Prova 11 Dezembro 2018, questões e respostas PDF

Title Prova 11 Dezembro 2018, questões e respostas
Course Psicologia da aprendizagem
Institution Universidade Federal de Juiz de Fora
Pages 3
File Size 130.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 6
Total Views 356

Summary

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA Avaliação 1: Psicologia da Aprendizagem – COMENTADA Curso(s): Psicologia Data: 01_11_2018 Prof. Vitor de Castro Gomes Prova A Valor: 30 pontos Aluno: Questão 1. Segundo Skinner, em seu pensamento behav...


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

Avaliação 1: Psicologia da Aprendizagem – COMENTADA Curso(s): Psicologia Data: 01_11_2018 Prof. Vitor de Castro Gomes Prova A Valor: 30 pontos Aluno: Questão 1. Segundo Skinner, em seu pensamento behaviorista , o comportamento humano pode ser explicado a partir da observação e da experimentação sistemática. Com seu conjunto de princípios, estruturou diversos termos específicos. Assinale a alternativa que apresenta o termo correspondente a seguinte definição: "é capaz de fortalecer uma reação quando esta remove algum estímulo aversivo". (Valor 1,5 pontos)

a. b. c. d.

Condicionamento operante; Reforço positivo; Reforço negativo; Condicionamento respondente;

Comentário: Exatamente o reforço negativo. Se no enunciado está escrito “fortalecer uma reação”, isso significa um reforço. Lembrem-se que “negativo”, para Skinner é sempre no sentido de “retirar” algo do esquema. Neste sentido, reforço negativo. Questão 2. Jane teve uma experiência traumática durante sua infância. Seu pai costumava beber e ao chegar em casa gritava e batia nela. Hoje Flávia está na adolescência, mas não consegue se relacionar com nenhuma pessoa do sexo oposto. Ao conversar com sua terapeuta, ela disse que os homens são todos maus e agressivos. Assinale o processo que está acontecendo com Flávia e que tipo de procedimento poderia ser utilizado para que ela aprendesse a distinguir seu pai de outros tipos de pessoas do sexo oposto. (Valor 1,5 pontos) a. b. c. d. e.

Reforço positivo e punição; Generalização e discriminação; Generalização e punição; Discriminação e extinção; Modelagem e extinção;

Comentário: Ela foi abusada pelo pai, mas acha todas as pessoas do sexo oposto como maus e agressivos; vimos que quando o organismo é condicionado para responder a um estímulo, mas responde a outros parecidos, ele está “generalizando o estímulo”, logo, primeiramente é “generalização”. Já objetivo da terapeuta poderia ser ao menos restringir essa reação excessiva aos homens somente ao estímulo inicial, que é o pai abusivo. Logo, ela quer que a garota seja capaz de diferenciar os estímulos que são parecidos, logo, “Discriminação”. Questão 3. Que procedimento em condicionamento operante aumenta a frequência de uma resposta quando esse estímulo é retirado? (Valor 1,5 pontos) a. b. c. d. e.

Reforço positivo; Reforço negativo; Punição; Extinção; Modelação;

Comentário: Exatamente igual a questão 1. As pessoas confundem o “negativo” do sistema Skinerianno como algo de valor moral. Mas não é assim. O negativo significa a “retirada” de algum estímulo pelo organismo. Se para retirar esta estimulação o organismo precisa performar uma ação, logo é um reforço: reforço negativo. Questão 4. Para que se possa extinguir uma aprendizagem do tipo associativa, deve-se omitir: (valor 1,5 pontos) a. b. c. d. e.

O estímulo incondicionado; O estímulo condicionado; O estímulo discriminativo; A resposta condicionada; A resposta incondicionada;

Comentário: Vimos que na aprendizagem associativa, temos a “colagem” do estímulo condicionado ao estímulo incondicionado. Depois desta associação, o estímulo condicionado passar a ter o mesmo poder do incondicionado. Mas esta “colagem” pode ser enfraquecida se não apresentarmos mais estímulo incondicionado. Se o Pavlov nunca mais desse o pó de carne (estímulo incondicionado) junto com a campainha (estímulo condicionado), o cachorro iria parar de salivar. Questão 5. Para que possa ser denominado reforçador negativo, esse estímulo deve __________ a probabilidade da ocorrência de uma resposta que causa a sua ____________. (Valor 1,5 pontos) a. b. c. d. e.

Aumentar – apresentação; Aumentar – retirada; Reduzir – apresentação; Reduzir – retirada; Manter – apresentação;

Comentário: Mais uma vez o conceito de reforço negativo aparecendo. Se aumenta a resposta para retirar o estímulo, já vimos como se chama. Questão 6. Sobre as Teorias Behavioristas é incorreto afirmar: (Valor 1,5 pontos) a.

b.

c. d.

O condicionamento operante é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento – um processo que Skinner chamou de modelagem. O instrumento fundamental de modelagem é o reforço. Um reforço é qualquer coisa que fortaleça a resposta desejada; Watson é considerado o pai do behaviorismo, mas é necessário que se diga que antes dele, dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem: primeiro o americano Edward Lee Thorndike (1874-1949) e depois o russo Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936); As principais correntes do pensamento behaviorista são a corrente metodológica (Watson) e a radical (Skinner); O experimento de Thorndike consistiu em condicionar um cão que ao ver o alimento e posteriormente ao ouvir

o som de uma campainha, salivava. A simples idéia da carne já provocava no cão uma reação orgânica que era visível através da salivação, fortalecendo assim, a idéia de que era possível condicionar o comportamento animal e posteriormente o humano;

3. Nos mapas cognitivos reside a explicação da possibilidade de agir sem exposição prévia à experiência direta com o mundo. 4. O conhecimento, na perspectiva behaviorista radical, é ação ou pelo menos regras para a ação. Assinale a alternativa correta. (Valor 1,5 pontos)

Comentário: Questão que exigia a atenção e conhecimento dos autores. Thorndike na verdade usou gatos em seus famosos experimentos sobre aprendizagem do tipo “Ensaio-erro”. Quem utilizou cães para delinear o condicionamento clássico foi o russo Ivan Pavlov. Tanto que em sala de aula já usei o termo alternativo a este tipo de aprendizagem, que leva o seu nome, “Condicionamento Pavloviano”.

Questão 7. O reaparecimento súbito de uma resposta depois de um período de extinção é conhecido como: (Valor 1,5 pontos)

a. b. c. d.

Generalização de estímulos; Extinção Discriminação de estímulo; Recuperação espontânea;

Comentário: Isso foi mostrado graficamente em sala de aula, quando mostrei uma subida repentina das respostas previamente (e pretensamente) extinguidas pelo experimentador. Por exemplo, Pavlov chamou este fenômeno justamente de recuperação espontânea, pois o animal recuperava a resposta de forma inesperada (pelo Pavlov, pelo menos na primeira vez que acompanhou o acontecido) e espontaneamente. Questão 8. Em qual dos programas de reforço de BF Skinner é mais difícil extinguir uma resposta? (Valor 1,5 pontos) a. b. c. d.

Intervalo fixo; Razão fixa; Razão variável; Intervalo variável;

Comentário: Talvez a questão com maior número de erros. Os termos podem ser confusos, mas ao serem visualizados tornam-se simples. Um programa de intervalo é aquele que o animal irá receber o reforço somente após o primeiro comportamento depois de um intervalo de tempo, por exemplo o pombo só receberá a comida depois da primeira bicada no botão após um intervalo de 5 minutos depois da última bicada. Só que nos programas de intervalo de tempo, os animais (e as pessoas) acabam “descobrindo” o intervalo, e só se comportam do jeito esperado perto do fim/início dos intervalos. Já nos programas de razão, o animal só será reforçado após um certo número de tentativas. Dei em sala o exemplo da pescaria, que é um dos comportamentos mais “esperançosos” que existe, como sendo um esquema de razão variável. O pescador nunca sabe em quantas tentativas ele vai conseguir pescar – 1, 5, 6, 7, 10, 50 – mas Skinner mostrou que este reforço intermitente (aleatório) é o mais eficaz para manter o comportamento. Questão 9. Sobre o Behaviorismo Radical proposto por B. F. Skinner, considere as seguintes afirmativas: 1.

As formas de conhecer dependem de uma exposição prévia a contingências de reforço.

2. Aprende-se por meio de descrições de contingência e por meio da exposição direta às contingências de reforço.

a. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras; b. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras; c. Somente as afirmativas 1,2 e 3 são verdadeiras; d. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras; Comentário: Aqui fica mais fácil explicar porque a 3 está errada. Vimos que a essência da idéia dos mapas cognitivos é a de que, após uma exposição prévia a um local, o animal é capaz de montar uma representação mental analógica deste lugar, que é o contrário ao que está escrito na afirmativa 3. As afirmativas 1, 2 e 4 estão totalmente de acordo com o que vimos anteriormente sobre o sistema skinerianno. Questão 10. Quanto aos conceitos de comportamento operante ou respondente, é correto afirmar: (Valor 1,5 pontos) a. b.

c. d.

e.

O operante requer a linearidade unidirecional dos eventos estímulo-resposta-consequência, a fim de que sua probabilidade possa ser estimada; O termo evocar é reservado para um comportamento respondente, enquanto que o termo eliciar é empregado para um operante; No respondente e no operante o estímulo suscita a resposta, independentemente de sua probabilidade; No operante, o comportamento é dominado pelo cenário atual, sendo limitado inteiramente pelo estímulo; O estímulo presente quando uma resposta é reforçada, aumenta a sua probabilidade;

Comentário: Afirmativa central do sistema de Skinner. Vimos que no condicionamento operante ocorrem uma série de respondentes encadeados, que se tornam os estímulos discriminativos. Se a resposta foi reforçada, o estímulo discriminativo será um estímulo que ajudará o organismo a fazer o comportamento, ou seja, aumentará sua probabilidade de ocorrência. Questão 11. A psicologia evolucionista afirma que os indivíduos são criaturas: (valor 1,5 pontos) a. b.

c. d.

e.

Complexas e que por este motivo ao longo da sua existência buscam cumprir um destino prédeterminado pela evolução da espécie; Tipicamente sociáveis e que buscam a satisfação de suas necessidades através do contato interpessoal, o que leva a adoção de comportamentos políticos que "regem" e conduzem a comportamentos adaptados; Movidas pelos instintos de prazer e sobrevivência; “Ligadas" ou programadas pela evolução para se comportarem, pensarem e aprenderem segundo as formas que favoreceram a sobrevivência ao longo de várias gerações passadas; Racionais e emocionais que conduzem os seus julgamentos somente através da prática de experiências vivenciadas pela comunidade a que fazem parte;

Comentário: Exatamente. Vimos em aula que as teorias psicoevolucionistas defendem que nossos comportamentos atuais são altamente influenciados por sua história evolutiva, ou seja, em algum momento da nossa evolução enquanto espécie animal estes comportamentos específicos nos favoreceram, e por isso ficaram “impressos” em nossa constituição genética, aumentando de forma extrema nossas tendências de ação.

e. Questão 12. O estruturalismo está para o funcionalismo assim como: (Valor 1,5 pontos) a. b. c. d. e.

O consciente está para o inconsciente; A perspectiva nomotética está para a perspectiva ideográfica; Uma medida está para uma avaliação; A introspecção está para a adaptação; A mente está para a alma;

Comentário: Vimos também em sala de aula que os primeiros psicólogos (da história) alemães estavam mais preocupados com as estruturas da mente, que segundo eles só poderiam ser acessadas através de um meticuloso exame de autoobservação. Já a psicologia inicialmente implantada nos EUA (por discípulos destes mesmos psicólogos alemães) sofreu outros tipos de influência (como a teoria evolutiva de Charles Darwin) e passou entender as estruturas mentais como “funções” na verdade. Se existe uma determinada capacidade cognitiva, é porque ela possui uma função evolutiva importante para o organismo, função esta que servirá para uma “adaptação” deste organismo ao seu meio ambiente. As questões 13 e 14 estão relacionadas com o texto abaixo O método científico pode ser resumido numa única palavra: “observação”. A única maneira de trabalhar em ciência é observando os fenômenos que compõem o objeto de estudo da ciência. E a observação envolve duas coisas: a atenção aos fenômenos e o seu registro; ou seja, a experiência clara e vívida e um relato da experiência em palavras ou fórmulas. Assim, o método da psicologia é a observação. Para distingui-la da observação da ciência física, que é a inspeção, um olhar para fora, a observação psicológica foi denominada introspecção, um olhar para dentro. Mas essa diferença de nome não nos deve deixar cegos para a semelhança essencial dos métodos. Questão 13. O texto acima foi provavelmente escrito por: (Valor 1,5 pontos) a. b. c. d. e.

Skinner Freud; Jung; Watson; Titchener

Comentário: Titchener foi aluno e discípulo de Wundt, principal proponente do método da introspecção em Psicologia (“a observação psicológica foi denominada de introspecção, um olhar para dentro). Por isso, uma escolha lógica. Se o aluno preferisse ir por eliminação, seria fácil também perceber que nenhum dos outros autores citados (Skinner, Freud, Jung e Watson) sequer chegaram perto do método descrito no texto acima, pelo menos não nestes termos. Questão 14 - O principal objetivo do texto é o de. (Valor 1,5 pontos) a. b. c.

d.

Mostrar que a psicologia não pode ser uma ciência experimental seguindo os mesmos padrões da física; Enfatizar que a consciência e o comportamento humano são os principais objetos de estudo da psicologia; Valorizar o método da introspecção utilizado pela psicologia em detrimento do método da inspeção utilizado pela física; Caracterizar a introspecção como o principal método de investigação da psicologia;

Comparar os principais objetivos de investigação científica da física e da psicologia

Comentário: Sem dúvidas quanto a esse (olhar comentário acima). Questão 15 – Em seu momento histórico inaugural como disciplina científica, a Psicologia, marcada pelas pesquisas em laboratório de Wundt e de Titchener, teve como objeto de estudo e método de investigação: (Valor 1,5 pontos) a. b. c. d. e.

A experiência emocional e a observação contr olada; O comportamento e a observação naturalista; A percepção e a observação controlada; A inteligência e a observação sistemática; A experiência imediata e auto-observação sistemática;

Comentário: O que define a questão correta aqui é a palavra “auto-observação”. Se Wundt havia proposto um método chamado “Introspecção”, isso nada mais é que uma observação de si mesmo (seus processos psicológicos), ou seja, uma “auto-observação”. Questão 16. Descreva e explique as leis do efeito e da prontidão preconizadas por Edward Lee Thorndike, assim como suas principais leis subsidiárias. Por que seu sistema ficou conhecido como “conexionismo”? (Valor 10 pontos)...


Similar Free PDFs