Resumo livro A Vaca Roxa de Seth Godin PDF

Title Resumo livro A Vaca Roxa de Seth Godin
Author Liciane Ferreira de Alcantara
Course Marketing de Serviços
Institution Universidade do Grande Rio
Pages 4
File Size 48.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 67
Total Views 130

Summary

livro utilizado para a aula....


Description

No livro o autor muda totalmente o pensamento sobre marketing no meu ponto de vista é uma obra extremamente inovadora que nos inspira a alcançar novos patamares no marketing Esse livro e muito bom para o estudante de marqketing, vai abrir sua mente para o mundo do marketing com quem sabe muito mesmo esse livro te ajuda a entender que tudo na vida ´´e marketing e o autor e um dos melhores profissionais da área na atualidade. O autor o físico Chris Anderson em 2004 um artigo redigido para a revista Wiredd, o termo Cauda Longa, se tornou muito mais conhecido em várias áreas do conhecimento humano, seja na ciência, na comunicação em massa, bem como no segmento de administração de empresas. Anderson, que também já atuou como editor da revista norte-americana Wired, explicou com definições mais precisas o conceito da Long Tail no livro A Cauda Longa – Do mercado de massa para o mercado de nicho. O livro foi lançado no ano de 2006 e se tornou leitura valida tanto para administradores, quanto para cientistas e também profissionais que trabalham no ramo da comunicação. O autor já trabalhou como editor chefe da revista Wirefd, bem como atuou em outras revistas de peso, tais como a The Economist, Science . Anderson é considerado um dos grandes nomes atual na economia. Por causa da sua visão referente ao mercado atual, que é bastante influenciado pela internet e também por uma tendência de se dividir em nichos bem específicos. Vale lembrar que a revista Wired, por exemplo, é uma das conceituadas revistas da atualidade que abordam temas que passam pela ciência, passando pela economia e também finanças e negócios. O Cauda Longa é um termo que já é muito utilizado até mesmo como uma estratégia por muitos empresários, sejam elas de pequena, média ou grande empresa. Não por acaso, ele vem sendo bastante utilizado também no comércio online da internet, justamente por representar a segmentação de mercado. A Cauda Longa tem como base sólida a teoria que, de acordo com os conhecimentos de Chris Anderson, escritor do livro “A Cauda Longa”, a cultura e economia do século vinte e um estão cada vez mais voltadas para públicos

específicos e segmentados. Ou seja, a tal cauda longa são os pequenos nichos de público-alvo. Nesse contexto, é possível também chegar à conclusão de que a tal Cauda Longa denota o nível de procura por um determinado produto no meio virtual, o que é uma informação de grande importância para as empresas, visto que, dessa maneira, a empresa irá obter um melhor retorno dos seus consumidores e assim estará apta para agir se o mercado não reagir de maneira positiva. Fazer uso dessa ferramenta é de grande relevância ainda mais se levarmos em consideração o atual mercado online, repleto de alternativas para os mais variados tipos de público e consumidores. Se tornar um diferencial no ambiente do comércio online é o foco principal de toda e qualquer empresa. Nesse contexto, de disputa por espaço, que investir na estratégia da Cauda Longa se torna uma importante maneira para garantir o êxito tão almejado. De uma maneira bastante sucinta, é possível definir que a teoria da Cauda Longa denota a transformação do mercado de massa, regido por poucas empresas, para um fragmentado mercado composto por uma quantidade significativa de nichos. Além disso, o próprio Chris Anderson, autor da teoria, reforça que, diante da queda do custo de produção e distribuição, principalmente nas compras feitas pelo meio online, já não é tão necessário buscar a tão falada massificação dos produtos em um único formato e estilo para os consumidores. Em uma época em que as compras por internet aumentam, produtos nas estantes de lojas ocupam menos espaço. Sendo assim, os produtos e serviços oferecidos de forma segmentada podem se tornar economicamente tão lucrativos quanto os produtos ditos de massa.

Indo mais além, a Cauda Longa reforça que mais consumidores serão arrastados atrás de novos produtos que ofereçam algum diferencial que eles tanto almejam. O livro, publicado em 2006, faz um interessante do que é a economia de mercado em um mundo onde pessoas estão cada vez mais conectadas em redes sociais, sites, e-mails e lojas virtuais.

Nesse livro, o autor Chris Anderson utiliza o termo Cauda Longa para denotar uma estratégia de varejo em que uma ampla variedade de produtos é vendida, no entanto, cada um vende em quantidades consideradas pequenas. De acordo com o autor, esse fenômeno é o resultado da tecnologia atual e da rapidez com que as informações circulam, muitas vezes até mesmo em tempo real.

Diante de tantas opções de compra, os consumidores se dividem em nichos em busca de produtos da sua preferência.

Uma das regras para o empreendedor fazer uso da estratégia da Cauda Longa é desenvolver o pensamento de nicho. Ou seja, seguindo esse modelo de raciocínio é possível concluir que cada cliente possui as suas diferenças e particularidades.

Além disso, com o pensamento de nicho, o empreendedor deve levar em consideração que apenas um produto não é capaz de atender todas as necessidades, que apenas um método de distribuição não tem capacidade para atender de maneira adequada todas as necessidades, bem como apenas um preço não é o ideal para todos.

Com base nesses preceitos, é possível fazer um bom uso da estratégia da Cauda Longa. Também é possível aferir, de acordo com o livro de Chris Anderson, que o conceito de Cauda Longa apresenta possíveis influências também em outros segmentos vão além do mercado econômico, que nesse caso são a cultura e a política.

Quando o valor de armazenamento e distribuição é considerado alto, só os produtos ditos populares são colocados para serem vendidos. No entanto, quando a Cauda Longa obtém resultados positivos e significativos, as preferências das pessoas que fazem parte de classes menos abastadas, se estão postas à venda, implica em um número maior de opções de compra.

Além disso, a Cauda Longa apresenta uma série de oportunidades para vários fornecedores apresentarem os seus produtos nas categorias de nicho, o que estimula a diversificação e a diferenciação dos produtos no mercado.

Neste cenário, onde tanto os fornecedores quanto os indivíduos são beneficiados por vantagens, a Cauda Longa tem a possibilidade de atingir uma proporção ainda maior. No caso da questão cultural, por exemplo, a presença da Cauda Longa afeta a produção cultural por que a publicidade também passa a atuar de maneira diferenciada.

O mesmo ocorre com produtos culturais, tais como programas televisivos, músicas, entre outros. De uma maneira geral, o modelo tradicional de negócios obtendo o lucro convencional se torna, gradativamente, mais obsoleto, uma vez que as pessoas tendem a procurar por novas maneiras de consumo. Nesse aspecto, a Cauda Longa conta com a possibilidade de gerar um significativo espaço para trabalhos mais criativos e mais diferenciados.

Outro exemplo em que a estratégia de Cauda Longa é utilizada pode ser a TV. Nesse aspecto, o autor do livro, Chris Anderson, cita como exemplo os canais de serviço streaming, que apostam em nichos de consumidores cada vez mais específicos.

Produtores de conteúdo na internet também podem ser considerados um exemplo que ilustra a estratégia de Cauda Longa, já que eles atingem um público específico de consumidor. Para ilustrar tal situação, um exemplo disso é o Youtube, que é o espaço para as pessoas de diferentes estilos e ideias terem a oportunidade de abordar diversificados tipos de temas para públicos igualmente distintos um do outro....


Similar Free PDFs