Fisiologia cardíaca - Automatismo Cardíaco PDF

Title Fisiologia cardíaca - Automatismo Cardíaco
Course Fisiologia Humana
Institution Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Pages 7
File Size 519.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 10
Total Views 186

Summary

Anotações de aula sobre automatismo cardíaco (potencial marcapasso)...


Description

FISIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR AUTOMATISMO CARDIACO

Potencial marcapasso Cada nodo e parte que gera automatismo, tem um jeito no gráfico do PA Número de células, características fisiológicas, número de canais... No sentido fisiológico, todos funcionam de forma semelhante. Imagem: do nodo atrial

1ª fase: potencial marcapasso, pré-potencial, “de voltagem” Não existe um P de repouso no cardíaco, existe um pré-potencial sempre em processo de direcionamento ao limiar de excitabilidade (-40 mV)

Íons envolvidos Fase pré-potencial: Influxo de Na+

Obs.: No liso ou no esquelético, no valor de potencial da membrana normal (-70 mV), não tem canais de Na+ aberto. Chega um estímulo químico ou elétrico que vai abrir eles pra que haja a despolarização e o PA de ação aconteça. Obs. 2: No cardíaco, no valor de potencial da membrana normal (-60 mV), tem canais de Na+ aberto e eles entram de fato.

Próximo ao limiar: Influxo de Ca+ A entrada de Na+ e Ca+ na fase pré-potencial é que faz com que a célula cardíaca não tenha potencial de repouso, mais uma lenta elevação do potencial da membrana ao potencial do limiar (de -60 a -40 mV) Depois abrem-se outra população de canais de Ca+ que vão disparar o PA. Antes de +20 mV Canais de Ca+ se fecham Abrem canais de K+ Repolarização, e começa de novo. * Canais envolvidos: Na e Ca (pré), Ca (des) e K (rep) *

Abertura de canais Fase marcapasso Os primeiros canais a se abrirem Canais de Na+ que geram uma corrente de ativação, chamada de corrente engraçada. If => corrente dos canais funny que vão permitir abertura de canais de Na+ Abrem-se canais de Na+ em voltagem muito negativas, em hiperpolarização. Eles são canais voltagem-dependentes que se abrem espontaneamente em valores tão negativos. Segundos:

Alguns canais de Ca+, principalmente T (transitórios) Alguns canais funny começam a se fechar

Fase de despolarização Canais de Ca+ do tipo L (lentos) Lentos: demoram pra se abrir e se fechar Abre uma porrada desses canais Nessa fase, o PA é rapidamente transmitido pros átrios, promovendo a contração deles. Quando chega no nodo atrioventricular, sofre um pequeno atraso. Mas quando chega nas fibras esquerdas de His, volta a se espalhar rapidamente pelos ventrículos. Esses canais se fecham perto de +20 mV.

Repolarização Abertura de canais de K+, que se fecham perto de -60 mV. Quando eles se fecham, os canais funny se abrem.

Por que o coração é um músculo involuntário? Começa o automatismo desde o dia 21 de vida. Por que algumas células do coração com características histológicas, em suas membranas, canais diferentes que permitem que o PA seja autogerado. Relacionado à fase pré-potencial / marcapasso Cada potencial de ação gerado pelo nodo sinusal gera um ciclo cardíaco.

Fase pré-potencial e correntes envolvidas

Foto do lado esquerdo: PA do nodo sinusal A fase pré-potencial contém 4 correntes: Funny, basal (background), por um trocador de Na-Ca e pelos canais de Ca T Na atuação do SNA parassimpático, a fase pré-potencial fica mais lenta (a acetilcolina estimula a abertura de mais canais K+ => mais hiperpolarização, mais íons têm que entrar que disparar) Na atuação do SNA simpático, a fase pré-potencial fica mais rápida (a noradrenalina estimula a abertura de canais de Ca e Na (facilita o disparo)

Canais e correntes envolvidos no automatismo cardíaco

Pré-potencial Corrente de influxo de sódio basal (background Ib, vazamento) Canal de vazamento: tem um poro seletivo sempre aberto (específico pro Na, ou o Ca ou o K). Algumas literaturas incluem essa corrente na funny. Corrente de influxo de sódio ativada por hiperpolarização (funny If) Permite a abertura de canais tipo HCN - Nucleotídeos cíclicos de entrada ativados na hiperpolarização Corrente trocador de Sódio e Cálcio (INCX) Permite que o Ca+ entre na célula. Corrente de influxo de cálcio transitória (ICaT) Completa a entrada de Ca fazendo com que se chegue ao limiar de excitabilidade.

Despolarização Corrente de influxo de cálcio lenta (ICaL)

Repolarização Corrente de efluxo de potássio (IK)

Marcapassos

Os implantados Dois eletrodos, um pros átrios e pros ventrículos.

Os ectópicos Alguma célula da região ventricular ou da região do feixe de His se autodespolariza. Como não tem barreira, pela propriedade sincicial, o PA se espalha e o ventrículo contrai. No tempo errado (entre dois ciclos naturais), o ventrículo não se enche direito e a ejeção vai ter um DC menor. O DC precisa estar dentro da faixa normal.

Vai provocar queda (na extrassístole) e elevação (no ciclo normal) na pressão, que pode provocar danos aos tecidos. Diferentes causar: lesões no músculo por causa de uma infecção, fibrosamento por causa de um infarto, estresse (cortisol pode danificar). Tratamento: cauterização (queima) e são substituídas por células de tecido conjuntivo. Essa região não contribui mais no processo de contração. As células adjacentes podem hipertrofiar pra compensação....


Similar Free PDFs