Grupo MEIA SOLA - ComunicaÇÃo Organizacional PDF

Title Grupo MEIA SOLA - ComunicaÇÃo Organizacional
Author Aprigio Neto
Course Comunicação organizacional
Institution Universidade de Fortaleza
Pages 12
File Size 269.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 58
Total Views 144

Summary

Projeto feito e apresentado para empresa (aprovado) feito por mim no curso de recursos humanos, na universidade de Fortaleza, mostrando análises completas e soluções para a disciplina de comunicação organizacional. ...


Description

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA PROFESSORA LOANA DE ALMEIDA CARRAH COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O GRUPO MEIA SOLA

FORTALEZA- CE NOVEMBRO - 2016

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ UNIVERSIDADE DE FORTALEZA

PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O GRUPO MEIA SOLA

RESPONSÁVEIS: APRIGIO NETO

FORTALEZA – CE NOVEMBRO / 2016

GRUPO MEIA SOLA A Meia Sola Acessórios é uma empresa de multimarcas nacionais que atua no comércio varejista de calçados, bolsas e acessórios femininos desde 01 de março de 1986. Hoje, o grupo Meia Sola é líder de mercado cearense para os públicos A e B. São 4 lojas em Fortaleza Meia Sola, sendo mais preciso sobre a localização dessas lojas, estão no Rio Mar Kennedy, North shopping, Dom Luís e shopping Aldeota. Em 2015, o grupo meia sola foi premiada como a melhor empresa para se trabalhar no nível de varejo de 2015, este resultado foi feito pela Great place to work. Em geral, o grupo conta com 286 funcionários nas lojas e administração, sendo que destes apenas três (3) fazem parte da equipe de recursos humanos da empresa, uma coordenadora responsável por todo o RH e administração do grupo, além de intermediações com sindicatos, assuntos legislativos, uma assistente de Psicologia e uma estagiária de administração. As atividades desenvolvidas pelo RH da empresa são treinamentos tanto para novos contratados, quanto para liderança e atualização do comércio. Há o desenvolvimento de líderes que está relacionado à promoção de funcionários aptos a liderar equipes que recebem instruções sobre e realizam avaliação. Também realizam as atividades da supervisão de funcionários, recrutamento e seleção, feedback e demissões. O grupo meia sola ainda não possuem um plano de cargos, carreira e salários, que têm consciência dos benefícios que o mesmo traz para auxiliar na comunicação organizacional, até porque com a elaboração deste, é mais fácil saber o que os funcionários esperam que a organização os facilitem e motivem, porém, este plano, já está sendo elaborado de maneira delicada, detalhada, visando uma eficaz elaboração, tendo iniciado este processo desde o dia 07 de março de 2016 com previsão de conclusão para o mês de novembro deste ano (2016), a data anteriormente prevista era outubro, mas devido as mudanças nas equipes e ter a necessidade de dar atenção à essas mudanças, foi visto uma obrigatoriedade em adiar mais um mês para finalização do plano de cargos, carreira e salários.

A organização é eficiente sobre a parte legislativa, mostrando que a comunicação é ótima, prova disso, é que não há problemas no quesito legislação , salvo que possuem apenas um registro de processo judicial de um ex-funcionário terceirizado que alegou descaso na parte de pagamentos, indo à audiências onde a empresa venceu o processo por não ter relação alguma com este tipo de acusação já que, como citado anteriormente, tratava-se de uma empresa terceirizada. A meia sola possui um turnover de 5%, tendo um controle de demissões com base de 15 funcionários demitidos por mês, trazendo uma rotatividade e oportunidades para a mesma.

Comunicação e sua relação com missão, visão e valores da empresa A comunicação na empresa meia sola é o que podemos chamar de comum nas organizações, porém, o recebimento dessas informações, exige uma troca. Explicando melhor, o grupo utiliza murais, flanelógrafos, emails corporativos onde cada uma dessas opções apresenta uma utilidade. Nos murais estão expostos anúncios, divulgação de eventos, recados relacionados à bons resultados ou prêmios, enfim, notícias. Nos flanelógrafos existem informativos relevantes referentes à resultados, metas e índice de vendas, atualizados diariamente. Os emails são bastante dinâmicos e interativos que englobam todas as informações anteriormente citadas e ainda mais, como por exemplo, todas as segundas feiras são enviadas, para os emails de cada supervisor/líder, mensagens motivacionais ou reflexivas. Quando estes chegam, o receptor principal deve reunir as equipes antes de iniciar os trabalhos (um esquema de reunião) e ler o email recebido, logo depois, o mesmo, deve imprimi-lo e colar nos murais que estão nas lojas, o deixando em destaque. Além disso, existe a comunicação de pós-venda, esta é realizada com o cliente, independente do tipo do consumidor. Essa pós-venda é feita por emails e quando há disponibilidade (ou seja, quando o fluxo de pessoas nas lojas está o que consideram de tranquilo), alguns vendedores ligam para o cliente fazendo a pesquisa de pós-venda e o líder faz o registro das informações coletadas nessa análise externa, uma observação:

quando a forma de pós-venda é por email, o Rh tem acesso a todo conteúdo enviado, pois o email é utilizado por eles e assim conseguem preencher itens de satisfação do cliente, no caso dos telefonemas, as ligações não são gravadas. Levando tudo isso em consideração pode-se afirmar que a empresa cumpre com tudo aquilo em que ela acredita e trabalha em cima disto para atingir seus objetivos. Realizando uma análise, a missão da empresa é ‘lançar moda, vendendo produtos exclusivos de qualidade, oferecendo excelência em serviços, gerando clientes e colaboradores fiéis e felizes’, logo é possível verificar a importância da comunicação, pois se trabalha numa política adequada à missão, o trabalho é leal ao que o grupo acredita. Sobre a visão, a empresa diz que pretende ‘manter-se referência nacional no lançamento de moda, superando as expectativas dos clientes, colaboradores, acionista e da sociedade, profissionalizando as pessoas, ampliando e mantendo a solidez nos negócios, com honestidade e ética, oferecendo produtos exclusivos e de qualidade, com excelência em serviços’, ou seja, ter um diferencial e ter o mérito por isso internamente e externamente, focando na visibilidade, qualidade e ética. Os valores são o resumo de tudo que já foi citado, como a ética, amor ao que faz, vontade, honestidade, tendo também como referência a motivação atendendo o cliente como se ele fosse o único, manter a superioridade encantando o consumidor e o principal valor é manter as equipes unidas, desta última, como foco, deve-se concordar que a comunicação é fato de suma importância para que a empresa esteja realmente unida, tendo um olhar delicado e atencioso sobre todos os atos e processos que venham facilitar a execução do mesmo e obter o resultado esperado.

Justificativa do plano de comunicação interna para o grupo Meia Sola A empresa é eficiente quando o assunto é comunicação, porém, a forma de trabalhar esta etapa, pelo que podemos avaliar no que já foi dito anteriormente, é que os

procedimentos que envolvem ao tema comunicativo são mais de forma escrita, aquilo que podemos comparar ao ‘dado o recado’, onde todas as informações são simplesmente publicadas em murais, flanelógrafo entre outros meios, mas esse não é o único ponto. A comunicação é eficaz, porém, apenas em grupos específicos, ou seja, cada loja com sua afinidade, cada loja com suas amizades, não há interatividade ou relação com os outros funcionários, por exemplo, as pessoas que trabalham na loja do shopping aldeota, em sua maioria, não possuem contato com as pessoas que trabalham na mesma empresa, mas na loja do shopping Rio Mar Kennedy, logo não há qualquer tipo de conhecimento pelo outro. Visando esse lado, o plano enfatiza a ideia de uma maior interação da empresa e fazer com que todos continuem trabalhando por um só meio, mas conhecendo um ao outro, beneficiando a interação e comunicação entre todos os colaboradores de todas as lojas. O plano consta com duas etapas. A primeira proposta seria uma reunião mensal, num dia mais flexível, onde alguns funcionários de cada loja (de preferência somente os consultores de vendas) se reunissem para falar sobre assuntos mais ligados ao ramo, o que ajudaria a todos, por exemplos, contos sobre algum tipo de venda problemática, contando qual a solução tomada para resolver esse tipo de dificuldade, além disso, realizaria dinâmica cujo objetivo seja interação, lembrando que essas reuniões serão acompanhadas por algum líder, também em rodízio por reunião. A segunda proposta seria uma rádio nas lojas, onde nesta, teriam uma programação com música ambiente, baixo volume, porém, em que avisos, anúncios, felicitações, recados e etc, seriam dito nessa rádio, sendo supervisionados avisos e afins que não podem ser ditos para clientes, já que eles também terão acesso, uma vez que frequentam as lojas, neste caso, seria solicitada uma verificação de email ou algo do tipo. Além de tudo isso, a rádio motivaria ao alcance de metas.

Objetivos

Objetivo Geral: Melhorar a comunicação e interatividade entre os consultores de venda de todas as lojas, fazendo com que todos conheçam seus colegas de empresa.

Objetivos Específicos: 

Proporcionar interação entre todos os colabores, focando na equipe de vendas;



Trazer resultados satisfatórios para a empresa, como consequência do projeto;



Criar uma imagem positiva interna e externa;



Ser referência para empresas concorrentes;



Motivar todos os funcionários pela política da empresa.

Etapas do plano de comunicação 1- Reunião de colaboradores Numa espécie de ‘rodízio’, alguns dos vendedores escolhidos irão se reunir com outros vendedores de outras lojas, porém da mesma empresa (exemplo, três vendedores de cada uma das quatro lojas), trocando informações sobre o cotidiano de cada, quais as soluções encontradas em situações complicadas vivenciadas por eles ajudando para que os outros saibam como agir caso ocorra com eles, realização de dinâmicas buscando uma interação entre o público alvo e registrar essas reuniões. 2- A rádio Todas as lojas terão acesso às transmissões sendo intermediados nas ações pelo líder de rádio da empresa, este será o responsável pela locução de segunda a sábado de 10:00 às 18:00, onde o mesmo irá contar sobre o que houve nas reuniões, quais os principais pontos abordados, anúncios, avisos, recados de funcionários para outros enfim, buscar a interatividade com muita atenção, tudo isso, pela rádio interna e recebendo as informações por líderes e pelo próprio Rh.

Cronograma Para uma melhor organização e compreensão, o cronograma traz as etapas do plano e o tempo necessário para realização de cada atividade detalhadamente.

REUNIÃO ATIVIDADE

TEMPO

PERÍODO

PÚBLICO ALVO

Troca de informações

1 hora

Mensal

Vendedores e caixas

Dinâmica

20 minutos

Mensal

Vendedores e caixas

Coffee Break

30 minutos

Mensal

Vendedores e caixas

Registros

10 minutos

Mensal

Vendedores e caixas

A rádio, será implantada no horário de 10:00 (abertura de lojas) às 18:00, onde o funcionário deve ligar a rádio com o auxílio do programa (aplicativo) ultramixer, que será instalado em todos os computadores das lojas. O cronograma de programação da rádio será feita da seguinte forma: RÁDIO ATIVIDADES

HORÁRIO

DIAS

Música ambiente

10:00 – 18:00

Segunda - Sábado

Recados

10:00 – 18:00

Segunda - Sábado

(Quando necessário) Avisos

10:00/ 13:00/ 17:00

Segunda - Sábado

Anúncios

17:20 – 17:30

Segunda - Sexta

Investimento Análise sobre o custo do plano, vejamos os valores detalhados que indica o custo geral. Levando em consideração que o grupo dispõe de locais que podem ser utilizados para a execução do plano, o que será utilizado é:

REUNIÃO ITEM

QUANTIDADE

VALOR

Coffee Break

Completo

R$70,00

Água

1 garrafão (20 litros)

R$4,00

Copos descartáveis

100 unidades

R$ 3,00

Guardanapos

100 unidades

R$1,60

TOTAL:

R$78,60

Levando em consideração que cada loja já possui computadores equipados que podem ser utilizados para a implantação da rádio, os custos serão de:

RÁDIO ITEM

QUANTIDADE

VALOR

Líder de rádio

1

R$1.152,00 (Mensal)

Amplificadores de som

4

R$ 1.600,00

Microfone do líder

1

R$110,00

Programa Ultramixer

1

R$0,00

TOTAL: R$2.862,00 Observações:



O líder de rádio receberá o valor total de R$1.152,00, pois, calculando a hora trabalhada é de R$6,00, logo o dia trabalhado custa R$48,00, na semana o ganho é de R$288,00, isso tudo referente aos 6 dias trabalhados por semana, no total de 8 horas por dia.



Existem amplificadores mais em conta, porém, de acordo com a pesquisa feita, os amplificadores M são suficientes para as lojas que têm o custo de R$400,00 cada, logo os quatro resultam em R$1.600.

Conclusão

A comunicação organizacional deve ser eficaz e todos devem saber administrar tal processo para que não ocorra imprevistos ou situações indesejáveis que possam vir a prejudicar o desempenho da equipe e afetar a empresa. É importante que a elaboração do plano de comunicação maximize a importância de que as ferramentas utilizadas no já citado contribuam para uma conexão e interação daqueles que não possuem conhecimento sobre todos os indivíduos que trabalham pelo mesmo objetivo, pela mesma forma, por um todo, daí a importância da união. No plano, a preocupação foi unir todos, fazer com que a área operacional, além de sentir-se mais respeitados, ter uma visão de que estão preocupados com os grupos envolvidos, ter também a interação geral, usando de ações para que, aos poucos (gradualmente) o grupo meia sola possa estar a frente das concorrentes no sentido interno e até externo, já que se o colaborador está mostrando um bom clima e uma comunicação eficaz, ele obterá resultados satisfatórios esperados pela organização. Também levamos em consideração aspectos como motivação de funcionários, pois, o plano, facilita para que o público interno seja motivado, a satisfação com o ambiente de trabalho e com a empresa em que atua no momento, um ótimo clima organizacional, agilidade nos processos da organização, o incentivo a proatividade e produtividade de

todos, pelo alinhamento de posturas nas reuniões que será implantado e por fim, destacar a imagem positiva do grupo meia sola.

Referencial bibliográfico



Meia sola, disponível em: < http://www.meiasola.com.br/> Acesso em 13 de novembro de 2016.



Programa Ultramixer, disponível em: Acesso em 16 de novembro de 2016



Blog

Room4D,

soluções

em

desenvolvimento.

Disponível

em:

<

https://room4d.wordpress.com/2010/07/14/a-cultura-de-uma-empresa-o-que-e-ecomo-administra-la/> Acesso em 16 de novembro de 2016...


Similar Free PDFs