MÉTODOS: SUBSTITUIÇÃO, RETROATIVIDADE E GAUSS PDF

Title MÉTODOS: SUBSTITUIÇÃO, RETROATIVIDADE E GAUSS
Course Engenharia de Pesca Bacharelado
Institution Universidade Estadual do Maranhão
Pages 6
File Size 240 KB
File Type PDF
Total Downloads 59
Total Views 120

Summary

trabalho sobre







MÉTODOS:
SUBSTITUIÇÃO,
RETROATIVIDADE E
GAUSS
...


Description

UEMA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ENGENHARIA DE PESCA DISCIPLINA: CÁLCULO NUMÉRICO

MÉTODOS: SUBSTITUIÇÃO, RETROATIVIDADE E GAUSS

Introdução Um sistema linear é um conjunto de duas ou mais equações lineares. Designamos os sistemas lineares pelo número de equações e de incógnitas que eles possuem. De forma geral, um sistema linear de equações e incógnitas também podem ser chamados de sistema linear (lê-se “m por n”), e é constituído de m equações, onde cada equação contém as mesmas incógnitas:

Uma solução de um sistema linear é um conjunto de valores que satisfaz ao mesmo tempo todas as equações do sistema linear. Um sistema linear homogêneo é um sistema composto apenas por equações lineares homogêneas, ou seja, são sistemas onde todas as equações tem termo independente igual a zero. Todo sistema linear homogêneo admite pelo menos uma solução: a solução nula

, também chamada de solução trivial. Obviamente, o sistema

pode admitir também outras soluções, além da trivial. Desenvolvimento MÉTODOS DA SUBSTITUIÇÃO

Esse método consiste em escolher uma das equações e isolarmos uma das incógnitas, para determinar o seu valor em relação a outra incógnita. Depois, substituímos esse valor na outra equação. Desta forma, a segunda equação ficará com uma única incógnita e, assim, poderemos encontrar o seu valor final. Para finalizar, substituímos na primeira equação o valor encontrado e, assim, encontramos também o valor da outra incógnita.

Figura: 1

Após substituir o valor de x, na segunda equação, podemos resolvê-la, da seguinte maneira:

Após substituir o valor de x, na segunda equação, podemos resolvê-la, da seguinte maneira:

Assim, a solução para o sistema dado é o par ordenado (8 , 4). Repare que esse resultado tornam ambas as equações verdadeiras, pois 8 + 4 = 12 e 3.8 4 = 20.

MÉTODO DA RETROATIVIDADE Um sistema Ax=b é chamado de triangular se os elementos de coeficientes localizados acima ou abaixo da diagonal forem igual a zero.

Dado A, se aij=0 para todo ij, tal que i, j=1,2...,n,o sistema é inferior triangular

Figura: 3

se aii é diferente de 0 para i=1,2...n, então o sistema triangular é determinado e a solução pode ser facilmente encontrada através de métodos de substituição progressiva retroativa MÉTODO DE GAUSS O método de Gauss consiste em operar transformações elementares sobre as equações de um sistema Ax = b até que, depois de n − 1 passos, se obtenha um sistema triangular superior, Ux = c, equivalente ao sistema dado, sistema esse que é resolvido por substituições retroativa

Figura: 4

Conclusão Os sistemas lineares discutem se determinadas equações fazem parte de um sistema, encarando como vetores ficaria mais fácil mas para não prolongar muito... o sistema pode ser possível ou impossível. se impossível foi pelo fato de alguma equação do sistema dá um valor absurdo como por exemplo 0=3. se possível ele pode ser determinado, ou seja todas as variáveis do sistema são determinados satisfazendo todas as equações do mesmo. sendo possível e indeterminado ele daria algo como 0(zero)/0(zero).

Referencias Bibliográficas https://www.ufrgs.br/reamat/CalculoNumerico/livro-sci/sdsl-eliminacao_gaussiana.html https://www.todamateria.com.br/sistemas-de-equacoes/ https://www1.univap.br/spilling/CN/apostila1.pdf BARROSO, Leônidas C. et. al., Cálculo Numérico (com Aplicações), 2a edição, Editora Harbra, São Paulo, 1987. CLAUDIO, Dalcidio M., MARINS, Jussara M., Cálculo Numérico Computacional, 2a edição, Atlas, 1994 SANTOS, Vitoriano R. B., Curso de Cálculo Numérico, 4a edição, LTC, 1982.

RUGGIERO, Márcia A. G., LOPES, Vera Lúcia R., Cálculo Numérico: Aspectos Teóricos e Computacionais, 2a edição, Makron Books, São Paulo, 1996. CAMPOS, R. J. A., Cálculo Numérico Básico. 1ª edição, Atlas, 1978 [6] CAMARGO, W. C. M., Apostila de Cálculo Numérico. Departamento de Informática. UFPR...


Similar Free PDFs