Percepção - Resumo Comportamento Organizacional PDF

Title Percepção - Resumo Comportamento Organizacional
Author Bruna Arianne Silva de Araujo
Course Comportamento Organizacional
Institution Universidade Católica de Pernambuco
Pages 5
File Size 150.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 43
Total Views 143

Summary

O arquivo em anexo conta com uma série de fatos e explicações a respeito da influência da percepção no contexto empresarial....


Description

 Percepção Processo pelo qual um indivíduo dá significado ao ambiente, permitindo a sua interação e o seu ajustamento às várias demandas do trabalho e da organização.

 Através da percepção,  os indivíduos selecionam, organizam, armazenam e recuperam informações;  interpretamos as mensagens dos nossos órgãos dos sentidos para dar alguma ordem e significado ao nosso meio ambiente;  assumimos a existência de uma realidade “nossa” (percebida por nós) e podemos diferenciá-la da realidade objetiva (aquela verdadeiramente existente);  compreendemos melhor como e o porquê de indivíduos assumirem e manterem certas formas de comportamento.

 Fases do Processo Perceptivo 1) Atenção – Os nossos sentidos, nos quais confiamos plenamente (você confia no que vê, sente ou toca, por exemplo) são bombardeados com informações diversas a todo instante. Grande parte dessas informações é filtrada, de forma que algumas entram no sistema e outras não.  a fase da atenção é uma fase muito crítica pois as informações que forem ignoradas não serão consideradas no processo de decisão, podendo alterar significativamente o seu resultado.  nossa atenção é mais atraída para objetos ou eventos que confirmem nossas expectativas – efeito de nossos interesses e necessidades. 2) Organização – Embora muitas informações sejam automaticamente filtradas na fase anterior, as restantes ainda são abundantes e complexas para serem facilmente entendidas e armazenadas. Desta forma, nesta fase de organização, simplificamos e organizamos melhor os dados sensoriais acessados.  utilizamos um método de “amassar” vários pedaços de informações em uma única peça que possa ser processada mais facilmente.  quando essa junção de informações não possui caráter numérico, ela é chamada de ESQUEMAS.  Os Esquemas são estruturas cognitivas que agrupam unidades discretas de informações perceptivas de um modo organizado. Temos então: a) os Scripts –

que, como o próprio nome já diz, envolve uma sequência de ações, de comportamentos. Ex. “preparar um relatório por escrito”, “levar um cliente para almoçar”...  é preciso atentar para o fato de que não são todos os que compartilham dos comportamentos específicos do scripts de outras pessoas. Algumas vezes, podemos acrescentar coisas que nunca aconteceram ou apagar outras que realmente existiram. Assim, quando o objetivo é a precisão perceptiva, o esclarecimento desses scripts é fundamental. b) os Protótipos – nos habilitam a “amontoar” informações sobre as características das pessoas. Ex. quando um gerente descreve a funcionária recém-contratada como sendo uma pessoa “extrovertida”, querendo se referir ao fato de que ela é “animada, falante, desembaraçada, e afetuosa”, ele agrupa múltiplos pedaços de informações em uma única palavra que se destina a transmitir uma descrição detalhada de uma pessoa.  aqui, tal como acontece com os scripts, os protótipos podem não refletir a pessoa com precisão, principalmente se os indivíduos que a analisam tiverem diferentes idéias sobre o significado da palavra que a define.  os estereótipos são tipos de protótipos que fazem uma generalização disseminada sobre um grupo de pessoas. Ex. estereótipos de negros, mulheres, idosos, homossexuais, etc. 3) Recordação – Após serem organizadas, as informações precisam ser armazenadas na memória para posterior recuperação.  neste processo de armazenagem e recuperação é possível perder algumas informações.  Viés de Disponibilidadetendência das pessoas de julgarem a probabilidade de que algo irá acontecer, devido à facilidade com que se lembram de exemplos relacionados ao assunto. Ex. foi questionado se no idioma inglês a letra “k” ocorre com mais frequência na primeira ou na terceira posição de uma palavra. A verdade é que o “k” aparece na terceira posição quase duas vezes mais que na primeira, porém, a maioria das pessoas supõe que o “k” é mais comum no início das palavras, simplesmente porque temos a tendência de armazenarmos as palavras em nossa memória por sua primeira letra – e não pela terceira. Entendemos, portanto, como tal fator pode gerar ilusões ou erros em nossas decisões.

 Fatores que Influenciam a Percepção Um número de fatores operam para moldar, e algumas vezes distorcer, a percepção. São eles:  O próprio indivíduo, ou seja, quem percebe;  O alvo, ou seja, o objeto que é observado (percebido);  A situação, isto é, o contexto em que o objeto ou evento é percebido.  atributos do objeto: intensidade, movimento, características físicas (pessoas: altura, raça, vestimenta, expressão facial, postura corporal, etc.)  ainda: tamanho, contraste, proximidade, semelhança, repetição, cenários novos ou familiares, etc.  atributos da situação: elementos do ambiente ( ruído, luz, calor,...);  atributos da pessoa: motivos, aprendizagem anterior e personalidade. A interpretação é influenciada pelas características pessoais do indivíduo... Atitudes: são pensamentos diferentes a respeito de algo e que implicam em interpretações distintas que duas ou mais pessoas têm a respeito do mesmo objeto ou situação. Motivação: necessidades não atendidas levam a diversas maneiras de percepção. Interesses: como os interesses individuais variam consideravelmente, o que uma pessoa nota numa situação pode diferir do que os outros percebem. Experiências passadas: percebe-se as coisas com as quais se pode fazer alguma relação.

 Distorções Perceptivas são certos tipos de ilusões às quais nossa percepção está sujeita.  Estereótipos – julgamentos feitos sobre pessoas com base em uma “ideia” ou “tipo” de impressão que se tem a respeito de seu grupo.  formamos impressões consistentes sobre as pessoas , supondo que todas tenham certas características comuns, em virtude de sua afiliação a algum grupo ou categoria tal como raça, sexo, profissão ou classe social.  Efeito Halo – ocorre quando usamos uma única dimensão para formar a percepção de todas as outras.  a característica saliente pode ser positiva ou negativa, criando assim uma impressão geral que seria correspondentemente, positiva ou negativa.  Expectativas – as necessidades e os desejos influenciam a percepção; as pessoas vêem o que esperam ver, o que acaba por influenciar as suas atitudes e seu comportamento, podendo distorcer a situação.





Profecia auto-realizada: quando nos comportamos em relação aos outros ou a determinadas situações em função das reações que já esperamos que aconteçam, eles freqüentemente irão agir da forma como esperamos, devido ao nosso comportamento. Nossas ações, portanto, acabam reforçando nossas percepções iniciais. percepção seletiva: as pessoas ignoram informações que podem provocar uma sensação de desconforto ou apenas “vêem” aquilo que desejam./ defesas perceptivas: após termos desenvolvido nossas percepções em relação às pessoas ou eventos, temos a tendência a aderir a este padrão perceptivo, moldando o que vemos e ouvimos a fim de que se ajustem à nossa crença. Desta forma, podemos nos recusar a aceitar determinado estímulo se ele não se encaixar em nossas percepções iniciais. De certo modo, os tipos de distorções perceptivas já citadas acima podem ser vistas como defesas perceptivas.



projeção: refere-se a colocar a culpa pelos nossos problemas ou dificuldades nos outros, ou atribuir nossas emoções a outras pessoas.



falácia do espelho: as pessoas frequentemente usam a si próprias como modelo para perceber ou outros.



Viés de Autoconveniência: A tendência dos indivíduos atribuírem o próprio sucesso a fatores internos e colocar a culpa dos fracassos em fatores externos.

 Aplicações Específicas nas Organizações Entrevista de Seleção Entrevistadores costumam criar impressões antecipadas, que se tornam rapidamente resistentes. Expectativas sobre o Desempenho As pessoas sempre tentam validar suas percepções da realidade, mesmo quando estas percepções estão erradas. Perfil Étnico Uma forma de estereotipagem na qual um grupo de indivíduos é frequentemente destacado — tipicamente com base em raça ou etnicidade — e foco de questionamentos, investigações, etc. Avaliação do Desempenho Avaliações são frequentemente percepções subjetivas dos avaliadores em relação ao desempenho de outro empregado. Esforço do Funcionário A avaliação do esforço de um indivíduo é um julgamento subjetivo, suscetível de distorções e vieses de percepção. Lealdade do Funcionário Apesar da maioria das organizações exigir lealdade dos seus funcionários, a avaliação de atitudes como lealdade e comprometimento é altamente subjetiva e sujeita a “gestão de impressões”

 Reduzindo Problemas de Percepção Medidas a serem tomadas: a) aumento da frequência das observações; b) garantir a representatividade das informações por meio do cuidado com o modo e o momento da observação; c) melhorar a precisão das percepções obtendo observações de diferentes pessoas e perspectivas; d) esforço para obter informações que confirmem ou contradigam nossas convicções correntes; e) assegurar a precisão dos scripts e protótipos.

 Processo de Percepção O Processo de percepção do indivíduo: organizando e traduzindo Estímulo (O sistema de recompensas da organização, o estilo de persuasão usado pelo supervisor, o fluxo de trabalho).

Fatores influenciando a percepção Observação do Estímulo

Estereótipos Seletividade Conceito próprio Situação Necessidades Emoções

Avaliação e Interpretaçã o da realidade

Um comportamento de resposta

Atitudes formadas

Par t et r aduzi daeadapt adadeSZI LAGYI ,Jr .Andr ew D;WALLACE,Jr .Mar c/Or gani zat i onal Behavi orandPer f or mance,5ed.USA:Har perCol l i ns,1990,edeROBBI NS,St ephen. Compor t ament oOr gani zaci onal ....


Similar Free PDFs