grupos de interesse se relacionam entre si e negociam privilégios com os diferentes setores da sociedade em troca de apoios diversos. II - O “patrimonialismo” pode ser considerado como uma característica histórica do Estado brasileiro, pois se refere a uma forma de exercício do poder político por meio da qual os dirigentes personalizam a administração estatal e realizam um uso privado dos cargos e recursos públicos. III - O chamado “jeitinho brasileiro” aproxima-se das práticas patrimonialistas tendo em vista que visa facilitar a realização de determinadas ações que deveriam ser impessoais; no entanto ele acarreta em práticas personalistas e desiguais. IV - Alguns entraves ao exercício da cidadania no Brasil podem ser atribuídos à tradição conservadora e autoritária do Estado que, historicamente, conservou para si o poder decisório e reduziu a esfera pública, dificultando a participação civil na vida política da sociedade. a) I, III e IV

b) II, III e IV

c) I, II e III

d) I, II, III e IV

4 - A respeito da Revolução de 1930 marque a questão INCORRETA: * a) Resultado da a aliança entre os tenentes e oligarcas dissidentes, a Revolução de 1930 saiu vitoriosa e depôs o presidente Washington Luís, impedindo a posse de Júlio Prestes. b) Em 3 de Novembro de 1930, Getúlio Vargas assumiu a chefia do Governo Provisório. c) A Era Vargas foi dividida em dois períodos: 1930-1934 (Governo Provisório) e 1934-1937 (Governo Constitucional). d) No Governo Provisório de Vargas ocorreram intensas mudanças como a criação do Ministério do Trabalho: Lei da Sindicalização e criação da Carteira de Trabalho, em 1933 a criação do Código Eleitoral (o voto passa a ser secreto e as mulheres passam a votar). 5 - A respeito do período da Redemocratização ou Nova República marque a questão INCORRETA: * a) As principais características do período de Redemocratização são: reconstrução da Democracia, expansão dos direitos sociais e crescimento dos movimentos sociais. b) A Promulgação da Constituição Federal de 1988 (Constituição Cidadã) ampliou os direitos sociais. c) A primeira eleição direta no Brasil, pós-ditadura militar, foi a de 1989, na qual Collor e Lula disputaram o segundo turno. d) A Constituição Cidadã não pode ser considerada um modelo de ampliação dos direitos sociais, pois não garantia o pluripartidarismo, o voto universal e a criação do Sistema único de Saúde (SUS).

6 - “Corrupção política, como tudo mais, é fenômeno histórico. Como tal, ela é antiga e mutante. Os republicanos da propaganda acusavam o sistema imperial de corrupto e despótico. Os revolucionários de 1930 acusavam a Primeira República e seus políticos de carcomidos. Getúlio Vargas foi derrubado em 1954 sob a acusação de ter criado um mar de lama no Catete. O golpe de 1964 foi dado em nome da luta contra a subversão e a corrupção. (CARVALHO, José Murilo de. Passado, presente e futuro da corrupção brasileira. In: AVRITZER, Leonardo et al. Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 237). Sobre a política no período da ditadura militar (1964-1985), é correto dizer: I – a corrupção alimentou o comportamento desviante do regime militar, degradou a lei em arbítrio e esvaziou o corpo político de seu significado público. II – ao se materializar sob a forma de política de Estado durante a ditadura, a tortura não se tornou-se inseparável dos mecanismos de corrupção. III – o combate ao comunismo e o discurso moralizante dos militares foi um eficiente mecanismo para reduzir a corrupção no país naqueles anos. IV- Nota-se que nos dias atuais ainda existem muitos simpatizantes da ditadura, uma vez que no período praticamente não houve corrupção na esfera política. Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que a alternativa que apresenta os itens corretos é: a) I e II b) I e III c) III e IV d) I, II, III e IV. 7 - U  ma das maiores obras de análise da estruturação e formação do Estado no Brasil foi 'Os Donos do Poder', de Raymundo Faoro. Este autor abordou o fenômeno do coronelismo no início da República brasileira. Sobre o coronelismo é incorreto afirmar a) As oligarquias rurais, formadas pelos trabalhadores do campo, foram os grupos que combateram as práticas clientelistas e patrimonialistas. b) O coronelismo foi impulsionado pelas práticas clientelistas e patrimonialistas as quais impediam o avanço da democracia c) Existem ainda traços do coronelismo na política brasileira. d) O coronelismo impôs práticas que contribuíram para a manutenção da corrupção na sociedade brasileira 8 - O ....................sempre foi um dos problemas com as maiores raízes na política brasileira. A apropriação do público pelo privado vem do sentimento de posse que os agentes públicos têm pelos bens dos quais eles são responsáveis de cuidar. O termo correto que preenche a lacuna é: a) patrimonialismo b) clientelismo c) sufrágio universal

d) movimento social 9 - “Façamos a revolução antes que o povo a faça. ” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais, Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses a) b) c) d)

Oligarquias rurais dissidentes, aliadas ao tenentismo pela reforma do Estado. Do operariado, com o objetivo de aprofundar a industrialização. Dos partidos de direita fascistas, no intuito de estabelecer um Estado forte. Da burguesia industrial, na busca de uma política de livre iniciativa.

10 - Caio Prado Jr., a formação brasileira se completaria no momento em que fosse

superada a nossa herança de organicidade social ― o oposto da interligação com objetivos internos ― trazida da colônia. Este momento alto estaria, ou esteve, no futuro. Se passarmos a Sérgio Buarque de Holanda, encontraremos algo análogo. O país será moderno e estará formado quando superar a sua herança portuguesa, rural e autoritária, quando então teríamos um país democrático. Também aqui o ponto de chegada está mais adiante, na dependência das decisões do presente. Celso Furtado, por seu turno, dirá que a nação não se completa enquanto as alavancas do comando, principalmente do econômico, não passarem para dentro do país. Como para os outros dois, a conclusão do processo encontra-se no futuro, que agora parece remoto. SCHWARZ, R. Os sete fôlegos de um livro. Sequências brasileiras. São Paulo: Cia. das Letras,1999 (adaptado). a) b) c) d)

Brasil, um país que vai para frente. Brasil, a eterna esperança. Brasil, glória no passado, grandeza no presente. Brasil, gigante pela própria natureza

Gabarito 1

b

2

d

3

d

4

c

5

d

6

a

7

d

8

a

9

a

10

b...


Similar Free PDFs