Relatório de estágio - EDIFICAÇÕES PDF

Title Relatório de estágio - EDIFICAÇÕES
Author Andrews Dantas
Course Engenharia Civil
Institution Universidade de Pernambuco
Pages 28
File Size 991.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 14
Total Views 170

Summary

RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA A CONCLUSÃO DO CURSO DE EDIFICAÇÕES...


Description

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CAMPUS RECIFE

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE INFRAESTRUTURA E CONSTRUÇÃO CIVIL – DAIC

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

ANDREWS LOPES MARIZ DANTAS

RECIFE PERNAMBUCO – BRASIL OUTUBRO/2018

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

ALUNO ESTAGIÁRIO:

ANDREWS LOPES MARIZ DANTAS

Dados do Estágio: Nome da empresa: SANTAL - Saúde Ocupacional e Gestão Endereço do Local do Estágio: R. Visc. de Jequitinhonha, 1144 - 511 - Boa Viagem - Recife – PE Nome do Supervisor de estágio na Empresa: Eduardo Sampaio silva Função: Diretor Nome do prof. Orientador de estágio no IFPE: Mauro José Araújo Campelo de Melo Início: 11/10/2016

Término: 11/04/2017

RECIFE PERNAMBUCO – BRASIL OUTUBRO/2018

3

Dedicatória Dedico esse trabalho à meus pais, Genilson Dantas e Rosineide Dantas. Obrigado por sempre me apoiarem e estarem comigo em todas as situações.

4

AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente à Deus por me proporcionar oportunidades incríveis na vida, e por ter colocado Emanoel Sampaio em meu caminho para que eu pudesse ter a oportunidade de estagiar em sua empresa. Agradeço a instituição IFPE - Campus recife e seus professores por terem me proporcionado um ensinamento de qualidade e por terem me mostrado que temos que batalhar para conseguirmos o que desejamos. Agradeço por fim à meus pais Genilson e Rosineide Dantas e à meus amig Cecília Falcão e Dominique Dias que estiveram comigo, aconselhando e me apoiando durante todo o meu trajeto.

5

SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO............................................................................................ 2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA ............................................................. 3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA........................................................................ 4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS............................................................... 4.1 – SOFTWARES UTILIZADOS....................................................... 5. CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES.......................................................... 6.PROJETO “UM NOVO CONCEITO DE ORLA” .......................................... 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................... 8. REFERÊNCIAS...........................................................................................

9 10 12 15 16 24 25 31 32

6

i LISTA DE TABELAS

TABELA 1 - ATIVIDADES PROGRAMADAS…………………………………

1 1

7

ii LISTA DE FIGURAS FIGURA 1 – PROJETO TERRENO/ CARNAVAL.............................. FIGURA 2 – PROJETO TERRENO/ CARNACAL – APROVADO...... FIGURA 3 – PROJETO FADIRPE 1/3............................................... FIGURA 4 – PROJETO FADIRPE 2/3............................................... FIGURA 5 – PROJETO FADIRPE 3/3............................................... FIGURA 6 – SOFTWARE AUTOCAD................................................ FIGURA 7 – SOFTWARE SKETCHUP.............................................. FIGURA 8 – MODELO FINAL PROJETO ORLA 1............................ FIGURA 9 – MODELO FINALPROJETO ORLA 2 ............................ FIGURA 10 – JORNAL DO COMÉRCIO REPORTAGEM 1.............. FIGURA 11 – JORNAL DO COMÉRCIO REPORTAGEM 2.............. FIGURA 12 – JORNAL DO COMÉRCIO REPORTAGEM 3..............

13 14 15 16 16 17 18 20 21 21 22 23

8

1.

INTRODUÇÃO A inclusão da prática do estágio curricular para o aproveitamento final do

curso de Edificações no IFPE, tem sido de uma grande importância para o melhoramento manual e factual das disciplinas disponibilizadas e vistas neste curso pois, de fato, o estudante aplica a teoria adquirida ao longo dos anos, em atividades práticas, fixando o seu conhecimento de forma eficaz. O objetivo deste trabalho consiste em formalizar e documentar as atividades desenvolvidas na empresa SANTAL, bem como as conclusões obtidas e o aprendizado a partir delas. A empresa SANTAL, tem sua atuação em saúde ocupacional, desenvolvendo e aplicando métodos para o conforto em saúde ergonômica, exames admissionais e toxicológicos, e audiometria nas empresas e também, em diversos métodos, a regularização de projetos de construção para a sua devida aprovação.

9

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A SANTAL é uma empresa especializada nas áreas de medicina do trabalho, engenharia de segurança do trabalho e sustentabilidade. Os serviços são realizados considerando as necessidades de cada fase de um devido empreendimento, desde a implantação até a expansão, proporcionando incremento de produtividade, competitividade e sustentabilidade econômica, social e ambiental. Contando com uma equipe de profissionais altamente qualificados, atua na eliminação ou controle dos riscos nas atividades laborais, melhoria da saúde do trabalhador e qualidade de vida. A SANTAL Serviços Técnicos possui duas unidades de negócios, de modo a atender melhor a devida empresa, oferece suporte na área Ambiental e Tecnologia, de modo a proporcionar melhoria das condições de vida de trabalhadores e da sociedade. A devida empresa pode dispor de serviços de Medicina e Segurança do Trabalho, visando atendimento das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. O setor de Saúde Ocupacional realiza exames, assessoria, consultoria, estudos, projetos, laudos e avaliação técnica para empreendimentos industriais, comerciais e agrícolas. As atividades são coordenadas por profissionais da área de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança do Trabalho, apoiando tanto as empresas como os profissionais de outras áreas, como contadores (e-social) e advogados (questões judiciais). O setor de Engenharia e Meio Ambiente tem soluções específicas para cada tipo de empreendimento, podendo ser demando serviços de modo integrados aos ofertados pelo departamento de Saúde Ocupacional. Trata-se de uma nova forma de atender as necessidades de sua empresa no Monitoramento a Saúde do Trabalhador, exigido pelo e-Social. E com isto a devida empresa tem mais tempo e tranquilidade para focar no seu negócio.

10

O setor de Gestão e Tecnologia realiz/a estudos e projetos visando aumento da eficiência produtiva, melhoria da qualidade e da sustentabilidade da empresa, de acordo com o porte do empreendimento e o setor de atuação. Em virtude das normas envolvendo normas de saúde e segurança do trabalho, meio ambiente e ergonomia, podemos efetuar estudos de viabilidade na instalação, expansão ou modernização do seu empreendimento. A atuação no estágio foi no setor de Segurança no Trabalho onde são desenvolvidas e monitoradas ações relacionadas aos programas obrigatórios contidos nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, além de outras normas voluntárias de qualidade. Durante o curso do estágio foram desenvolvidos estudos, projetos, laudos e avaliação técnica, contando com softwares e equipamentos certificados.

11

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Esta revisão bibliográfica divide-se em duas partes, a primeira contando um embasamento ideológico tal que fortalece a ideia do funcionamento da Engenharia de Saúde e Ambiental e a segunda parte concretiza-se uma base para que também possa ser fortalecida, desta vez, as metodologias dos softwares aplicadas neste estágio com finalidade de produzir projetos, bem como ideias que acompanham a visão. ENGENHARIA DE SAÚDE E AMBIENTAL O crescimento visto pela indústria da construção civil nos últimos tempos fez com o seu produto final fosse analisado com mais cautela, ou seja, se verificou a necessidade de introduzir um produto com qualidade. Segundo Berr, Lima e Formoso (2007), na construção civil o padrão de um determinado produto ou serviço deve ser considerado como o conjunto de informações relativas à sua produção, envolvendo as esferas de controle e responsabilidades, relações com os fornecedores, todos os setores da empresa e retroalimentação das informações do padrão para futuras utilizações e melhoria contínua. Este conjunto de informações deve ser documentado de forma a permitir o fácil acesso aos dados. Dessa forma, o funcionamento da Empresa na qual estive estagiando, deve trabalhar com plena consciência da funcionalidade da sua gestão para uma aplicação ideal das suas atividades. Apesar disso, Altieri e Masera (1997) entendem que o primeiro passo para operacionalizar o desenvolvimento sustentável é a criação de novos métodos e indicadores que avaliem os projetos e tecnologias, funcionando como um filtro para selecionar os projetos alternativos que devem ser reproduzidos em larga escala e que possuem uma enorme repercussão nas áreas sustentáveis. Métodos esses, devem aproximar a sustentabilidade da real função de uma empresa para com a sociedade.

12

A partir disso vemos que a engenharia de Segurança, aplicada pela empresa na qual atuei, presta um papel importantíssimo, também nesse leito de sustentabilidade. Wyser José (2013) diz que a engenharia de Segurança deve ter como responsabilidade primária a prevenção de doenças ocupacionais (ou profissionais) e acidentes no trabalho. O pessoal médico complementa a ação preventiva e de controle, nessas áreas específicas. Com isso, Indubitavelmente, os programas de proteção para a saúde dos trabalhadores most devem condicionar-se a serem planejados levando em conta não só a prevenção de acidentes e doenças profissionais, mas também a sustentabilidade, fomento e conservação da saúde no sentido mais amplo de sua área. APLICABILIDADE DE PROGRAMAS PARA A PRODUÇÃO DE PROJETOS A utilização Tecnologia da Informação gerou grande avanço para a indústria de projetos. O sistema CAD foi o precursor do uso do computador para representações gráficas de projetos de arquitetura e engenharia. Recentemente, a modelagem BIM possibilitou melhorias gráficas e acresceu funcionalidade à elaboração de projetos, tornando possível uma representação virtual paramétrica e integrada da edificação. Segundo M. Leão (2018) A partir da busca por prazos cada vez menores e a constante procura pela excelência e eficiência nas obras de construção civil, evidencia-se a necessidade da adoção de novas tecnologias de apoio ao processo de projeto na indústria AEC. Outrossim,

a

empregabilidade

desses

softwares

para

uma

melhor

visualização de todo o conjunto de projetos empregados em uma construção se torna extremamente mais aplicável a medida em que se investe cada vez mais em plataformas gráficas de produção. Atualmente, o sistema BIM é o mais engajado à prestação de uma melhor visualização de um conjunto de diferentes áreas de um mesmo projeto agrupados.

13

Segundo Farr et al. (2014), o impacto do BIM é maior na fase conceitual de um projeto, ao passo que suporta uma maior integração e melhor avaliação para decisões de design inicial. Na sequência, o impacto aborda o nível de construção da modelagem, detalhamento, especificações e estimativas de custos, e finalmente, a integração de serviços de engenharia e suporte em novas informações de fluxos de trabalho e integração colaborativa. Já para Takim et al. (2013), o BIM é reconhecido como uma tecnologia de gerenciamento que oferece soluções integradas à indústria da construção civil, melhorando a satisfação do cliente em tempo, custo, segurança, qualidade e funcionalidade dos projetos. Portanto, a utilização de softwares para o andamento do estágio foi de extrema importância para a sua realização já que em maior parte, a área de projetos foi a que mais foi vista nele.

14

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades do estágio foram programadas de acordo com o aprendizado acadêmico do estagiário e a sua aplicação diante das propostas da empresa. As atividades foram discutidas e revisadas para que pudessem ser aplicadas retornando à empresa e ao estagiário aprendizados e novas ideias para o melhoramento do funcionamento dela e deste. As atividades programadas foram: TABELA DE ATIVIDADES PROGRAMADAS Auxiliar nas atividades de planejamento, execução, fiscalização e medição de serviços de engenharia. Apoiar levantamento topográfico e controle tecnológico de materiais e solo. Apoiar elaboração de projetos e especificações técnicas. Executar esboços e desenhos técnicos, sob supervisão. Executar planilha de quantidade e de custos para o orçamento de obra ou reforma. Analisar e adequar custos. Fazer composição de custos diretos e indiretos. Organizar arquivo técnico. Inspecionar a qualidade dos materiais e serviços. Identificar problemas e sugerir soluções alternativas. Participar de programa de treinamento, quando convocado. Apoiar tarefas com equipamentos e programas de informática específicos. TABELA 1 - atividades programadas

As atividades foram realizadas com a supervisão de um engenheiro de Segurança no Trabalho, o qual direcionou, deu suporte e aconselhou durante todo o processo de estágio atuado. O plano de atividades do estágio foi elaborado de acordo com a atuação da empresa e atividades que se encaixam na atuação do estagiário.

15

Além das atividades naturais do estágio, foi desenvolvido um projeto de revitalização da orla de Boa Viagem - Recife, que será explanada neste tópico. As atividades desenvolvidas foram: . 4.1

Identificar problemas e sugerir soluções alternativas. Uma das principais funções do estagiário é utilizar de seus

conhecimentos para contribuir com o melhor funcionamento da empresa, e isso se dá na aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o período acadêmico. Identificar problemas e sugerir soluções não é algo periódico mas sim diário, em conversas formais e informais são identificadas melhorias a serem aplicadas em diversas áreas. 4.2

Participar de programa de treinamento, quando convocado. Programas de treinamento são essenciais para o melhoramento

do estagiário, com eles, o estagiário pode se apropriar mais à fundo sobre os serviços da empresa e assim contribuir para o seu crescimento. "Treinar funcionários não é mais luxo. É uma necessidade." Keki Bhote

Esse tópico está relacionado à cadeira de Relações Humanas. Trabalhado com a professora Alba de Oliveira Lopes, no qual foi visto como agir e atuar quando estiver trabalhando numa empresa em seu cargo. 4.3

Apoiar elaboração de projetos e especificações técnicas. Esse tópico torna-se interessante pois foi estudado em academia

vários assuntos relacionados a projetos como por exemplo a cadeira de 16

Projeto de Instalações elétricas com o professor Marino José, Projeto de Instalações Hidro sanitárias, com o professor Germano José Duarte, Planejamento e controle de Obras com Gustavo Jorge Barbosa e Projeto de Estruturas com Elilde Medeiros e Marcelo Pitanga. Todos foram excelentes professores e com certeza fizeram a diferença na minha formação, suas aulas me ensinaram a focar profissionalmente em um objetivo e tornar todos os meus planos em projetos para que eu pudesse trabalhar a fundo neles. Semanalmente em SANTAL/ OBRA Um dos projetos desenvolvidos

no

estágio

foi

a

alocação de um terreno em planta, para que pudesse ser utilizado em detrimento

das

festividades

de

carnaval, o objetivo seria regularizar, na planta, o local para que fosse aprovada a utilização do mesmo para um determinado evento que aconteceria em época de carnaval. (Figura 1). O projeto, feito pelo estagiário foi aprovado (Figura 2), e o

evento poder acontecer. FIGURA 1 – PROJETO TERRENO CARNAVAL

4.4

Executar esboços e desenhos técnicos, sob supervisão. Ter trabalhado em esboço e desenhos técnicos durante o estágio foi de

uma satisfação e aprendizado imensos na área em que mais tenho afinidade para atuar. A atuação nesse tópico está totalmente relacionada as cadeiras de projetos já citadas no tópico anterior, e também, está relacionada com a cadeira de Desenho de Arquitetura, onde em alguns períodos foi visto com a professora Ângela Cristina, como usar as ferramentas necessárias para trabalhar com desenhos técnicos e as habilidades necessárias para tal, bem como foi visto o programa AutoCad, que facilita a produção e planejamento dos desenhos dos projetos. Tudo isso contribuiu para um aprendizado incrível que usei ao decorrer do estágio Um desses esboços e desenhos técnicos sob supervisão, foi a adequação da planta da FADURPE, para a sua devida aprovação de funcionamento (Figura 3, Figura 4 e Figura 5).

18

FIGURA 3 – PROJETO FADURPE 1/3

FIGURA 4 – PROJETO FADURPE 2/3

4.1. SOFTWARES UTILIZADOS Para o processo de produção dentro do estágio foi necessária a utilização de softwares para um melhor resultado visual dos projetos. O primeiro foi o Autocad, software de arquitetura para criação de projetos em 2D e 3D. (Figura 5 ) Ele É utilizado principalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Além

dos

desenhos

técnicos,

o

software

vem

disponibilizando, em suas versões mais recentes, vários recursos para visualização

em

em arquitetura, design

diversos de

formatos.

É

amplamente

interiores, engenharia

utilizado

civil, engenharia

mecânica, engenharia geográfica , engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria. O AutoMAP é atualmente disponibilizado em versões para o sistema operacional Microsoft Windows e Mac OS, embora já tenham sido comercializadas versões para UNIX.

0

Também foi utilizado o programa para criação em 3D de projetos chamado Sketchup, sendo um software próprio para a criação de modelos em 3D no

computador.

Software(@last

Foi

software,

originalmente

uma

empresa

desenvolvido estadunidense

pela At

Last

com

sede

em Boulder, Colorado, a qual foi adquirida pela Google, como anunciado a 14 de Março de 2006. Em 2012 Trimble Navigation adquiriu o programa. O SketchUp está disponível em duas versões: a versão profissional, Pro, e a versão gratuita, Make, (para uso privado, não comercial). No site em inglês do SketchUp, você encontra para download a versão 2014 em inglês do software. No Brasil sua revenda autorizada é a totalCAD softwares técnicos, que disponibiliza em seu site downloads de avaliação da versão Pro em português.

FIGURA 7 – SOFTWARE SKETCHUP

21

5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES TABELA DE out/17 nov/17 ATIVIDADES PROGRAMADAS Auxiliar nas atividades de planejamento, execução, fiscalização e medição de serviços de engenharia. Apoiar levantamento topográfico e controle tecnológico de materiais e solo. Apoiar elaboração de projetos e especificações técnicas. Executar esboços e desenhos técnicos, sob supervisão. Executar planilha de quantidade e de custos Analisar e adequar custos. Fazer composição de custos diretos e indiretos. Organizar arquivo técnico. Inspecionar a qualidade dos materiais e serviços. Identificar problemas e sugerir soluções alternativas. Participar de programa de treinamento, quando convocado. Apoiar tarefas com equipamentos e programas de informática

X

X

dez/17

jan/18

fev/18

mar/18

abr/18

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X


Similar Free PDFs