Relatório de observação PDF

Title Relatório de observação
Course Observacao Em Psicologia
Institution Universidade Federal de Sergipe
Pages 4
File Size 118.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 104
Total Views 187

Summary

O presente trabalho diz respeito a uma observação descrita do episodio de Chave ...


Description

FOLHA DE REGISTRO Situação: Os sujeitos observados procuram uma forma de assistir TV e o que irão assistir. Sujeito (s): Chaves (X); Chiquinha (C); Kiko (K); Clotildes (a senhora) Observadores: Aline Matos dos Santos Técnica de registro: Registro Cursivo Data: 01/11/2018 Local: Sala de aula Hora Inicial: 11:10 Hora final: 11:17 Duração: 7 minutos REGISTRO O ambiente observado inicialmente é a sala da casa de X, onde os personagens C (menina) e X (menino) assistem tv sentados em caixotes de madeira. C sugere trocar de canal, pois sente medo de filmes de terror e fantasmas, mas X continua assistindo atentamente, ignorando-o e afirma que o sujeito C é medroso. X grita e C se assusta, reproduzindo todos os comportamentos da sua amiga. X narra o filme, enquanto o personagem C observa com medo o que a sua amiga diz. A maçaneta dourada da porta gira e X fixa o olhar sob o movimento, a personagem B entra na sala no ápice do filme e assusta C que paralisa de medo. B desliga a tv por ordens do pai de C. B briga com a mesma gerando discussões entre ambas, tanto que, B manda as crianças brincarem no pátio, porém C continua paralisado. C joga água em X, o que faz desperta-lo. Os três saem da sala, X e C carregam os caixotes para onde vão. K aproxima-se de X e C -estão sentados-, X convence K para assistir tv na casa dele, mesmo que a mãe tenha proibido. As três crianças seguem rapidamente para a casa de K, mas discutem sobre o que assistir, visto que ambos queriam ver programas distintos (desenhos e filme de terror). C e X trocam de canal aproximadamente 16 vezes, fato que estressa K. Por conseguinte, K decide fazer uma votação que resulta em mais controvérsia. C faz outra disputa enganando seus amigos com um jogo trapaceiro e a mesma ganha, escolhendo o filme de terror.

FOLHA DE REGISTRO Situação: Os sujeitos observados procuram uma forma de assistir TV e o que

irão assistir. Sujeito (s): Chaves (X); Chiquinha (C); Kiko (K) e Dona Clotildes (senhora) Observadores: Aline Matos dos Santos Técnica de registro: Registro Cursivo em amostragem de tempo Data: 01/11/2018 Local: Sala de aula Hora Inicial: 11:10 Hora final: 11:17 Duração: 7 minutos REGISTRO Tempo (minuto)

Descrição

1 minuto

Há dois personagens na sala assistindo tv, ambos sentados em caixotes. A menina de vestido verde (X) está concentrada no filme, apoiando a mão no queixo, mas C chama pelo seu nome com uma expressão triste e mexe as mãos, pedindo-lhe para trocar de canal. X renega o pedido, dessa vez coloca os dedos na boca enquanto assiste. O personagem C, aparentemente está inquieto e diz sentir medo de filmes de terror/fantasmas. X viro o rosto e olha para C, chamando-o de medroso, o garoto fala que não é, mas quando estava justificando o porquê de não querer assistir, C grita com medo (X fica ainda mais assustado, esbugalhando os olhos). C coloca a mão na cabeça apavorada, tapa a boca, põe a língua para fora e balança as mãos em um gesto de agonia reagindo ao que vê na tv, mas X direciona o olhar para C, repete seus comportamentos sem olhar para a tv. X puxa as orelhas do seu chapéu verde e abre a boca assustado vendo C responde as cenas do filme. X vira-se olhando a maçaneta da porta que está girando.

2 minutos

X cobre os olhos com seu chapéu. A porta se abre e entra na sala uma mulher de vestido azul, cabelos brancos. C grita que a múmia entrou, ao passo que narra os acontecimentos do filme, mas X olha para o lado e vê senhora com as mãos na cintura olhando para ele. X assusta-se e paralisa (agacha, dobra o braço direito e fixa o olhar). A senhora caminha em direção a tv para desligar, dando sermão em C por não cumprir o castigo. C ri passando a mão pela cabeça, afirmando que se esqueceu. A senhora repete sarcasticamente o comportamento de C. Ambas discutem e a senhora manda irem brincar no pátio, mas X não se move e não responde, pois está paralisado.

3 minutos

C diz que o medo da senhora o paralisou, já que estava

lidando bem o filme de terror. C direciona-se até a mesa para pegar um copo de água, joga no rosto de X e ele acorda. A senhora balança o vestido, já que C a molhou também, logo ordena gritando para saírem da sala e irem para o pátio carregando os caixotes. X senta-se no caixote, C está em pé e K aparece curioso para saber o que seus amigos estão fazendo. Tanto que, C relata o acontecido para K, em seguida surge uma ideia e a mesma tenta convencer K para todos irem assistir tv na casa dele. 4 minutos

K discorda da proposta de C, com uma expressão de tristeza diz que está de castigo e não pode assistir tv. C desanima, senta-se no caixote e põe a mão no queixo. Os três conversam sobre os castigos que os pais poderiam dar. C levanta-se rapidamente e fica do lado de K, falando que a sorte é que X vive sozinho.

5 minutos

X se posiciona dizendo que existe gente boa que não tem em casa seus pais, C aproxima-se de X dizendo que não foi nesse sentido que se dirigiu a ele. C volta para o lado de K, opinando sobre o castigo que foi lhe dado, mostrando outra percepção, ao passo que, sugere que K pode pagar o castigo depois. Convencido por C, K concorda. X levanta do caixote rapidamente, afirmando que acha bonito fazer as coisas com a consciência limpa. Os três saem correndo, C e X estão com os caixotes na mão novamente. Abrem a porta e C liga a tv no filme de terror, mas X quer assistir desenho, então muda de canal. C levanta-se mais 1 vez para colocar no filme. K está sentado observando os dois.

6 minutos

X e C ficam em pé, mudam de canal aproximadamente 16 vezes com base no que queriam assistir. K movimenta o olhar para a face de C, depois para a tv e assim sucessivamente. K se estressa e grita: parem, parem, assim vocês me deixam louco. X e C tapam os ouvidos. K resolve fazer uma votação, pedindo que levantem a mão quem prefere o filme -C levanta- e quem prefere o desenho -X levanta-. K conta nos dedos os resultados, mas se atrapalha, anunciando um empate. Portanto a escolha do que irão assistir será feita por ele, o mesmo põe as mãos para trás e ergue a cabeça com um gesto de autoridade. C torna-se carinhosa com K pra saber o que ele vai escolher.

7 minutos

K escolhe o programa do Chapolin, abaixa-se e muda de canal, mas os outros não concordam. C muda também, os três brigam por aproximadamente 9 segundos até K gritar novamente. Ressaltando que estão na casa dele, por este motivo devem ver o programa que ele quiser -levanta a mão para o alto-. C discorda e diz que é injusto, X balança a cabeça em um gesto de negação para o que K disse anteriormente. C sugere que tirem a sorte, mandado escolher um número (os outros concordaram). K escolheu o número 7, imediatamente X diz 8, C 9 e avisa que a mesma ganhou, expressando um sorriso rosto e muda de canal, em seguida sentando-se no caixote. K e X se olham, K fala surpreso que C tem sorte. Enquanto K e X conversam, C está sentada no caixote assustada com as cenas do filme. Por fim, os três estão sentados apoiando os cotovelos nas coxas e suas mãos apoiando os queixos....


Similar Free PDFs