História Contemporânea 1 - Exercícios sobre a República Oligárquica PDF

Title História Contemporânea 1 - Exercícios sobre a República Oligárquica
Course História Contemporânea I
Institution Universidade Castelo Branco
Pages 2
File Size 49 KB
File Type PDF
Total Downloads 49
Total Views 136

Summary

Questões dadas em sala sobre a República Oligárquica...


Description

História Contemporânea 1 . Exercícios 1) São termos ou práticas políticas relacionadas ao período denominado República Oligárquica (1889 – 1930) no Brasil: a- censura, tortura e ditadura militar. b- política do café com leite, coronelismo e política dos governadores. c- estado novo, trabalhismo e censura. d- tenentismo, senado vitalício e voto aberto. e- convênio de Taubaté, sindicalismo livre e populismo.

Resposta Correta: Letra B.

2) Sobre o período da Primeira República (1889 – 1930) é correto afirmas que: a- os temas da nação e da cidadania ganharam centralidade na Constituição de 1891, havendo atenção aos problemas sociais e à participação política, com leis trabalhistas e extensão significativa do direito ao voto. b- a violência e o risco de fraude nas eleições eram reduzidos – assim como a barganha política, a venda de votos e a dependência a chefes locais, havendo combate dos expedientes ilícitos pelo Estado. c- havia um Estado forte e centralizados que limitava a autonomia do poder estadual e garantia o controle sobre a produção e comercialização dos principais produtos agrícolas brasileiros. d- havia uma ordem liberal e uma organização federativa, o domínio político das oligarquias estaduais e a força dos coronéis nos municípios, além de uma participação eleitoral restrita. e- houve a rejeição do capital externo na promoção da urbanização das cidades brasileiras e também o incentivo estatal à industrialização, que superou a fragilidade de uma economia outrora dependente da agroexportação.

Resposta Correta: Letra D.

3) O poder local exercido por um reduzido número de famílias abastadas, não apenas nas províncias nordestinas, mas em todo o território brasileiro, manteve-se após a Proclamação da República, contribuindo para que alguns historiadores denominassem “oligárquica” essa fase do período republicano. Em nível nacional, o favorecimento do poder da oligarquias se evidenciava nessa época: a- no formato das eleições que prescindiam do boto secreto e admitiam a participação e a candidatura de cidadãos analfabetos.

b- no combate a movimentos populares como o Cangaço, que vinham causando o fim do coronelismo no interior do país. c- na existência de um Comissão de Verificação de Poderes, que, cada eleição, redistribuía os poderes do Legislativo, Executivo e Judiciário. d- na nomeação de interventores junto aos governos estaduais, pelo presidente, a fim de garantir que os interesses das principais oligarquias fossem atendidos. e- na Política dos Governadores, com base em acordos de colaboração política entre a presidência e os governos estaduais, localmente amparados pela ação de “coronéis”.

Resposta Correta: Letra E.

4) No referido período, a organização política da República: a- controlou o resultado das eleições por meio do pacto estabelecido entre diferentes estados. b- incentivou práticas sociais de mobilização dos trabalhadores em torno das revoltas urbanas. c- revelou a livre participação dos cidadãos brasileiros na escolha de seus representantes na Presidência. d- apresentou características democráticas com a divisão igualitária do poder entre as elites regionais.

Resposta Correta: Letra A...


Similar Free PDFs