Resumo Geometria DE Ackermann PDF

Title Resumo Geometria DE Ackermann
Course Sistemas Mecânicos
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Pages 2
File Size 124.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 114
Total Views 161

Summary

Resumo sobre o Método de Ackermann....


Description

GEOMETRIA DE ACKERMANN O volante de um automóvel é o responsável movimento das barras de direção, fazendo com que elas possam ir de um lado para o outro. Esse movimento gera o esterçamento das rodas, a montagem das barras de direção possui uma geometria diferenciada, essa geometria tem o formato da geometria de Ackermann.

Em uma curva a roda externa percorre uma distância maior que a roda interna para um mesmo raio de giro, então para que aja uma compensação entre a diferença de centros de rotações entre as rodas, o ângulo de esterçamento da roda interna deve ser maior que o ângulo da roda externa. Nas condições ideais, a condição de Ackermann pode ser cumprida, bastando que o ângulo de deslizamento dos pneus seja zero e que o automóvel esteja a baixas velocidades. Contudo, é sabido que essas condições não ocorrem na vida real, ou no dia a dia, portanto é necessário fazer aproximações como com o formato trapezoidal, como pode ser visto na figura abaixo.

O esterçamento pode ser calculado a partir das equações abaixo. Sendo L a distância entre os eixos, R o raio da curva e w a bitola do eixo dianteiro.

𝛿𝑜 = 𝑎𝑡𝑎𝑛 (𝐿/(𝑅 + 𝑤/2)) ≅ 𝐿/(𝑅 + 𝑤/2) [º] 𝛿𝑖 = 𝑎𝑡𝑎𝑛 (𝐿/(𝑅 − 𝑤/2)) ≅ 𝐿/(𝑅 − 𝑤/2) [º] Além disso, o torque de esterçamento pode ser calculado a partir da equação abaixo, onde 𝜇ₐ é o coeficiente de atrito, w é carga radial, h é braço de momento, e é a distância da projeção do pino mestre até o solo, k é o raio de giração polar e b é a largura real de contato do pneu com o solo. 𝑀𝑘 = 𝜇ₐ ∙ 𝑤 ∙ ℎ [N.m] ℎ = √𝑘 2 + 𝑒 2 [m] 𝑘=

𝑏2 8

[m]...


Similar Free PDFs