Resumo de teoria da Ação Social Weber PDF

Title Resumo de teoria da Ação Social Weber
Author Isabel Afonso
Course Sociologia
Institution Universidade Cidade de São Paulo
Pages 3
File Size 44.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 27
Total Views 164

Summary

Resumo com exemplos dos 4 tipos de ação social que Max Weber desenvolveu....


Description

Teoria da Ação Social Weber define a Sociologia, basicamente, como a ciência que fica responsável pela interpretação do comportamento humano que obtêm sentido subjetivo e interferência de seu meio, seu conjunto. “Ação”, na Sociologia, é a concretização de uma intenção, um ato em si e “social” se refere ao meio em que estes pensamentos sem inserem, a própria sociedade. Sociologia (na acepção, aqui aceite, desta palavra empregue com tão diversos significados) designará: uma ciência que visa compreender, interpretando-a, a acção social e, deste modo, explicá-la causalmente no seu decurso e nos seus efeitos. (WEBER, p.7, 2010)

Ação social trata-se da conduta humana com significado subjetivo e é considerada o coração da sociologia weberiana. O método sociológico partiria da observação, método empírico. Esta ocorreria com uma comparação do modelo social com um tipo social. Deve-se levar em conta que dentro do objeto de estudo, que é a sociedade, existe uma infinidade de culturas, gostos, personalidades e afins que formam a realidade social múltipla e inesgotável. Então, pode-se dizer que ação social é desde a comemoração do Natal até a devolução de uma carteira encontrada. A consideração científica constitutiva de tipos indaga e expõe, muito de relance, todas as conexões significativas irracionais, afectivamente condicionadas, do comportamento que influenciam o agir enquanto “desvios” de um seu decurso construído como puramente racional e teleológico. (WEBER, p.11, 2010)

Como uma forma de facilitar não somente este estudo, mas vários outros em geral, Weber desenvolve um método que consiste em exagerar certos pontos característicos do objeto de estudo, com foco no assunto tratado, para que se crie um padrão, um modelo, um tipo ideal. Para compreender uma ação através do método científico, o sociólogo trabalha então com uma elaboração limite, essencial para o estudo sociológico, que chama de tipos puros ou ideais, vazios de realidade concreta ou estranhos ao mundo, ou seja: abstratos, conceituais. O Avarento, personagem dramático de Moliere, pode ser visto como um tipo ideal ou puro. Sua

principal característica pessoal é a avareza, e todas as suas ações estão orientadas para a possibilidade de guardar cada vez mais dinheiro. É evidente que mesmo os avarentos mais empedernidos não constroem todos os momentos da sua vida em torno apenas da atividade de entesouramento! Apenas figuras imaginadas seriam capazes, por exemplo, de contar os grãos de arroz que cada um de seus filhos estaria autorizado a comer nas refeições... Ainda assim, o personagem proporciona, enquanto tipo ideal, um conjunto articulado de princípios racionais para a explicação das personalidades e ações dos avarentos. E é este o sentido do uso de tipos ideais. (QUINTANEIRO, p.105, ?)

Max Weber tem como objetivo desenvolver tipos ideais através de seu método e com isso poder realizar suas comparações das ações sociais que deseja estudar. Assim, foram desenvolvidos tipos ideais para organizar e categorizar as ações sociais. Estes foram elaborados a partir do sentido das ações e considerados abstratos, conceituais. Temos 4 tipos puros de ações sociais e são eles: 1- Ação racional com relação a fins, ou seja, atos que visam atingir objetivos previamente definidos. É um dos tipos que usa da racionalidade, se trata do pensar antes de agir. EXEMPLOS: Escolher comprar o tênis mais barato para economizar. Estudar para ter bons resultados. 2- Ação racional com relação a valores, o sentido de ação está na própria conduta e não no resultado como a primeira. Esta também usa da racionalidade, mas dessa vez com influencia de princípios. EXEMPLOS: Não trair. Não roubar. 3- Ação afetiva é quando deixamos nos levar pelas emoções imediatas e não podemos prever seus resultados. EXEMPLOS: Amor por times de futebol. Reagir a assaltos. 4- Ação tradicional é a que se refere a nossos costumes mais comuns, hábitos “naturais” que são cumpridos quase que automaticamente. EXEMPLOS: Comemorar aniversários. Batismos.

Mesmo que Weber tenha criado estes modelos para “separá-los” de acordo com suas características e dentro de situações, o mesmo afirma que os casos de orientação exclusiva por apenas um dos tipos de ação, são raros....


Similar Free PDFs