Plexo nervoso lombosacral[ 1201] PDF

Title Plexo nervoso lombosacral[ 1201]
Course Anatomia Médica I
Institution Universidade de Itaúna
Pages 5
File Size 262.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 112
Total Views 147

Summary

Download Plexo nervoso lombosacral[ 1201] PDF


Description

Eduarda Antunes Bugdol dos Reis

XXIV-2019

Plexo nervoso lombo-sacral  Está no abdome e na pelve, se encontrando dentro de um musculo no abdome, o psoas maior, não sendo possível sua visualização. Já o plexo sacral é possível ser visto na pelve.  Psoas maior é um dos músculos da parede posterior do abdome, está encostado na coluna, então os nervos espinhas que formam o plexo, assim que saem da coluna vertebral, entram no psoas maior, e é dentro desse musculo que os nervos se unem e se separam, formando o plexo lombar.  O que importante para o membro inferior são os ramos terminais, uma vez que os ramos colaterais inervam a parede posterior do abdome, parte estudada em outro momento.  É um plexo lombar unido ao plexo sacral.  Apenas um nervo une as duas partes do plexo (sacral e lombar), nervo lombossacral. Se houver uma secção desse nervo haverá uma desconexão das partes.  O plexo lombo-sacral possui as seguintes raízes:  L2 – S4  Algumas pessoas consideram L1 contendo uma pequena contribuição com o plexo, essa raiz sai da origem a dois ramos importantes.  Plexo lombar:  L2 – L4  Esse é menor que o sacral, possuindo apenas 3 raízes.  Plexo sacral:  L4 – S4  Possui 6 raizes

Plexo lombar

Plexo sacral

 L4 e L5 pertencem ao plexo sacral apesar de serem nervos lombares.

Eduarda Antunes Bugdol dos Reis

XXIV-2019

 L4 pertence tanto ao plexo lombar tanto ao plexo sacral, mandando fibra para ambos, contando nas duas partes.  L4 e L5 chegam ao plexo sacral por meio de uma junção feita entre as duas partes.  Tronco lombo sacral é a união entre os nervos L4 e L5. Se houver uma ruptura nesse tronco, ocorre a divisão dos plexos.

 Ramos do plexo lombar: Ramos mais importantes:  Nervo femoral  Inerva tudo da região anterior da coxa  Raízes: L2, L3, L4  Nervo obturatório  Inerva tudo da região medial (pele, musculo, gordura)  Raízes: L2, L3, L4 Ramos menos importantes:  Cutâneo femoral lateral  Raízes: L2 e L3  Genito femoral:  Raízes: L2 Obs.: L1, primeiro nervo lombar, vai dar dois ramos terminais, eles rodam a crista ilíaca. O de cima roda o ílio e vai para região do hipogástrico, o outro também roda o ílio porem inerva a região inguinal (virilha). São eles: ílio-hipogástrico (ramo superior) e o ílio-inguinal (ramo inferior).

 Ramos do plexo sacral: Mais importantes:  Nervo isquiático  É o mais comprido e o mais volumoso  Começa no sacro, atravessa a região, glútea, a coxa, chegando no pé.  Atenção na hora de aplicar injeção na região glútea, pois se aplicar nesse nervo importante causa a paralisa de quase toda a perna. Devido a injeção de cristais dentro do nervo.  Ele inerva todos os músculos posteriores da coxa, a pena toda e todo o pé.  Raízes: L4, L5, S1, S2, S3.  Nervo glúteo superior  Raizes: L4, L5, S1  Nervo glúteo inferior  Raizes: L5, S1, S2  Nervo cutâneo femoral posterior  Raizes: S1, S2, S3

Eduarda Antunes Bugdol dos Reis

XXIV-2019

 Nervo pudendo:  Inerva tudo que tem no períneo, inervando os músculos genitais femininos e masculinos  Nasce do plexo sacral.  Raízes: S2, S3, S4.  Nervo para o levantador do ânus:  Inerva o músculo levantador do ânus.  Raízes: S3, S4.

Inervação motora do membro inferior: Glúteo

Coxa

Perna



Região Glúteo máximo Glúteo médio Glúteo mínimo

Nervo Glúteo superior Glúteo inferior

Anterior Medial Posterior Anterior Lateral Posterior Dorso Plantar

Femoral Obturatório Isquiático Fibular profundo Fibular superficial Tibial Fibular profundo Plantar lateral e medial

*O isquiático não inerva os glúteos, apenas passa por essa área.

Função dos nervos:  Femoral:  Inerva pele e musculo da região anterior da coxa e pele da região medial da perna (nervo safeno)  Nervo safeno -> ramo do femoral que inerva a pele da região medial da perna.

 Obturatório:  Músculo e pele da região medial da coxa

 Isquiático:  Inerva somente musculo da região posterior da coxa.  Não inervando pele da região posterior.  Nervo isquiático se divide em dois ramos terminais na fossa poplítea, os ramos seguem a tíbia e fíbula.  Suas divisões recebem os seguintes nomes: tibial e fibular comum

 Fibular superficial:  Inerva a região lateral da perna

Eduarda Antunes Bugdol dos Reis

XXIV-2019

 Fibular profundo:  Inerva a região anterior da perna  Inerva também o dorso do pé  Tibial:  Inerva a região posterior da perna  Plantar medial:  Inerva a planta do pé.

Inervação da pele do pé:



Quase toda o dorso do pé é inervado pelo fibular superficial, sendo apenas uma pequena parte inervada pelo fibular profundo.

Eduarda Antunes Bugdol dos Reis

XXIV-2019



Já a planta do pé, é inervado pelo nervo plantar, que se dividem em lateral e medial e esse iram inervar a região a qual seus nomes sugerem.



Glúteo e seus limites:...


Similar Free PDFs