Resumo do livro- A Relíquia de Eça Queiroz PDF

Title Resumo do livro- A Relíquia de Eça Queiroz
Author Gislaine Silva dos Santos
Course Literatura Portuguesa e Brasileira
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 3
File Size 79.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 67
Total Views 138

Summary

Download Resumo do livro- A Relíquia de Eça Queiroz PDF


Description

1

A RELÍQUIA DE EÇAS DE QUEIRÓZ

RESUMO: A Relíquia (1887) de Eças de Queirós é um romance realista da segunda fase do Realismo em Portugal, durante o século XIX. Por trata-se de uma obra realista procurava representar, acima de tudo, a verdade, ou seja, a vida como realmente ela é, fazendo-se necessário desconstruir o herói com caráter que observamos em diversas obras românticas do século XVIII, dando lugar a um herói sem caráter, conhecido também como anti-herói ou herói demoníaco, figura essa que apresenta características semelhantes a muitas pessoas que vivem na nossa sociedade atual.

O romance A Relíquia (1987) é narrado pelo próprio personagem protagonista Teodorico Raposo, a narrativa começa com a explicação do motivo que o levou a escrever suas memórias. Depois de relatar para leitor que as memórias de sua vida servem como uma lição lúcida e forte, ele descreve como era sua família, seu pai chamava-se Rufino da Conceição e sua mãe D.Rosa, casaram-se muito cedo e não demorou muito Teodorico nasceu, mas logo em seguida perde sua mãe. Rufino da Conceição após a morte de sua esposa passa a cuidar do filho, porém quando o garoto completa sete anos, ele acaba falecendo, deixando o garoto órfão e passando a ser criado pela tia D.Patrocínio uma beata rica. Teodorico depois da morte do seu pai fica sob a responsabilidade de sua tia D.Patrocínio, já que era a única parente viva da família. D.Patrocinio pede ao Padre Matias que vá buscar o garoto,Sr Matias ou Padre Matias era o paroquio responsável pela igreja em que ela participava ativamente e tinha total confiança. O padre atende ao pedido da beata e trás o sobrinho para morar com a tia. D.Patrocínio estava doente e como era rica tinha que agradá-la para conseguir ficar com toda a fortuna.

2

Quando ficou jovem, a tia mandou ele para Coimbra para estudar, mas quando chegou em Coimbra não precisou mais fingir que era beato, já que a sua tia não estava lá e resolve aproveitar a liberdade. O protagonista do romance apesar de está em outra cidade longe dos olhos da tia, não se esquece do objetivo que almeja alcançar tinha que conseguir convencer sua tia a deixar toda a herança para ele, o sobrinho que a amava e era temente a Deus, então é necessário continuar com a farsa. Escrevia cartas todos os quinzes dias para D.Patrocínio contando-lhe mentiras para encobrir a verdadeira vida que levava em Coimbra. Ao terminar seus estudos Raposão, cujo apelido foi dado em Coimbra, volta a morar com sua tia, e continua a farsa para enganá-la, era necessário mostrar sua devoção à religião, ia a todas as missas, novenas, fazia jejuns. E para completar a sua devoção decide aceitar o convite da tia para participar da peregrinação á terra santa, e assim ia deixa-la feliz e D.Patrocínio teria a certeza de que seu sobrinho era a pessoa adequada pra ficar com sua fortuna. O cinismo de Teodorico é tão grande que mesmo não gostando dessas viagens religiosas, ele não recusa o convite da tia e até promete trazer uma relíquia religiosa para Titi como ele a chamava. O protagonista parte para a sua peregrinação, ao chegar lá conhece uma moça Miss Mary desfrutando dos desejos carnais esquecendo-se totalmente de conhecer a Terra Santa. No dia em que tinha que voltar lembrou que tinha prometido a tia que ia levar uma relíquia para ela, então arrancou um galho de uma árvore e a transformou em coroa embrulhou e ia dizer a Patrocínio que a cora de espinhos era aquela que puseram em Jesus no dia da crucificação. Miss Mary ao saber que Raposão ia embora a jovem lhe dar um presente uma camisola de dormir sua para o amante não esquecer jamais dos momentos que passaram juntos e o embrulho era idêntico ao que o mesmo fez para a tia com a coroa. Na hora de partir ele joga o embrulho fora, só que ao invés de jogar o de Miss Mary acaba jogando o da tia.

3

Ao chegar em casa conta como foi a viagem para D.Patrocínio e entrega-lhe a relíquia a tia achando que é a coroa que ia dizer que era de Jesus Cristo e para a supressa era a camisola de Miss Mary , a tia descobre a farsa do sobrinho e o manda embora de sua casa. Passando algum tempo depois do acontecido a tia acaba falecendo e deixa apenas um óculos de herança para o sobrinho que pensa que poderia ter falado que a camisola era de Maria Madela e assim Titi acreditaria e deixaria toda a fortuna para o mesmo....


Similar Free PDFs