Prova 2 Cinesiologia PDF

Title Prova 2 Cinesiologia
Course Cinesiologia
Institution Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Pages 5
File Size 196.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 14
Total Views 131

Summary

Prova objetiva membros inferiores...


Description

Disciplina Cinesiologia Prof. Luis Henrique T da Rosa- Prova teórica II EAD – 27/10/2020. Nome: Pedro Valladão Olovate Instruções: Leia atentamente as questões antes de respondê-las; Uso obrigatório da linguagem padrão; obrigatório, também, o uso de caneta azul ou preta e sem rasuras. As respostas devem ser estruturalmente completas. A interpretação das questões faz parte da prova. Atenção: após finalizar a prova deverá postá-la no link específico da tarefa na página do moodle.

1. Em relação à ARTICULAÇÃO DO QUADRIL, marque a alternativa INCORRETA: a) A cavidade cotiloide é limitada em seu contorno pelo rebordo cotiloide. Essa estrutura tem função semelhante ao lábio glenoidal na articulação glenoumeral. b) O ângulo de torção é visto no plano horizontal. São considerados dentro da normalidade ângulos de torção entre 125 a 140 graus. No quadril, ângulos de torção maiores que 140 graus são classificados como “coxa vara”, e em geral estão associados ao “joelho valgo”. c) O fêmur é um osso composto por parte compacta e esponjosa. Possui leve convexidade anterior, com relevante importância para a sustentação de peso. d) O fêmur possui distribuição trabecular específica em sua porção esponjosa. Dessa organização forma-se um sistema principal e um sistema acessório de linhas trabeculares, cuja fragilidade encontra-se no colo do fêmur.

Resposta: Alternativa B

2. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA: a) Fornecem certa estabilidade à articulação coxo-femoral o ligamento transverso (o qual cruza a cavidade acetabular inferiormente) e o ligamento da cabeça do fêmur (que conecta a cabeça do fêmur ao centro da cavidade acetabular).

b) Também fornecem estabilidade ao quadril e à pelve os estabilizadores dinâmicos. Desses, durante a marcha, destaca-se o glúteo médio como importante estabilizador da pelve nos planos frontal e horizontal. c) Durante o movimento de flexão na coxo-femoral há deslocamento do fêmur para trás. Esse movimento é o de maior instabilidade no quadril e é limitado pela ação do ligamento isquiofemoral, o qual localiza-se póstero-inferiormente à capsula articular. d) Na coxo-femoral, durante os movimentos de rotação externa e de extensão há deslocamento anterior do fêmur. Nesses casos, há tensionamento do ligamento íliofemoral, o qual localiza-se anteriormente à cápsula articular.

Resposta: Alternativa C

3. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA correspondente às alternativas: I.

As articulações tíbio-femoral medial e lateral são classificadas como sinoviais do tipo gínglimo ou dobradiça, mas possuem 2 graus de liberdade de movimento (flexo-extensão e rotações).

II.

O mecanismo de travamento fisiológico do joelho é modificado quando a extensão é realizada em cadeia cinética fechada. Nesse caso, o travamento ocorre com rotação medial do fêmur contra a tíbia (segmento distal fixo).

III.

A artrocinemática do joelho envolve rolamento e deslizamento no mesmo sentido quando o movimento de extensão é realizado em cadeia cinética aberta.

IV.

Os movimentos de rotação no joelho somente acontecem quando o joelho é mantido em semi-flexão. A amplitude em rotação lateral é maior, e ocorre em combinação com a abdução no pé.

V.

A articulação patelofemoral permite apenas deslizamentos e é estabilizada pela atividade dos músculos do quadríceps e pela congruência existente entre as faces articulares.

a) V, V, V, V, V b) V, V, V, F, V c) V, F, V, V, V d) V, V, F, F, V e) F, V, V, V, V

Resposta: Alternativa A 4. Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa CORRETA correspondente às alternativas:

I.

No movimento de extensão do joelho ocorre tensionamento do ligamento cruzado anterior.

II.

Os ligamentos colaterais limitam movimentos no plano frontal, além de limitarem a extensão extrema.

III.

O movimento de flexão do joelho está associado ao deslocamento posterior da tíbia, e por essa razão resulta em tensionamento do ligamento cruzado posterior. O teste da gaveta posterior testa a integridade desse ligamento justamente porque provoca um deslocamento posterior da tíbia contra o fêmur.

IV.

O ângulo Q no joelho é computado a partir do ponto de encontro entre a linha média patelar e a EIAS. Ângulos maiores ocasionariam maior deslocamento lateral da patela, uma vez que o vetor de força do quadríceps ficaria mais lateralizado. Isso dificultaria a ação da porção oblíqua do vasto medial.

a) V, V, V, V b) V, V, F, V c) F, V, V, V d) V, F, F, V e) V, V, V, V

Resposta: Alternativa A ou E

5. Em relação à articulação do joelho, marque a alternativa INCORRETA: a) Durante o exercício em cadeia cinética aberta, maiores forças de compressão articular são impostas ao joelho nos últimos graus de extensão b) O gastrocnêmio é um músculo biarticular que realiza flexão do joelho juntamente com os isquiotibiais. Entretanto, o gastrocnêmio não realiza rotações. Esse músculo pode ser colocado em insuficiência ativa quando realiza-se a flexão do joelho juntamente com a plantiflexão do tornozelo c) Durante o exercício em cadeia cinética fechada, maiores forças de compressão articular são impostas ao joelho nos últimos graus de flexão d) O joelho pode ser acometido principalmente por desvios nos planos frontal e sagital. Pessoas com joelho valgo tendem a ter maior estresse articular na região lateral, já que as faces articulares permanecem mais “aproximadas” nessa região e) Os meniscos estão conectados à tíbia por meio do ligamento transverso. Por outro lado, os ligamentos coronários são os responsáveis por conectar os meniscos em suas regiões anteriores, posteriores e laterais

Resposta: Alternativa E

6) Com relação ao movimento da articulação temporomandibular (ATM) é correto afirmar: a. Os movimentos da ATM podem ocorrer de forma individualizada, a partir da posição de rotação da coluna cervical. b. Durante o movimento de abertura o disco articular é deslocado anteriormente por tração do músculo pterigoideo medial.

c. O deslocamento do côndilo mandibular na oclusão promove um deslizamento anterior acompanhado por deslocamento do disco articular. d. O deslocamento do disco articular é realizado anteriormente a partir da contração do músculo pterigoideo lateral e controlado este deslocamento por ligamento posterior. Resposta: Alternativa D

7) Com relação a articulação do tornozelo é correto afirmar: a) A articulação talocrural é formada por tíbia, fíbula, talus e navicular; possuindo movimentos de inversão e eversão como principal característica. b) O movimento de dorsiflexão produz tensão nos ligamentos anteriores da região medial e lateral do tornozelo. c) O movimento de plantiflexão possui menor contato ósseo entre as superfícies articulares gerando maior instabilidade na articulação. d) O movimento de plantiflexão o talus desliza anteriormente da pinça tíbio fibular gerando maior estabilidade o que diminui o risco de lesão. Resposta: Alternativa D 8) Com relação a estrutura do pé é correto afirmar: a) O sistema de suporte de apoio plantar é estabelecido exclusivamente pela região posterior do calcâneo. b) O arco longitudinal medial apresenta maior curvatura devido ao suporte dos músculos plantares, tibial anterior e fibulares. c) Com diminuição do arco longitudinal lateral esta região do pé poderá receber suporte de peso, o que não ocorre em um sistema de estabilidade normal na região. d) A fixação rígida dos arcos laterais e mediais do pé, estabelecida por músculos e ligamentos, é condição fundamental para estabilidade do pé. Resposta: Alternativa D 9) Com relação ao movimento na figura descreva:

A: Qual a musculatura agonista do movimento: Tibial posterior, flexor do hálux, flexor dos dedos, triceps sural (soleo, gastrocnemios) e plantar B: Descreva o movimento da artrocinemática e a tensão ligamentar: Plano sagital, eixo latero-lateral talocrural - deslizamento posterior e rolamento anterior tibiofibular - deslizamento para baixo da fíbula e rotação medial do maleolo lateral fibras talonaviculares do deltoide, ligamento talofibular anterior e cápsula anterior

BOA PROVA!...


Similar Free PDFs