Relatório de Termometria PDF

Title Relatório de Termometria
Author Danilo Augusto
Course Física Fundamental
Institution Universidade Federal do Ceará
Pages 7
File Size 157.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 42
Total Views 118

Summary

Relatório de Termometria....


Description

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Departamento de Física

Termometria DANILO AUGUSTO ARAUJO OLIVEIRA

Data: 30/04/2019 Nome do Professor: JOSE ALVES DE LIMA JUNIOR Turma: CD0341 - FISICA FUNDAMENTAL III (2019.1 - T02)

2019.1

Objetivos 

Estudar as escalas Celsius, Kelvin e Fahrenheit.



Calibrar um termômetro.

Material     

Gelo. Água. Recipientes diversos. Termômetro não graduado. Fogareiro elétrico.

Introdução teórica Neste relatório, será abordado o conteúdo de laboratório sobre o experimento de termometria. A matéria em si está ligada à medição da transmissão calor, entre corpos ou entre corpo e ambiente. Essa medição é chamada de temperatura. A temperatura pode ser medida através de vários instrumentos chamados termómetros. Esses instrumentos são fabricados pelo formato centígrado, ou seja, são fabricados com medições em centímetros para cada unidade de sua medição. As unidades de medição são Celsius, Fahrenheit e Kelvin. Cada uma dessas unidades tem sua determinada proporcionalidade, sendo a Celsius e a Kelvin tendo o mesmo grau de proporcionalidade. A seguir, se trará as formulas de transformações que se utilizará nesse relatório das escalas de temperatura Fahrenheit e Kelvin, em função da escala de temperatura Celsius: Fahrenheit - TF = (1,8 x TC) + 32 Kelvin - Tk = TC + 273 TF é a temperatura em graus Fahrenheit(ºF), T k é a temperatura em Kelvin(K) e T C é a temperatura em graus Celsius(°C).

Procedimento ESCALAS CELSIUS E FAHRENHEIT Começou colocando-se gelo até a metade do béquer e depois colocou-se água o suficiente para cobrir todo o gelo. Após isso, foi mergulhado o termômetro a ser graduado na mistura de gelo e água de modo que o seu bulbo precise ficar totalmente imerso. Esperou-se até que a coluna do termômetro se estabilizasse para marcar sua altura. Na outra parte, põe-se o termômetro agora em água fervente, no ponto de ebulição por meio do fogueiro elétrico e esperou que ele se estabilizasse outra vez. Construiu-se ao lado direito do termômetro a escala Celsius, atribuindo à marca do ponto de gelo o valor de 0ºC e ao ponto de vapor 100 ºC, dividindo o intervalo em 10 partes iguais e numerados de 10 em 10. Ao lado esquerdo do termômetro, a escala Fahrenheit foi atribuída a marca do ponto de gelo o valor de 32ºC e ao ponto de vapor 212 ºC, dividindo o intervalo em 9 partes iguais e numerados de 20 em 20. Logo após, determinou-se a temperatura ambiente em ºC e ºF com o termômetro construído e comparou-se com o valor fornecido pelo termômetro calibrado de fábrica.

RESULTADOS Em Celsius: 20 ºC para a temperatura ambiente do termômetro construído. Em Fahrenheit: 68 ºF para a temperatura ambiente do termômetro construído. A temperatura ambiente na sala, de acordo com o termômetro calibrado de fábrica, era de 23 ºC. Como se achou diferentes valores entre o termômetro construído e o termômetro calibrado de fábrica, terá um erro relativo. Ele foi de aproximadamente 13%.

Questionário 1- Qual a temperatura normal do ser humano em ºC? em ºF? e em Kelvin? Resposta: 36 °C seria a temperatura media do corpo humano. Logo, Fahrenheit: TF = (1,8 x TC) + 32 = 96,8 ºF Kelvin: Tk = TC + 273 = 309 K

2- Se a temperatura de uma amostra aumenta em 10 ºC, de quanto aumenta em ºF? Resposta: Usando a formula TF = (1,8 x TC) + 32 (1) e substituindo o TC por TC +10, se tem: TF = (1,8 x (TC + 10)) + 32 TF = (1,8 x TC) + 32 + 18 (2) Comparando (1) com (2), percebesse um aumento de 18 unidades. Logo, o aumento e de 18 °F.

3- Os termômetros clínicos, usados para determinar a temperatura corpórea, São termômetros de máxima. Explique o seu funcionamento. Resposta: São termômetros baseados em um filamento em seu interior onde possui um fluido, sendo mercúrio ou álcool tingido. Este filamento possui em seu interior um estrangumento que possibilita a compressão do fluido quando é aferido a temperatura corpórea, para não facilitar a decida do fluido através do equilíbrio térmico com o ambiente. Logo, é dito de máxima justamente pela sua construção e seu uso, pois afere a última medida feita, já q se for exposto ao ambiente, tem um determinado tempo para se aferir a medida.

4- Descreva como você procederia para graduar um termômetro na escala Kelvin. Resposta: Seria da mesma forma que se graduou o termômetro na escala Célsius no procedimento laboratorial feito nessa prática, tendo como diferença o zero da escala, que em vez de ser 0, seria 273. A escala Kelvin tem a mesma proporção que a escala Célsius.

Conclusão Neste laboratório, foi feito uma experiencia sobre termometria. A experiencia foi composta pela aferição de medidas de temperatura, marcadas em um termômetro experimental. Primeiro se fez a da escala Celsius e depois a da escala Fahrenheit. Dos valores encontrados, como as medidas da temperatura ambiente dos termômetros experimental e do calibrado fábrica, os valores ficaram com um erro relativo por volta de 13% do valor real, que seria o valor do termômetro calibrado de fábrica. Logo, se conclui que a experiencia saiu com uma precisão quase satisfatória. Isso foi devido a erros de manipulação dos materiais, como na hora de preencher o recipiente de gelo e água líquida, talvez não sendo feita na proporção correta, e no próprio equipamento da bancada, como o fogareiro elétrico, que não esquentava uniformemente. Os aprendizados tirados dessa pratica é a influencia do calor no aumento da temperatura dos corpos e como medir esse aumento através dos termômetros, nas três escalas, Celsius, Fahrenheit e Kelvin.

Bibliografia 1. TEMPERATURA CORPORAL. INFOESCOLA. Disponível em: < https://www.infoescola.com/fisiologia/temperatura-corporal/ > Acessado em 30/04/2019; 2. ESCALAS TERMOMETRICAS. BRASILESCOLA. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/fisica/escalas-termometricas.htm > Acessado em 30/04/2019;

3. Loiola Dias, NILDO. Roteiros de aulas práticas de Física Fundamental III.

Edição para a licenciatura em Física. Fortaleza: Sem editora. 2019. 15 p....


Similar Free PDFs