Resenha PDF

Title Resenha
Course LÍNGUA PORTUGUESA
Institution Universidade Estácio de Sá
Pages 4
File Size 70.5 KB
File Type PDF
Total Views 151

Summary

Resenha do filme Donnie Darko...


Description

Donnie Darko e a melancolia Donnie Darko é um filme norte-americano de ficção científica, suspense, drama e horror do ano de 2001, escrito e dirigido pelo estreante Richard Kelly. No ano de seu lançamento, o filme não recebeu muita atenção das distribuidoras e do público. Entretanto, por ter uma temática relacionada com física quântica e viagens no tempo, acabou despertando o interesse e a curiosidade de espectadores e cinéfilos anos depois de seu lançamento. Recebeu sua versão em DVD em 2002, sendo um sucesso de vendas, ultrapassando os dez milhões de dólares. Devido à sua fama de filme complexo de se entender, Donnie Darko gerou diversas teorias e conquistou o status de filme Cult. James Richard Kelly, mais conhecido como Richard Kelly é um cineasta estadunidense responsável pela direção de filmes como “Southland Tales”, “The Box” e pela obra na qual mais recebeu destaque, “Donnie Darko”. James nasceu em Newport News, Virgínia e cresceu em Midlothian, Virginia, cidade na qual estudou e se formou em 1993. Em sua adolescência ganhou uma bolsa na University of Southern California para estudar na USC ( School of CinemaTelevision). Donnie Darko – o protagonista da obra – é um adolescente solitário, diagnosticado com esquizofrenia e que sofre de sonambulismo, o que faz com que ele vagueie pela cidade enquanto dorme. Em uma noite, um coelho antropomórfico chamado Frank acorda Donnie, guiando-o até um campo de golfe, onde ele passa a noite. Neste encontro, Frank diz para o protagonista que o fim do mundo ocorrerá em 28 dias, 6 horas, 42 minutos e 12 segundos. Ao acordar, o protagonista descobre que o coelho salvou sua vida de uma turbina de avião que despencou do céu caindo exatamente em seu quarto. Após isso, Donnie passa a ver frequentemente a figura de Frank, que ordena uma série de ações a Donnie que, por conseguinte, acaba obedecendo, como por exemplo: quebrar o encanamento de sua escola, provocando uma inundação.

Durante o filme, Frank questiona ao protagonista se ele acredita em viagens no tempo, o que acaba provocando nele uma vontade de pesquisar mais sobre assunto, levando-o a conhecer o livro de Roberta Sparrow, sobre este tema. A partir desse momento, mais cenas envolvendo assuntos científicos como buracos de minhoca e universos paralelos começam a aparecer. O filme acaba com a morte da namorada de Donnie, Gretchen, uma aluna nova de sua sala que acabou de mudar de cidade, atropelada por Frank, um homem fantasiado de coelho. Ao ver esta cena, Donnie dispara contra Frank, matando-o. Em seguida, o protagonista leva o corpo de sua namorada em um carro até o topo de uma montanha. Neste local, Donnie consegue ver, ao longe, o avião de sua mãe despencando – o mesmo avião do começo do filme que perdeu a turbina que caiu em sua casa. Após isso, um portal se abre e ele volta no tempo, indo parar no mesmo dia no qual fora chamado por Frank, porém, desta vez ele decide não sair de sua casa. Donnie ri enquanto está deitado e a turbina cai em cima do seu quarto, matando-o. Donnie Darko é um filme que consegue transmitir o sentimento de melancolia, algo que não é muito comum nos filmes atuais. A melancolia é uma tristeza que vem acompanhada pela aceitação. Este sentimento vem de uma perspectiva de mundo que reconhece o sofrimento como algo inerente à experiência humana. Esta sensação se encontra em grande parte do filme. Embora o longa-metragem possua uma série de cenas trágicas, a melancolia não se limita a essas partes. Todas as relações humanas do filme são disfuncionais, o que faz parecer que nenhum personagem consegue se conectar verdadeiramente com outro. Um exemplo é a relação familiar que Donnie possui, desde sua irmã rebelde que não se dá bem com seus pais até sua própria mãe que não consegue se aproximar o suficiente dele como uma mãe normalmente deveria conseguir. Outro fator que contribui para a melancolia é o quão confuso Donnie Darko é. Ao longo da trama nos deparamos com diversos elementos intrigantes: o coelho gigante, as teorias de física avançadas, viagem no tempo

e, principalmente, a conclusão do filme, que nos traz mais perguntas que respostas. Ao ficarmos sem resposta para diversas perguntas que surgem após o término do filme, sentimo-nos perdidos e impotentes em frente a algo q não compreendemos. Outro importante elemento que também contribui para essa atmosfera melancólica é a trilha sonora. Em uma das primeiras cenas do filme, onde é feito um tour pela escola de Donnie, é tocado “Head Over Heels”, da banda Tears for Fears, uma música nada melancólica. Entretanto, à medida que o filme vai avançando e os problemas surgem, começamos a notar músicas notavelmente melancólicas em suas letras. Uma delas é “Love Will Tears Us Apart”, de Joy Division, uma letra que conta a história de um amor que está lentamente se esgotando. E por fim, a música “Mad World”, de Gary Jules, que aparece no final do longa. que apresenta um relato de alguém que está depressivo e vê a morte como uma salvação em meio a tanto caos. Concluindo, temos neste filme o ponto chave da melancolia, a aceitação. A principal cena que envolve a apresentação deste ponto de vista é quando Roberta Sparrow diz a Donnie que “Toda criatura viva na Terra morre sozinha”, na metade do filme. Inicialmente, Donnie não lida muito bem com esta afirmação. Porém, no final do longa-metragem, com o protagonista já amadurecido e após ter passado por tanta angústia e sofrimento, ele aceita a condição de que no fim, todos morrem sozinho. Esta aceitação é então simbolizada em seu último sorriso, segundos antes de morrer esmagado pela turbina em sua cama. Esta obra nos oferece inúmeros elementos e ideias que podemos absorver para a nossa vida. Como é dito no filme, toda criatura viva na Terra morre sozinha. Consequentemente, isso pode nos inspirar a lidarmos melhor com nós mesmos já que quem não irá nos abandonar em todas as situações, somos nós mesmos. Donnie Darko é uma obra extremamente complexa e não é recomendada ao grande público. Ela apresenta diversos temas filosóficos que são muito bem trabalhados no decorrer do filme, como por exemplo: a dualidade dos sentimentos humanos e como dito anteriormente, a melancolia.

Este filme é extremamente recomendado a quem está interessado em mergulhar em uma trama profunda e passível de inúmeras interpretações, uma vez que diversas teorias foram criadas com o objetivo de explicarem o final nada simples que este longa recebeu.

Referência: DONNIE DARKO. Direção: James Richard Kelly, Produção: Pandora Cinema. Newmarket Films, 2001, 1 DVD....


Similar Free PDFs