Músculos da perna PDF

Title Músculos da perna
Course Anatomia Humana
Institution Universidade da Região de Joinville
Pages 6
File Size 124.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 35
Total Views 130

Summary

Resumo músculo da perna...


Description

Músculos da perna: Obs.: A perna possui 2 compartimentos “anteriores” uma vez que há o compartimento lateral. Existe também 2 compartimentos posteriores, uma vez que o compartimento posterior se subdivide. Logo a perna pode ser considerada uma extensão do membro inferior com 4 compartimentos. 1. Compartimento anterior: É chamado de compartimento dorsiflexor (extensor), localizado anteriormente a membrana interóssea entre a face lateral do corpo da tíbia e a face medial do corpo da fíbula. -Estruturas firmes nos 3 lados (dois ossos e a membrana interóssea) e uma fáscia densa que torna o compartimento anterior pequeno e mais susceptível as síndromes de compartimento. -Inferiormente há dois espessamentos, fáscias que formam o retináculo que une os tendões dos músculos desse compartimento antes e depois de cruzarem a articulação do tornozelo. - Retináculo superior dos músculos extensores: Proximal aos maleolos. -Retináculo inferior dos músculos extensores: Faixa em forma de Y que se fixa na superfície antero-superior do calcâneo, formando uma alça ao redor dos tendões dos músculos fibular 3º e extensor dos dedos. - Músculos são dorsiflexores da articulação do tornozelo, elevando a parte anterior do pé e deprimindo o calcanhar. a- Músculo Tibial Anterior: - Fix. Proximal: Condilo Lateral da tíbia e corpo da tíbia (face lateral) + membrana interóssea. -Fix. Distal: Cuneiforme medial e base do 1º metatarsal. -inervação: Nervo Fibular profundo, todos os músculos do compartimento anterior da perna são inervados por esse nervo. -Ação: Dorsiflexao do tornozelo e inversão do pé, principal dorsiflexor. b- Extensor longo dos dedos: É o mais lateral dos músculos anteriores da perna. - Fix. Proximal: Condilo lateral da tíbia, maior parte na face medial da tíbia e na parte superior da membrana interossea. -Fix. Distal: Falnges médias e distais dos quatro dedos laterais, cada tendão forma uma expansão extensora membranácea sobre o dorso da falange proximal do dedo, se dividindo em 2 faixas laterais e uma central. A faixa central insere-se na base da falange média e as alças laterais convergem para se inserir na base da falange distal. -inervação: Nervo fibular profundo.

-Ação: Extensão dos quatro dedos laterais e dorsiflexao do tornozelo. c- Extensor longo do Hálux: - Fix.proximal: Metade média da fíbula e membrana interossea. Situando-se assim, profundamente ao tibular anterior e ao extensor longo dos dedos. -Fix. Distal: Falange distal do hálux, passa profundamente aos retináculos dos músculos extensores, seguindo distalmente a crista do dorso do pé até o hálux. -inervação: Nervo fibular profundo. - Ação: Extensão do hálux e dorsiflexao do tornozelo. d- Fibular terceiro: Nem sempre está presente, sendo parte separada do Extensor Longo dos Dedos compartilhando sua bainha, entretanto não se insere em falanges e sim no 5º metatarsal. -Fix. Proximal: Terço inferior da face anterior da fíbula e mebrana interossea. -Fix. Distal: Tuberosidade do 5º metatarsal, no dorso da base do 5º metatarsal. -inervação: Nervo fibular profundo. -Ação: Eversao do Pé, Dorsiflexao fraca do tornozelo, e tem contração reflexa para proteger o ligamento tibiofibular anterior que é o ligamento mais frequentemente distentido do corpo. 2. Compartimento Lateral: Ou compartimento eversor, é o menor (mais estreito compartimento), limitado pela face lateral da fíbula, pelos septos intermusculares anterior e posterior e pela fáscia muscular da perna. Termina inferiormente no retináculo superior dos músculos fibulares, que se extende entre a extremidade distal da fíbula e do calcâneo. Os músculos desse compartimento entram numa bainha comum passando entre o retináculo superior dos músculos fibulares e o maléolo lateral. Utilizam o malélo lateral como tróclea quando cruzam a articulação do tornozelo. - Músculos fibulares longos e curtos: Os músculos fibulares longo e curto seguem posteriormente ao eixo transverso da articulação do tornozelo, contribuindo para a flexão plantar no tornozelo. São eversores do pé ( elevar a margem lateral, pela depressão ou fixação da face medial) e são também flexores plantares. o Fibular Longo: É o mais longo e mais superficial dos 2 fibulares, estendendo-se desde da cabeça da fíbula até o pé. Seu tendão pode ser palpado e observado proximal e posterior ao malelo lateral.



-Fix. Proximal: Cabeça da Fíbula e corpo da fíbula. -Fix. Distal: Base do 1º metatarsal e no cuneiforme medial. Atravessa o compartimento inferior abaixo da tróclea fibular sobre o calcâneo e entra em um sulco na face antero-

inferior do osso cuboide. Em seguida cruza a planta do pé atingindo fixação no 1º osso metatarsal e cuneiforme medial. - Inervação: Ambos são inervados pelo nervo fibular superficial. o Fibular Curto: Está profundamente ao fivular longo (FL), sendo que seu tendão largo faz um sulco na face posterior do maléolo lateral e pode ser palpado abaixo dele. Obs.: O tendão do FL situa-se sobre o tendão do fibular curto e não toca o maléolo lateral. - Fix. Proximal: Corpo da fíbula. -Fix. Distal: Tuberosidade do 5º metatarsal. O tendão do FC atravessa o compartimento superior do retináculo inferior dos músculos fibulares, passando acima da tróclea fibular do calcâneo, tendo fix. No 5º metatarsal na sua base. 3. Compartimento Posterior: = Compartimento flexor plantar, sendo o maior dos 3 compartimentos. “Músc. da panturrilha”. -É subdividido em subcompartimentos/grupos musculares superficiais e profundos pelo septo muscular transverso. - Nervo tibial e vasos tibial posteriores e fibular suprem amabas as partes do compartimento posterior, apesar de seguirem no grupo profundo. - Flexão plantar no tornozelo, inversão na articulações talocalcanea e transversa do tarso, e flexão dos dedos. Desenvolvem o impulso aplicado na região do arco transverso do metatarso. GRUPO SUPERFICIAL: a. Tríceps sural: É formado pelo gastrocnemio que tem 2 cabeças e pelo sóleo, sendo que esses músculos possuem um tendão comum que é o tendão do calcâneo que se fixa no calcâneo tendo a função de elevar o calcanhar. - São músculos fortes e pesador porque levantam, impulsionam e aceleram o peso do corpo durante a marcha, salto e corrida, ou na ação de ficar nas pontas dos pés. -Tendão do calcâneo (Tendão de Aquiles): É o mais espesso e forte tendão do corpo, sendo que se torna mais espesso e mais estreito em sua descida. Expande-se quando se insere na fáscia posterior da tuberosidade do calcâneo. As fibras gastrocnemio fixamse lateralmente e as fibras do sóleo fixam-se medialmente. -Os dois músculos do tríceps sural são capazes de agira sozinhos, você passeia com o músculo sóleo, mas ganha a corrida de salto a distancia com o gastrocnemio. - Para testar o tríceps sural: Ficar nas pontas dos pés.

 Gastrocnemio: É o músculo mais superficial no compartimento posterior e forma a parte proximal, mais proeminente da panturrilha. As cabeças se unem na margem inferior da fossa poplítea, onde formam os limites ínfero-medial e ínfero-lateral dessa fossa. -Fix. Proximal: A cabeça lateral tem inserção no condilo lateral do fêmur, enquanto a cabeça medial na face poplítea do fêmur. -Fix. Distal: Tuberosidade do Calcâneo por meio do tendão do calcâneo. -Inervação: Nervo tibial, comum a todos os músculos do compartimento posterior. -Ação: Flexão plantar e flexão da perna.  Sóleo: Está localizado profundamente ao gastrocnemio. Possui uma fixação proximal continua que forma um arco com as faces posteriores da fíbula e da tíbia. Arco tendíneo do Sóleo: A art. Poplítea e o nervo tibial saem da fossa poplítea atravessando esse arco, sendo que a art poplítea bifurca-se em seus ramos terminais ( art. Tibiais anteriores e posteriores). -O músculo Sóleo pode ser palpado de cada lado do gastrocnemio quando o individuo está na ponta dos pés. -Fix. Proximal: Linha para o músculo sóleo, corpo da tíbia, cabeça da fíbula e corpo fibular. -Fix. Distal: Tuberosidade do calcâneo por meio do tendão do calcâneo. -Inervação: Nervo tibial. -Ação: Flexão plantar junto com o gastrocnemio. b- Plantar: Vestigial, atua com o gastrocnemio, segue distalmente entre o gastrocnemio e o sóleo e serve para enxertos. -Fix. Proximal: Linha supracondilar e lateralmente no fêmur. -Fix. Distal: Tendão do Calcâneo. -Inervação: Nervo tibial, como todos os músculos do compartimento posterior. -Ação: Fraca flexão plantar. “Nervo do calouro”. GRUPO PROFUNDO: - O poplíteo atua sobre a articulação do joelho enquanto os outros músculos produzem flexão plantar do tornozelo e flexão dos dedos.

Quiasma Plantar: Cruzamento dos tendões dos músculos flexor longo dos dedos e flexor longo do hálux. Tal cruzamento ocorre entre esses dois músculos que seguem até os dedos, uma vez que o flexor longo do hálux origina-se lateralmente (da fíbula) no subcompartimento profundo, e o flexor longo dos dedos origina-se medialmente (da tíbia), logo seus tendões cruzam na planta do pé. a. Poplíteo: Na flexão auxilia a tracionar o menisco lateral posteriormente. Quando uma pessoa está de pé com o joelho parcialmente fletido, o poplíteo contrai para ajudar o ligamento cruzado posterior LCP na prevenção do deslocamento anterior do fêmur. O recesso poplíteo situa-se profundamente ao tendão poplíteo. -Fix. Proximal: Condilo lateral do fêmur e menisco lateral. -Fix. Distal: Corpo da Tíbia, superiormente à linha para o músculo sóleo. -Inervação: Nervo tibial. -Ação: Flerte fracamente o joelho e destrava-o girando o fêmur 5º sobre a tíbia fixa, logo destrava a articulação do joelho na flexão da perna. b. Flexor Longo do Hálux: Segue posteriormente a extremidade distal da tíbia e ocupa um sulco superficial na face posterior do tálus, que é continuo com o sulco na face plantar do sustentáculo do tálus. O tendão cruza profundamente ao tendão do flexor longo dos dedos na planta do pé ( quiasma plantar). Quando segue até a falange distal do hálux, o tendão do FLH segue entre 2 ossos sesamóides nos tendões do flexor curto do hálux, sendo que esses ossos protegem o tendão da pressão da cabeça do 1º metatarsal, -Fix. Proximal: 2/3 inferiores da face posterior da fíbula, parte inferior da membrana interóssea. -Fix. Distal: Base da falange distal do hálux. -Inervação: Nervo tibial. -Ação: Flexão do hálux em todas as articulações e flexão plantar. c. Flexor Longo dos Dedos: Segue diagonalmente até a planta do pé superficialmente ao tendão do FLH (quiasma plantar). -Fix. Proximal: Parte média da face posterior da tíbia inferiormente a linha para o músculo Sóleo. -Fix. Distal: Base das falanges distais dos 4 dedos laterais. -Inervação: Nervo tibial. -Ação: Flexão dos 4 dedos laterais e flexão plantar.

d. Tibial Posterior: É o músculo mais profundo (mais anterior) no compartimento posterior, situa-se entre o FLD e o FLH, no mesmo plano que a tíbia e a fíbula no subcompartimento profundo. Quiasma Crural: Cruzamento dos tendões dos músculos tibial posterior e flexor longo dos dedos. -Fix. Proximal: Membrana interóssea, face posterior da tíbia abaixo da linha para o músculo Sóleo e face posterior da fíbula. -Fix. Distal: Tuberosidade do Navicular, cuneiforme, cuboide e bases do 2º, 3º e 4º metatarsais. -Inervação: Nervo tibial. -Ação: Flexão Plantar e Inversão do pé....


Similar Free PDFs