mitos e logos - teoria da historia PDF

Title mitos e logos - teoria da historia
Course Teoria da História I
Institution Universidade do Estado da Bahia
Pages 2
File Size 48.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 89
Total Views 155

Summary

O significado de mitos e logos que podem ter significados parecidos, porém, com conclusões diferentes...


Description

LOGOS: Logos tem vários significados, mas sendo o primeiro conceito para filosofia com o princípio de ordem e beleza. Para o primeiro filosofo a utilizar esse termo, Heráclito, logos é a ligação entre ser racional e a sua estrutura, pois todas as coisas provem de acordo com o logos, seria assim a lei universal, mesmo as pessoas acreditam ter seu próprio entendimento, o logos é comum e uni a tudo. Logos pode significar: razão, conhecimento, sabedoria e explicação. Já para Aristóteles, conceitual logos como um dos modos de persuasão. Senso assim, o que diferenciaria o homem do animal, estando presente em cada humano para saber separar o bem do mal, o certo do errado, o justo do injusto. Os filósofos estoicos também buscaram usar o termo logos como fundador do universo, estaria sendo a norma que rege o funcionamento do universo.

O MITO: O mito está associado a ideia de delírio e alucinação, vinculado a construção de sentido. Nascendo pelo medo do desconhecido e a necessidade do homem de saciar seu desejo por sabedoria, trazendo tranquilidade aos caos, tornando a primeiro conhecimento, somente depois veio a razão. MITO E LOGOS:

O mito tem como base a imaginação, contudo, com o surgimento da filosofia, vem dá ênfase o logos, criando dessa maneira uma dualidade entre os dois conceitos, seria o mito um atraso e a filosofia o progresso. Entretanto, uma se agrega a outra, pois, sendo o homem uma mistura de fé e razão, do imaginário e do racional. Portanto, se toda a atenção dor para razão está prejudicando a razão, se, por outro lado, ligar-se somente a razão, erraríamos como descarte ao afirmar que conhece Deus pela razão, quando, na verdade é: “somente depois de sentirmos Deus dentro de nós é que teremos condições de analisá-Lo à luz da razão, e não o contrário. Antes de ser racional, o ser humano é afetivo”.

Referencia:

https://www.infoescola.com/filosofia/logos/ http://www.sergiobiagigregorio.com.br/filosofia/mito-logos.htm...


Similar Free PDFs