PCC filosofia pronto PDF

Title PCC filosofia pronto
Author Emilly dos Santos Nascimento Cerqueira
Course Filosofia
Institution Universidade Estácio de Sá
Pages 4
File Size 131.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 62
Total Views 134

Summary

Universidade Estácio de Sá.
Filosofia SDE0007
PCC filosofia pronto...


Description

Proposta de prática como componente curricular – 2021 Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas Disciplina: Filosofia da Educação – CEL0468 Aluno (a): Emilly dos Santos Nascimento Cerqueira Matrícula: 202102159466 Professor (a): Viviane da Costa Lopes São Francisco de Itabapoana, RJ Abril de 2021

Dialogando, refletindo e Produzindo Conhecimento Reflexivo INTRODUÇÃO Este relatório tem como finalidade apresentar a Prática como Componente Curricular, realizada virtualmente com professora Iara da Silva Barreto da instituição Kicantinho Educação Infantil, entrevista realizada em março de 2021. A professora entrevistada leciona para turma de 3° período da educação infantil, formada em pedagogia e pós graduanda em neuropisicopedagia.

OBJETIVOS Refletir e entender sobre as práticas de ensino e o papel da educação na formação do sujeito, levando em conta os conhecimentos adquiridos nas aula de Filosofia da Educação. Entrevistar um(a) professor(a) de qualquer nível buscando aprender com sua práticas articulando com algum conceito adquirido.

ENTREVISTA A) Qual o papel do docente na formação do sujeito? O docente tem como principal função mediar e ser um facilitador dos conteúdos que são abordados dentro do ambiente escolar. O aluno (a) não chega até a instituição como um copo vazio, então, suas bagagens educacionais do meio familiar precisam ser respeitadas e aproveitadas, dessa forma, o docente deve partir desse ponto para despertar o interesse de acordo com a realidade do estudante. B) Qual o papel do docente na formação do sujeito? O docente tem como principal função mediar e ser um facilitador dos conteúdos que são abordados dentro do ambiente escolar. O aluno (a) não chega até a instituição como um copo vazio, então, suas bagagens educacionais do meio familiar precisam ser respeitadas e aproveitadas, dessa forma, o docente deve partir desse ponto para despertar o interesse de acordo com a realidade do estudante. C) Quais pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos da Educação? Piaget, Wallon e Vygotsky. São três pensadores que ressaltam pontos importantes da vida estudantil, como: a afetividade, que é de fundamental importância para o aluno; a interação com o objeto, pois através do concreto o aluno compreende e rentem melhor as informações; e contato com o meio, através das relações sociais a troca de informações é muito importante para o sujeito para que entenda e respeite o lugar no outro. D) Como acontecem as relações interpessoais em sua sala da aula? Essas relações podem acontecer de diversas maneiras na sala de aula, a partir de uma roda de conversas, por exemplo, onde cada um expõe suas opiniões ou dúvidas e os demais devem respeitar e esperar até que sua vez chegue; Trabalhos em grupos; Confecções de cartazes, Pesquisas em jornais ou revistas, dentre outras coisas.

CONCLUSÃO Para J.J. Rousseau “o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe” todo indivíduo é capaz de aprender, preservando assim sua independência e condição de tomar decisões. A educação tem papel fundamental na formação de indivíduos capazes e conscientes. Em Emílio ou Da educação Rousseau revolucionou a pedagogia, serviu de ponto de partida para as teorias de todos os grandes educadores dos séculos XIX e XX. Esse romance pedagógico acompanha o órfão Emílio de seu nascimento até seu casamento. Se mantendo fiel a seu princípio Rousseau afirma que é preciso partir dos instintos naturais da criança para desenvolvê-los. Devem ser respeitadas as leis psicológicas do desensolvamento do educando. Para ele a natureza é o caminho que se deve seguir para a educação eficaz, respeitando cada fase, como afirmação e desenvolvimento das próximas funções. E principalmente deve-se respeitar a individualidade de cada educando pois cada um tem sua forma própria., é em função dessa individualidade que ele deve ser orientado. Em sua proposta Rousseau diz que para que o processo educativo não degenere numa ‘terra estéril’ até nocivo deve-se respeitar a estrutura específica do educando. Não se deve plhar uma criança como um adulto em miniatura,, uma etapa passageira, provisória da existência humana, a criança tem uma existência própria e acarreta direitos específicos. Concluímos que cada indivíduo é único e portanto deve-se usar formas e métodos específicos no processo educativo para que o mesmo seja eficaz.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS J.J. Rousseau. https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-educacao-no-emilio-rousseau.htm Acesso 09/04/2021, 9:40 horas http://estacio.webaula.com.br/Classroom/index.asp? 191C757E76=49452D3E2640B1F19BC7C7350632596652FB98885296A7EE202EEA668E1 825C59FE795645A37BBF123FE72F791DCF9DAF878568A603CA630E7EAC1BA983207 EB1874EBECE164BC62C19D7359D76148B3D12A83F8C1AF. Acesso 06/04/2021...


Similar Free PDFs