Questoes Histologia - Questões sobre biologia tecidual com resposta. PDF

Title Questoes Histologia - Questões sobre biologia tecidual com resposta.
Course Fundamentos de Biologia Celular e Tecidual
Institution Universidade Federal do Paraná
Pages 12
File Size 423.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 48
Total Views 124

Summary

Questões sobre biologia tecidual com resposta....


Description

Sanguíneo 01. Em um laboratório, um estudante de biomedicina, ao coletar uma amostra de sangue de um paciente, preparar um esfregaço e observar em seu microscópio, pode identificar as características individuais das hemácias. Com base nos seus conhecimentos adquiridos em sala de aula, julgue os itens abaixo: a) Na amostra é possível observar que os eritrócitos por serem anucleados possuem um formato bicôncavo, representados por sua periferia serem mais escuros que no centro pela maior presença de citosol, uma vez que o corante utilizado é de citosol (basófilo), além que seu formato auxilia no transporte de oxigênio no organismo. b) Na amostra é possível observar que os eritrócitos por serem nucleados e terem um formato côncavo, representados por sua periferia serem mais escuros que no centro pela maior presença de citosol, uma vez que o corante utilizado é de citosol (acidófilo), além que seu formato prejudica no transporte de oxigênio no organismo. c) Na amostra é possível observar que os eritrócitos por serem anucleados possuem um formato côncavo, representados por sua periferia serem mais claras e no centro serem mais escuros,pela menor presença de citosol , uma vez que o corante utilizado é de citosol (basófilo), além que seu formato não tem relação com sua função no transporte de oxigênio pelo organismo. d) Na amostra é possível observar que os eritrócitos por serem nucleados possuem um formato bicôncava, representados por sua periferia serem mais escuros que no centro pela menor presença de citosol, uma vez que o corante utilizado é de citosol (acidófilo), além que seu formato auxilia no transporte de oxigênio no organismo. e) Na amostra é possível observar que os eritrócitos por serem anucleados possuem um formato bicôncavo, representados por sua periferia serem mais escuros que no centro pela maior presença de citosol , uma vez que o corante utilizado é de citosol (acidófilo), além que seu formato auxilia no transporte de oxigênio no organismo. Resposta: letra e) Uma vez que a hemácia possui forma bicôncava, anucleada, e o citosol tem caráter básico logo o corante utilizado é acidófilo e seu formato ajuda na sua função de transporte de oxigênio pelo organismo. 02. O tecido sanguíneo é exemplo de tecido conjuntivo especializado, É dividido em duas partes a sólida representada pelos elementos figurados (eritrócitos, leucócitos e plaquetas) e líquida (plasma). Sendo que sua função consiste: I. II.

III.

IV.

O sangue transporta oxigênio e gás carbônico, ligados a hemoglobina das hemácias; Por meio da diapedese os leucócitos e eritrócitos podem atravessar vênulas e capilares e concentra-se em outros tecidos atacados por micro-organismo, ou para fornecer mais nutrientes aos tecidos; O plasma sanguíneo é constituído de substâncias orgânicas e água, que serve como meio de transportes para nutrientes, metabólicos ou produtos de excreção do organismo; Por ser um tecido conjuntivo possuem funções semelhantes como Preenchimento de espaço entre os tecidos; Nutrição dos tecidos epiteliais e Defesa contra organismos patogênicos.

Assinale a alternativa correta: a) I e II são verdadeiras b) I, III e IV são verdadeiras c) Apenas a II é verdadeira

d) I e III são verdadeiras e) Todas as alternativas são verdadeiras

03. Na dengue hemorrágica, é comum que o hemograma do paciente apresente plaquetas em quantidade inferior a 100 mil/milímetros cúbicos. Sendo que essa queda está relacionada com uma das funções das plaquetas que é no auxílio da coagulação sanguínea. Julgue as alternativas: a) As plaquetas são células anucleados derivadas de megacariócitos presentes na medula óssea vermelha, sendo que sua função no organismo está em promover a coagulação do sangue e auxiliam na reparação das paredes de vasos, além de terem em sua composição estruturas como microfilamentos, mitocôndrias e peroxissomos para contribuir na sua função. b) As plaquetas são fragmentos de células originadas de megacariócitos presentes na medula óssea amarela, sendo que sua função no organismo está em inibir a coagulação do sangue e auxiliam na reparação das paredes de vasos, além de terem em sua composição estruturas como microfilamentos, mitocôndrias e peroxissomos, actina e miosina para contribuir na sua função. c) As plaquetas são fragmentos de células originadas de megacariócitos presentes na medula óssea vermelha, sendo que sua função no organismo está em promover a coagulação do sangue e auxiliam na reparação das paredes de vasos, além de terem em sua composição estruturas como microtúbulos, mitocôndrias, peroxissomos, actina e miosina para contribuir na sua função. d) As plaquetas são células anucleados derivadas de megacariócitos presentes na medula óssea amarela, sendo que sua função no organismo está em promover a coagulação do sangue e auxiliam na reparação das paredes de vasos, além de terem em sua composição estruturas como microtúbulos, mitocôndrias, peroxissomos, actina, miosina e albumina para contribuir na sua função. e) As plaquetas são fragmentos anucleados derivadas de megacariócitos presentes na medula óssea vermelha, sendo que sua função no organismo está em promover a coagulação do sangue e auxiliam na reparação das paredes de vasos, além de terem em sua composição estruturas como microtúbulos, mitocôndrias, peroxissomos, actina, miosina e albumina para contribuir na sua função.

04. Os leucócitos ou glóbulos brancos são a nossa principal fonte de defesa, onde realizam o processo de diapedese para chegar nos tecidos atigindos por microorganismo estranhos, haja vista que esses são divididos granulócitos e agranulócitos para ter uma função mais especifica. Com bases na imagem relacione as colunas:

I. Neutrófilo II. Eosinófilo III. Basófilo IV.Linfócito V. Monócito

a. Possui núcleo ovoide e se transforma em macrófago ao migrar de tecido, sendo que seu aumento significa leucemia, infecções por bactérias até doenças autoimunes. b. Apresenta núcleo irregular, quando jovem é chamado de bastonete e tem função de fagocitica. c. É reconhecido por seu núcleo volumoso de forma retorcida e irregular, além de reagir tanto para fator neutrófilo e eosinófilo d. Seu núcleo ocupa quase todo interior da célula além de produzir imunoglobulina. e. É corado pelo corante da eosina, seu núcleo apresenta dois segmentos, agem na presença de parasitas.

Assinale a alternativa certa: a) b) c) d) e)

I c; II e; III b; IV d; V a I b; II a III c; IV d; V e I c; II b; III e; IV a; V d I b II e III c; IV b; V a I c II a; III b; IV e; V d

Tecido ósseo 01, Para realizar uma análise sobre o tecido ósseo, duas técnicas distintas são muito utilizadas. Sabendo que possuem objetivos diferentes, descreva como são realizadas e quais são as finalidades das técnicas de desgaste e de descalcificação.

Resposta: A técnica de desgaste consiste na obtenção de fatias finas de tecido ósseo e possibilita um estudo detalhado da matriz com suas lacunas e canalículos. Sua desvantagem está no fato de que as células do tecido ósseo não são preservadas. Já a técnica de descalcificação do tecido ósseo, baseia-se na fixação do tecido em um fixador histológico comum. A remoção da parte mineral da matriz ocorre em solução ácida diluída, como o acido nítrico, ou em solução que contenha uma substancia quelante, como por exemplo o sal sódico do ácido-etileno-diamino-tetracético, ou EDTA. Essa técnica é muito utilizada devido ao fato de possibilitar o estudo das células do tecido.

02. Sobre os tecidos ósseos primário e secundário, assinale as seguintes alternativas com (V) para verdadeiro e (F) para falso, justificando as incorretas. ( ) O tecido ósseo primário, também chamado de lamelar, é muito frequente em adultos, sendo observado por exemplo próximo as suturas dos ossos do crânio, nos alvéolos dentários e em alguns pontos de inserção dos tendões. ( ) O tecido ósseo primário apresenta fibras colágenas dispostas em várias direções sem organização definida, possuindo menor quantidade de minerais e maior proporção de osteócitos quando comparado com o tecido ósseo secundário. ( ) O tecido ósseo secundário contém fibras colágenas organizadas em lamelas que ficam paralelas umas às outras ou se dispõem em camadas concêntricas em torno de canais com vasos, formando os Sistemas de Havers. ( ) Uma das características dos canais de Volkmann, presentes do tecido ósseo secundário, é o fato de apresentarem, assim como os canais de Havers, lamelas ósseas concêntricas. ( ) No tecido ósseo secundário, as lacunas que contém os osteoblastos estão em geral situadas entre as lamelas ósseas, sendo possível também localizam-se dentro delas. Resposta: (F) O tecido ósseo primário é chamado também de não lamelar. Esse tecido é pouco frequente em adultos, sendo que aparece durante o desenvolvimento embrionário e na reparação de fraturas, sendo temporário e substituído pelo tecido ósseo secundário. (V) (V) (F) Os canais de Volkmann não apresentam lamelas ósseas concêntricas. (F) As lacunas presentes no tecido ósseo secundário possuem osteócitos, enquanto que osteoblastos localizam-se dispõem-se nas superfícies ósseas.

03. Sobre os osteoblastos, preencha as lacunas com a sequência correta: Os osteoblastos são células que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, formada por fibras colágenas, constituídas principalmente por _________________ e ________________, que podem ter participação na calcificação óssea. Sintetizam também a _________________, que facilita a deposição de cálcio e a _________________, que estimula a atividade dos osteoblastos. a) b) c) d)

Colágeno tipo III, glicoproteínas, osteonectina, osteocalcina. Colágeno tipo I, glicoproteínas, osteocalcina, osteonectina. Colágeno tipo I, glicoproteínas, osteonectina, osteocalcina. Colágeno tipo III, glicoproteínas, osteocalcina, osteonectina.

Resposta: Alternativa C. Os osteoblastos são células que sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, formada por fibras colágenas, constituídas principalmente por colágeno tipo I e glicoproteínas, que podem ter participação na calcificação óssea. Sintetizam também a osteonectina, que facilita a deposição de cálcio e a osteocalcina, que estimula a atividade dos osteoblastos.

04. A figura abaixo mostra as cinco zonas distintas presentes na cartilagem de conjugação, começando ao lado da epífise, de cima para baixo.

Sobre essas zonas, qual afirmativa está incorreta: a) Na zona de repouso existe cartilagem hialina sem qualquer alteração morfológica b) Na zona de proliferação, os condrócitos dividem-se rapidamente, formando fileiras ou colunas paralelas de células achatadas e empilhadas no sentido longitudinal do osso. c) Na zona de cartilagem hipertrófica os condrócitos apresentam-se volumosos, enquanto a matriz fica reduzida a tabiques delgados, entre as células hipertróficas. Os condróditos entram em apoptose. d) Na zona de cartilagem calcificada, ocorre a mineralização dos delgados tabiques de matriz cartilaginosa e termino da apoptose dos condrócitos. e) Na zona de ossificação ocorre a aparição do tecido ósseo. Capilares sanguíneos e células osteoprogenitoras originadas do endósteo invadem as cavidades deixadas pelos condrócitos mortos. Resposta: Alternativa E. São as células originadas do periósteo que invadem as cavidades deixadas pelos condrócitos mortos. As células osteoprogenitoras se diferenciam em osteoblastos, que formam uma camada continua sobre os restos da matriz cartilaginosa calcificada. Sobre os restos de matriz cartilaginosa, os osteoblastos depositam a matriz óssea.

01. O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por diferentes células que desempenham cada qual uma função especifica. Sobre isso assinale verdadeiro ou falso nas proposições abaixo e corrija as falsas. I. II. III.

( ) os osteócitos então presentes no interior de lacunas na matriz óssea ( ) osteoclastos são capazes de concentrar fosfato de cálcio e sintetizam a parte orgânica da matriz óssea ( ) osteoblastos localizam-se na periferia da matriz e tornam-se osteocitos quando são aprisionados pela matriz recém- sintetizada.

IV. V.

( ) osteoclastos são células pequenas, imóveis e de pouca síntese apesar de ser essenciais para a composição da matriz óssea. ( ) osteoblastos estão presentes dentro dos canalículos, na qual os seus prolongamentos estabelecem contato através de junções comunicantes.

Resposta: I-V II-F. osteoblastos são capazes de concentrar fosfato de cálcio, pois são responsáveis pela mineralização da matriz. Osteoclastos são responsáveis por atacar a matriz e liberar cálcio. III-V IV-F. osteoclastos são células gigantes, moveis e secretam ácido, colagenase e outras enzimas que atacam a matriz e liberam cálcio. V-F. tal descrição refere-se aos osteocitos que possuem prolongamentos.

02. A figura abaixo representa uma importante estrutura que faz parte da composição do tecido ósseo. Identifique essa estrutura e diga a sua função, ressaltando a sua importância para o osso.

Resposta: A estrutura apontada pela seta sao os canais de Havers. São pequenos canais por onde passam vasos sanguíneos que trazem oxigênio e nutrientes para as células do tecido ósseo. Além disso, é através desses vasos que são eliminados os produtos do catabolismo.

03. Todos os ossos são revestidos por dois tipos de capas de tecido conjuntivo, que contem células osteogênicas, o Periósteo e o Endósteo. Descreva a função dessas estruturas e as principais diferenças entre elas.

Resposta: o periosteno e endosteo são responsáveis pela nutrição do osso, pois possuem vasos sanguíneos, servem como suporte celular para a osteogênese e promovem o crescimento e reparação óssea. o periosteno reveste a superfície externa do osso e é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso. O endosteo se encontra no interior da cavidade medular do osso e possuem 1 camada de células osteogênicas.

04. A imagem abaixo representa o tecido ósseo. Identifique as estruturas apontadas pelas setas e descreva a função de cada.





Resposta: a seta 1 representa os prolongamentos dos osteocitos, que são responsáveis por estabelecem contatos através de junções comunicantes e é importante para estabeler as vias de transporte de nutrientes e metabolitos. A seta 2 representa os osteocitos que estão dentro de lacunas no interior da matriz óssea. apesar de pouca síntese da matriz osssea, estas células continuam a secretar substancias necessárias à manutenção do osso.

1) O tecido ósseo é composto por diferentes tipos celulares e uma matriz mineralizada. A respeito desse tecido, marque a alternativa incorreta: a) Nutrientes e gases difundem-se pela matriz óssea. b) Células especiais do tecido ósseo são responsáveis pela produção de matriz óssea. c) Algumas células do tecido ósseo são capazes de destruir a matriz e reabsorvê-la. d) O tecido ósseo é responsável por fornecer sustentação e proteção, além de auxiliar na movimentação do corpo. e) Vasos sanguíneos são encontrados nas cavidades dos ossos.

2) Sabemos que o tecido ósseo apresenta diferentes tipos celulares que desempenham variadas funções. Dentre elas, podemos destacar os ____________, que são responsáveis pela produção da matriz óssea. Marque a alternativa que indica corretamente o nome da célula que completa o espaço acima: a) Osteócitos. b) Osteoblastos. c) Osteoclastos. d) Endósteo.

3) Um dos tipos celulares encontrados no tecido ósseo é o osteoclasto. Essa célula, localizada normalmente na superfície do osso, está relacionada com a) a produção de matriz óssea. b) a reabsorção do tecido ósseo. c) a manutenção da matriz óssea. d) a produção de novas células ósseas.

04. Não é uma característica comum ao tecido ósseo e cartilaginoso:

a) Não é rígido como o tecido ósseo. b) é encontrada no nariz, nos anéis da traquéia e dos brônquios, na orelha externa (pavilhão auditivo), na epiglote e em algumas partes da laringe c) matriz intensamente calcificada. d) Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos.

Tecido muscular 01. A imagem abaixo é uma lamina em microscopia ótica, nela é possível observar uma variação na tonalidade da cor em determinados espaços. A lamina é que tipo de músculo, como chamamos essa variedade de cor e que estruturas elas mostram?

a)Músculo estriado cardíaco, a presença de estrias e a presença dos canais de Havers, (linhas verticais) e dos canais de Volkman (linhas horizontais); os dois formam Hs que são possíveis de observar lamina acima. b)Músculo estriado esquelético, é possível identifica-lo pelas estrias presentes e visíveis na variação das tonalidades da cor. Elas acontecem pela formação estrutural que contém diferentes proteínas e seguem sequências iguais. c)Músculo estriado cardíaco, as variações da cor são as sequências que se repetem das proteínas que permitem o músculo contrair e relaxar. d)Musculo liso, presente nos órgãos internos. As variações de coloração mostram os túbu¿los T presentes sequencialmente. e)Músculo estriado esquelético, é possível identifica-lo pelas estrias presentes e visíveis na variação da tonalidade da cor. Essa variação ocorre apenas pela presença dos túbulos T que cortam verticalmente as miofibrilas e é o que permite que a despolarização penetre no interior das células rapidamente. 02. As miofibrilas do músculo esquelético possuem 4 proteínas principais, que se dividem em: a) Filamentos grossos, sendo eles a miosina e filamentos finos, actina, troponina e tropomiosina. b) Filamentos grossos, sendo eles a actina e filamentos finos, miosina, troponina e tropomiosina. c) Filamentos grossos, sendo eles a actina, a troponina e a tropomiosina e filamentos finos, miosina. d) Filamentos finos, sendo eles a miosina e a actina e filamentos grossos, troponina e tropomiosina. e) Filamentos finos sendo eles a actina e filamentos grossos, miosina, troponina e tropomiosina.

03. O musculo do coração é constituído por células alongadas e ramificadas. Elas apresentam estriaões transversais semelhantes as do musculo esquelético uma característica exclusiva do musculo cardíaco são as:

a)linhas perpendiculares b)discos intercalares c)desmossomos d)fusos muscular 04. A contração nas células do tecido muscular liso ocorre sob qual estimulo e onde deposita-se o cálcio nessas células? a) sistema nervoso autônomo e reticulo sarcoplasmático b) sistema simpático e meio extracelular c) sistema nervoso autônomo e meio extracelular d)sistema parassimpático e meio extracelular

Tecido nervoso

01. Marque V, para informações verdadeiras e F, quando falsas: (V) Os astrócitos promovem a sustentação, secretarem moléculas que regulam a formação de sinapses em neurônios vizinhos e proliferarem em áreas do sistema nervoso central lesadas com morte neuronal. (V) As micróglias tem origem da medula óssea, sendo uma célula de defesa. Estão diretamente ligadas ao quadro de demência em pacientes em estágios avançados de infecção por HIV, devido liberarem determinadas citocinas que podem lesar neurônios próximos. (F) Os oligodendrócitos são responsáveis pela barreira hematoencefálica, promovendo a nutrição e proteção do sistema nervoso central. Possuem metalotioneína I, um quelante, protegendo o cérebro de efeitos tóxicos. (V) As células de Schwann enovelam-se no axônio constituindo a bainha de mielina no sistema nervoso periférico. Neste caso, é possível observar a existência das bainhas de mielina na substancia branca externamente a substancia cinzenta, na medula óssea. 02. Leia o texto abaixo sobre a esclerose múltipla e, com base nas aulas de tecido nervoso, responda o que se pede: A esclerose múltipla é a doença neurológica desmielinizante de caráter inflamatório e neurodegenerativo mais comum do sistema nervoso central, afetando cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo (dados da OMS). Causa incapacidade significativa e progressiva na maioria dos indivíduos afetados, sendo a causa mais comum de incapacidade neurológica adquirida em adultos jo...


Similar Free PDFs