Experimento 10 - Acionamento automático com relé fotoelétrico PDF

Title Experimento 10 - Acionamento automático com relé fotoelétrico
Course Laboratório de Eletricidade Básica
Institution Universidade de Brasília
Pages 2
File Size 183.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 38
Total Views 130

Summary

Relatório da disciplina Laboratório de Eletricidade Básica....


Description

Experimento nº 10 – Acionamento automático com relé fotoelétrico 1.

Objetivos

O experimento possui como objetivo a familiarização do aluno com circuitos de controle de nível de caixa d’água, além de analisar a dinâmica do fluxo entre reservatórios em alturas diferentes para funcionamento adequado do sistema elétrico. Figura 1 – Relé fotoelétrico

2. Materiais e componentes

As células fotoelétricas são dispositivos capazes de gerar energia elétrica a partir de energia luminosa. O seu funcionamento se dá por meio do efeito fotoelétrico, onde os elétrons de um metal são excitados pela interação destes com fótons de um determinado comprimento de onda fazendo com que os elétrons ganhem energia. Atualmente, as células fotoelétricas apresentam eficiência de conversão da ordem de 16%, podendo chegar até 28% quando construídas com arsênieto de gálio. . Sequência da montagem

- Motor de indução; - Rele térmico; - Relé fotoelétrico; - Contator; - Botoeiras; - Fusíveis; - Interruptores de uma seção. 3. Fundamentos teóricos O relé fotoelétrico é um dispositivo usualmente utilizado no acionamento de lâmpadas elétricas, como iluminação pública, placas luminosas e automóveis com controle automático do acionamento dos faróis, mas pode ser também usado em outros sistemas. O mecanismo de funcionamento dos relés fotoelétricos hoje em dia é eletrônico, utilizando uma estrutura plástica com contatos trifásicos. Um relé fotoelétrico possui várias características que devem ser levadas em conta no projeto de um sistema, mas as mais comuns são: a sensibilidade (luminosidade, ou falta de, necessária para seu acionamento), resposta espectral (a faixa do espectro luminoso detectada pelo relé) e a velocidade (dependendo da aplicação, exige-se tempo de resposta do acionamento maior um menor). Os relés fotoelétricos podem ser de vários tipos: LDRs (Light Dependant Resistor), que alteram sua resistência dependendo da intensidade luminosa a que estão submetidos; células fotoelétricas, dispositivos que geram tensão dependendo da luminosidade; fotodiodos ou foto-transistores.

3.1 – Circuito de comando Montar o circuito mostrado na Figura 2, analisando e entendendo seu princípio de funcionamento.

Figura 2 – Circuito de comando

3.2 – Circuito de força Após o circuito de comando estar funcionando adequadamente, montar o circuito de força mostrado na Figura 3 a seguir, lembrando que o motor deve ser operado através do contator K1 e com tensão trifásica de 380V, pois essa é a tensão disponível nas bancadas. 1

c) Particularmente para o presente

experimento, qual uma possível aplicação para ele? O presente experimento poderia ser utilizado para ligar um gerador de energia (substituindo o motor trifásico) numa situação de falta de energia.

Figura 3 – Circuito de força

d) Citar três exemplos de aplicações para os relés fotoelétricos. Os relés fotoelétricos podem ser utilizados no acionamento automático de iluminação pública, placas luminosas ou em automóveis com controle de acendimento automático dos faróis.

4. O que se espera do experimento Ao final deste experimento, espera-se que o aluno tenha familiaridade com a utilização de circuitos de acionamento automático utilizando relés fotoelétricos, e também com os dispositivos utilizados nestes circuitos.

5. Conclusão Por meio deste experimento e do estudo realizado para fazê-lo, foi possível aprender sobre o funcionamento dos relés fotoelétricos, suas aplicações e diferentes tipos, além de conhecer um circuito de acionamento automático utilizando o relé fotoelétrico.

6. Respostas às questões do roteiro a) Que modificação deverá ser introduzida no circuito para que uma lâmpada de sinalização seja sempre ligada para indicar que o motor se encontra inoperante, ou seja, desligado? A lâmpada de sinalização deverá ser ligada a uma das fases e ao neutro, passando por um contato NF (normalmente fechado) do contator K1. b) Cite exemplos de ambientes onde a instalação de relés fotoelétricos poderia ser recomendada. Os relés fotoelétricos podem ser utilizados em ambientes externos, para acendimento automático da iluminação noturna de jardins, calçadas, ruas ou 2 pistas de caminhada, por exemplo.

7. Referências [1]. Site http://www.sabereletrica.com.br/re le-fotoeletrico, acessado em 06/11/16. [2]. Site https://www.mundodaeletrica.com.br/ rele-fotoeletrico-o-que-e-e-como-instalar/, acessado em 06/11/16. [3]. Site http://www.explicatorium.com/socieda de/celulas-fotoeletricas.html, acessado em 06/11/16....


Similar Free PDFs