Resenha (10) – Triste Fim de Policarpo Quaresma PDF

Title Resenha (10) – Triste Fim de Policarpo Quaresma
Course Língua Portuguesa
Institution Universidade Nilton Lins
Pages 3
File Size 53.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 60
Total Views 136

Summary

Resenha sobre um dos maiores livros da literatura brasileira, com informações e comentários sobre o livro, além de citar os personagens e o seu contexto histórico....


Description

UNIVERSIDADE NILTON LINS Aluno: José Daniel Santos Resenha #10: Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto

Introdução O livro O triste fim de Policarpo Quaresma foi escrito pelo escritor Lima Barreto, que nasceu no ano de 1881 e morreu no ano de 1922. Vai se tratar de um dos maiores clássicos da literatura brasileira daquele período, e que continua até os dias atuais sendo lido por todos.

Essa obra vai ser dividida em três partes, primeiramente ela foi publicada em 1911 pelos folhetins, e a sua obra integral foi publicada em 1915 na forma de livro. Um fato importante a ser citado é que a maioria das suas obras foram publicadas após sua morte.

Resumo Obviamente este livro vai se tratar sobre Policarpo Quaresma, e é um funcionário público que pretende valorizar mais ainda a cultura do país.

Sua história vai iniciar no século XIX, que fica localizada na cidade do Rio de janeiro onde Policarpo Quaresma é o sub secretário do ministro de guerra.

Uma das principais ações que Policarpo Quaresma vai procurar é o reconhecimento da língua tupi como língua nacional. Policarpo Quaresma vai ter uma postura nacionalista muito grande e para ele os índios são os verdadeiros brasileiros, e nós devemos falar sua língua.

Depois de citar esse fato Quaresma vai ser tratado por todos como um louco, inclusive o mesmo vai passar a ficar internado por um tempo. Alguns personagens irão visitá-lo pois acreditam nas suas ideias que são Olga, o compadre de quaresma e o professor de violão Ricardo coração dos Outros.

Quando o homem sai do hospital psiquiátrico, resolve se afastar da sociedade e querer viver em um local mais isolado, longe de todos os problemas, então ele vai para um sítio, e o local que fica localizado na cidade de Curuzu conhecida como sítio do sossego.

A princípio, Policarpo Quaresma queria se afastar de todo tipo de pessoa e ficar sozinho, todavia ele começa a se aproximar de algumas pessoas.

O homem vai se envolver com a política local e durante a revolta armada ele voltará ao Rio de janeiro para apoiar o governo do Marechal Floriano e ele acaba sendo preso, ele vê as pessoas que são desacreditados pelo próprio país, totalmente sem patriotismo. Ele vai ser condenado pelo Marechal Teodoro como traidor, vai ser preso e condenado a fuzilamento.

Comentário Foi inserida nos primeiros anos da República no país, e esta obra vai fazer uma análise da sociedade brasileira daquela época.

Lima Barreto irá abordar neste livro questões sobre as injustiças sociais, os interesses políticos, a burocracia e entre outros temas relevantes para a sociedade

Durante a narrativa podemos observar claramente, em muitos momentos, o tom irônico e de humor que está presente no livro.

Guerras como a revolta armada, a guerra do Paraguai e a revolução federalista, todas aconteceram de verdade em nosso país.

Contexto O contexto da história deste livro acontece através de circunstâncias ou fatos em que a história ocorreu, essa indicação pode ser feita por meio de um cenário político, social, cultural e etc

a história de triste fim de Policarpo Quaresma vai ocorrer durante o governo de Marechal Floriano Peixoto, que foi conhecido como Marechal de ferro, por conta de sua rigidez, e que ocorreu entre 1891 e 1894.

O autor faz referências a revolta armada, rebelião que foi organizada pela marinha brasileira para fazer manifestações acerca dos governos republicanos que aconteceram no Brasil, porque cada vez mais apresentavam características de ditadura.

Estilo da obra

  

É possível observar o nacionalismo e o regionalismo presente no livro. principalmente por causa do personagem principal Linguagem coloquial Será possível observar as mais diversas críticas sociais

Personagens

      

Policarpo Quaresma Ricardo coração dos outros Folga Adelaide Ismênia Cavalcante Marechal Floriano, e entre muitos outros....


Similar Free PDFs