Resenha do filme - Carruagens de Fogo PDF

Title Resenha do filme - Carruagens de Fogo
Author Gabi Malagueta
Course Atletismo: Fundamentos Técnicos E Didáticos
Institution Universidade do Estado do Amazonas
Pages 4
File Size 58.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 16
Total Views 118

Summary

Resenha sobre o filme "Carruagens de Fogo" associando ao conteúdo provas de corrida de atletismo...


Description

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Gabriela Barbosa Malagueta

Resenha Perspectiva histórica do Atletismo no filme “Carruagens de Fogo”

Manaus - AM 2020

Gabriela Barbosa Malagueta

Resenha: Perspectiva histórica do Atletismo Resenha

sobre

a

Perspectiva

histórica do Atletismo no filme “Carruagens

de

Fogo”,

apresentado na Disciplina Didática do

Atletismo,

no

curso

de

Licenciatura em Educação Física, na Universidade do Estado do Amazonas como pré-requisito para obtenção de nota parcial.

Manaus - AM 2020

Perspectiva histórica do Atletismo no filme “Carruagens de Fogo” O filme “Carruagens de Fogo”, de 1981, retrata a história de dois atletas do atletismo, Harold Abrahams e Eric Liddell, que são o enfoque do longametragem. Harold Abrahams era um acadêmico da universidade inglesa de Cambridge, o qual sofre preconceito dos diretores por ser Judeu. E Eric Liddell era um missionário católico, que acreditava que suas habilidades com a corrida eram um dom com o qual Deus havia lhe presenteado. Ambos atletas participaram dos Jogos Olímpicos de 1924, representando a Grã-Bretanha nos Jogos de Paris. Harold Abrahams lutava para provar seu “valor” então, contratou um treinador que não era bem-visto pelos diretores de Cambridge por ser descendente de italianos. Após treinar constantemente com Sam Mussabini, seu novo treinador, Abrahams conseguiu aprimorar sua performance com técnicas de estilo. Seu foco era a corrida de 100 metros, a qual consagrou-se campeão nos Jogos de 1924 na França. Eric Liddell, o escocês missionário, tinha um talento natural para a velocidade, e corria em nome de Deus. Após passar pelas eliminatórias, sem problemas, o católico encontra-se em um dilema religioso, quando sua classificatória é marcada para ocorrer em um domingo, dia considerado sagrado. Liddell se recusa a participar da então classificatória, porém um amigo, de bom coração, observando a situação, oferece seu lugar na corrida de 400 metros, a qual Eric Liddell aceita participar e leva a medalha de ouro. O filme se passa no pós-Primeira Guerra, na Europa no início do século XX. Nesse contexto histórico, a Alemanha e a União Soviética não foram convidadas a participar dos Jogos de Paris de 1924, porém os demais países perdedores da Guerra participaram. O Brasil foi um dos países participantes, inaugurando sua 1ª Olimpíada de Atletismo. No atletismo foram disputadas provas de corrida, lançamento e salto, sendo o foco do longa, “Carruagens de Fogo”, nas corridas. Nesta edição dos Jogos, foi usado pela primeira vez o lema olímpico: Citius, Altius, Fortius, ou, mais rápido, mais alto, mais forte.

Observa-se ao longo do filme a pressão constante a qual ambos atletas são submetidos. Pois, vencer nas corridas representava mais do que somente uma medalha para a Grã-Bretanha, representava o valor de um Judeu filho de imigrantes e uma vitória para Deus de um missionário católico escocês. A história de superação, de Abrahams e de Liddell, marca o longa-metragem e o consagra como melhor filme de 1982, garantindo o Oscar naquele ano. “Carruagens de Fogo” recebeu diversos prêmios e Oscar de melhor filme, melhor roteiro e melhor trilha sonora, nos anos de 1981 e 1982....


Similar Free PDFs