Fisica I - Movimento Retilinio PDF

Title Fisica I - Movimento Retilinio
Author BEATRIZ EDUARDA GUIMARÃES
Course Física I
Institution Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Pages 13
File Size 650.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 54
Total Views 149

Summary

algumas questões sobre movimento retilinio na disciplina de fisica I...


Description

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul DCEEng – Departamento de Ciências Exatas e Engenharias

FÍSICA I – 2/2020

Trabalho 1

Nome Completo: Beatriz Eduarda Guimarães

1-Uma pedra é largada do alto de uma torre. Um segundo depois uma segunda pedra é largada. A separação entre as pedras conforme caem ... a) ( ) aumenta; b) ( ) diminui; c) ( x ) permanece constante; Justifique sua resposta. R: Pois a primeira pedra vai estar numa constante de 1 segundo caindo mais rápido que a segunda pedra, que por sua vez vai se manter constantemente 1 segundo em tempo distante da primeira pedra.

2- Na situação acima, a segunda pedra atinge o solo em um tempo.. a) ( ) menor do que um segundo após a primeira; b) ( x ) exatamente um segundo após a primeira; c) ( ) maior do que um segundo após a primeira; Justifique sua resposta. R: a velocidade permanece constante em relação a segunda pedra.

3- Duas pedras são largadas simultaneamente de alturas diferentes. Conforme caem a separação entre elas... a) ( ) aumenta; b) ( ) diminui; c) ( x ) permanece a mesma;

Justifique sua resposta. R: A medida que elas caem a gravidade age e faz com que elas aumentem a velocidade e nesse caso aumentam à mesma proporção o que torna as distâncias iguais e constantes entre elas.

4- Na situação acima há um intervalo de tempo entre as chegadas de ambas as pedras ao solo. Suponha que as pedras são largadas do mesmo modo de alturas superiores mas com a mesma diferença de altura. Então o tempo entre ambos os impactos... a) ( ) aumenta; b) ( ) diminui; c) ( x ) permanece o mesmo; Justifique sua resposta. R: Pois como na situação anterior a velocidade irá permanecer proporcionalmente constante.

5 - Uma pedra é lançada verticalmente para cima e no ponto mais alto de sua trajetória... A) ( ) a sua velocidade é nula e a aceleração é g; B) ( x ) a sua velocidade e a aceleração são ambas nulas; C) ( ) a sua velocidade e a aceleração são ambas não nulas; D) ( ) a sua velocidade é não nula e a aceleração é g; E) ( ) dependa da velocidade inicial da pedra; Justifique sua resposta.

R: Quando a pedra atinge a altura máxima, ela tende a cair de volta fazendo uma pequena parada, o que lhe dá uma velocidade de 0 m/s e se não há velocidade no ponto máximo, não há aceleração, pois, a aceleração existe quando se tem variação na velocidade.

6-Movimento bidimensional. Do topo de um edifício arremessamos três pedras idênticas e com a mesma velocidade em módulo. A primeira é arremessada para cima, a segunda lateralmente e a terceira para baixo. Qual pedra estará se movendo mais rapidamente quando atingir o solo? a) ( x ) a primeira; b) ( ) a segunda; c) ( ) a terceira; d) ( ) todas terão a mesma velocidade; Justifique sua resposta. R: A segunda e a terceira pedra são lançadas, respectivamente, lateralmente e para baixo, o que induz que ambas chegaram em uma velocidade igual. Já a primeira pedra foi arremessada para cima, durante todo o seu movimento, seja de subida ou descida, e mesmo no pico da trajetória que é nulo, a aceleração da pedra será constante, assim, induzindo que ela chegue em maior velocidade que as outras por estar fazendo um movimento de queda livre.

7- Movimento de um projétil. Um projétil é lançado com uma velocidade inicial de módulo vo com um ângulo o medido da horizontal. Despreze a resistência do ar. Em que momento do movimento a aceleração no projétil se iguala a zero?

a) ( ) Em algum ponto antes de atingir sua altura máxima; b) ( ) No ponto mais alto; c) ( ) Em algum ponto depois de atingir sua altura máxima; d) ( x ) Em nenhum ponto da trajetória;

8-Indique se as afirmações abaixo sobre o M. C. U são verdadeiras (V) ou falsas (F) a) ( f ) a velocidade linear (vetor) é constante b) ( v ) a velocidade angular é constante c) ( v ) o módulo da velocidade linear é constante d) ( f ) a aceleração (vetor) é constante

9-Um menino sentado em um vagão ferroviário, que se move a uma velocidade constante, atira uma bola no ar, em linha reta. De acordo com uma pessoa que está sentada próxima a ele, onde a bola irá cair? a) ( ) atrás do menino b) ( ) Na frente do menino c) ( x ) Nas mãos do menino

10- Onde a bola cairia se o trem estivesse acelerando para frente enquanto a bola está no ar? a) ( x ) atrás do menino b) ( ) Na frente do menino c) ( ) Nas mãos do menino

d) ( ) ao lado dele

11- Quando o motor de um barco funciona na potência máxima, o barco demora 20 minutos a atravessar um canal com 1.5 km de largura, num dia em que o a velocidade da corrente no rio é 1.2 m/s. Calcule: (a) A velocidade do barco em relação à Terra.

(b) A velocidade do barco em relação à água.

(c) O tempo mínimo que demorava o barco a atravessar o mesmo canal, num dia em que a velocidade da corrente fosse 0.8 m/s.

12- Um trem de 300 m de comprimento atravessa completamente um túnel de 700 m de comprimento. Sabendo se que o trem realiza um movimento uniforme e que a travessia dura 1 minuto, qual é a velocidade do trem, em km/h?

13- Na construção de ferrovia de alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral confortável para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s2), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente, A.80 m. B.430 m.

C.800 m. D.1.600 m. E.6.400 m. Justifique sua resposta. R: Não é possível resolver esta questão pois não é informado distância e nem o tempo percorrido pelo trem na ferrovia, assim, não podendo se calcular a velocidade média.

14- O gráfico abaixo mostra como varia o espaço S de um corpo em função do tempo t. De acordo com o gráfico, determine a velocidade instantânea em t = 4s e t = 8s.

15- Em uma prova de 100 metros rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:

Baseado no gráfico, responda as seguintes questões: a) Em que intervalos de tempo sua aceleração é máxima? Entre 0 e 1 segundo. b) Em que intervalos de tempo sua aceleração é nula? Em nenhum. c) Em que intervalos de tempo sua aceleração decresce? Entre 8 e 11 segundos. d) Em

que

intervalos

de

tempo

sua

aceleração

é

negativa(desaceleração)? Entre 9 e 15 segundos.

16- Se a posição de uma partícula é dada por x = 20t – 5t3, onde x está em metros e t em segundos. Responda as seguintes questões: a) Em que instante(s) a velocidade da partícula é zero? Aproximadamente em 1,15 segundos a partícula é zero.

b) Em que instante (s) a aceleração da partícula é zero? A aceleração será zero quando t=0. c) Plote os gráficos de x(t), v(t) e a(t).

17- Um carro que se move a 56 km/h está a 24 m de um barreira quando o motorista aciona os freios. O carro bate na barreira 2 s depois.Qual é o módulo da aceleração constnate do carro antes do choque? Qual é a velocidade do carro no momento do choque?

18- um projétil é lançado com uma velocidade de 100 m/s formando um ângulo de 300 com a horizontal e considere g = 10 m/s2.Determine: a) Tempo total de voo; b) A altura máxima atingida pelo projétil. c) O alcance máximo na horizontal. d) A coordenada x e y para t = 2s. e) A velocidade Vx e Vy para t = 2s. f) A velocidade V e o ângulo que esta faz com a horizontal para t = 2s. 19- Um avião precisa soltar um saco com mantimentos a um grupo de sobreviventes que está numa balsa. A velocidade horizontal do avião é constante e igual a 100 m/com relação à balsa e sua altitude é 2000 m. Qual

a distância horizontal que separa o avião dos sobreviventes, no instante do lançamento?

20- Uma roda d’água efetua 8 voltas em 25 segundos. Sabendo que o raio da roda d’água é de 0,5 m, determine a velocidade linear da roda em m/s.

21- Anemômetros são instrumentos usados para medir a velocidade do vento. A sua construção mais conhecida é a proposta por Robinson em 1846, que consiste em um rotor com quatro conchas hemisféricas presas por hastes, conforme figura abaixo. Em um anemômetro de Robinson ideal, a velocidade do vento é dada pela velocidade linear das conchas. Um anemômetro em que a distância entre as conchas e o centro de rotação é r=25 cm, em um dia cuja velocidade do vento é v=18 km/h, determine a frequência de rotação do instrumento.

Entregar dia 30/09 em arquivo PDF para: [email protected]...


Similar Free PDFs