Resumo Traqueia, Brônquios, Pulmões, Pleura, Cavidade Pleural PDF

Title Resumo Traqueia, Brônquios, Pulmões, Pleura, Cavidade Pleural
Author bruno silva
Course Anatomia Humana
Institution Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Pages 9
File Size 806.7 KB
File Type PDF
Total Downloads 44
Total Views 130

Summary

Download Resumo Traqueia, Brônquios, Pulmões, Pleura, Cavidade Pleural PDF


Description

RESUMO TRAQUEIA, BRÔNQUIOS, PULMÕES, PLEURA, CAVIDADE PLEURAL PULMÕES     

   

Separados um do outro pelo mediastino (espaço). Possuem 3 faces: mediastinal, costal e diafragmática Divididos em lobos, segmentos e lóbulos. Fixados ao mediastino pelas raízes dos pulmões Fissuras horizontais e oblíqua dividem os pulmões em lobos - Direito – três lobos - Esquerdo – dois lobos Incisura cardíaca – face antero – inf do lobo superior esquerdo Ápice – ext sup do pulmão que sobe acima da 1° costela até raiz do pescoço Três faces – costal, mediastinal e diafragmática Três margens – anterior, inferior,posterior Anterior: encontro das faces costal e mediastinal encobrindo coração Inferior: envolve a face diafragmática, separando-a das demais Posterior: encontro post das faces costal e diafragmática

Raiz do pulmão  

Raiz do pulmão – fixa ao coração e traqueia Formado pelas estruturas que atravessam o hilo: brônquios, artéria e veias (2) pulmonares, tudo revestido pelo manguito pleural.

   

O manguito pleural é a junção da pleura visceral e da parietal. Pulmão direito: brônquio, artéria e veia (bavária). Pulmão esquerdo: artéria, brônquio e veia (ambev). A continuação do manguito é o ligamento pulmonar.

Pulmão direito     

Mais curto e baixo. Duas fissuras: oblíqua e transversa. Três lobos: superior, médio e inferior. Dividido em 10 segmentos. Face mediastinal: impressão cardíaca, sulcos para a veia cava superior, 1ª costela, veia braquiocefálica, arco da veia ázigo e esôfago.

Pulmão esquerdo      

Mais alto e fino. Uma fissura: oblíqua. Dois lobos: superior e inferior. Incisura cardíaca profunda (na língula). Língula: segmento lingular inferior do lobo superior. Face mediastinal: impressão cardíaca, sulcos para a artéria subclávia, arco da aorta e parte descendente da aorta.

SEGMENTO BRONCOPULMONAR     

Segmento piramidal do pulmão, com ápice voltado para raiz e base p/ pleura Maior subdivisão do lobo Separado dos outros segmentos por septos de tecido conectivo Suprido independente por brônquio segmentar e ramo terciário da art pulmonar Nomeado de acordo com o brônquio seg que o supre

ÁRVORE TRAQUOBRÔNQUICA  



Revestida por cartilagens em forma de C (até os bronquíolos terminais). Traqueia – brônquios principais (1º) – brônquios lobares (2º) – brônquios segmentares (3º) – bronquíolos condutores – bronquíolos terminais – bronquíolos respiratórios – ductos alveolares – sacos alveolares – alvéolos (Milani: questão de prova) Os alvéolos são a unidade funcional básica, onde ocorre a hematose.

VASCULARIZAÇÃO Hematose 

 

A artéria pulmonar, originada do ventrículo direito, conduz sangue venoso aos pulmões, onde ocorre troca gasosa. Divide-se no tronco pulmonar em artérias pulmonares direita e esquerda (uma para cada pulmão). As artérias pulmonares se dividem em lobares, e estas em segmentares. As veias pulmonares, duas de cada lado (superior e inferior), levam o sangue recém oxigenado ao átrio esquerdo.

Nutrição 



As artérias brônquicas ou bronquiais nutrem os pulmões e estruturas adjacentes (exceto a pleura parietal, irrigada por artérias que suprem a parede torácica). São ramos da 3ª intercostal posterior direita e da aorta (esquerdas). As veias bronquiais drenam o sangue dos pulmões para a veia ázigo (direito) e veia hemiázigo (esquerdo).

PLEURA  



Saco seroso formado por duas membranas contínuas Pleura visceral - Reveste intimamente os pulmões - Aderente a todas suas faces - Dá ao pulmão uma superfície lisa e escorregadia que permite ao pulmão deslizar livremente sobre a pleura parietal Pleura Parietal - Aderida a parede torácica - Costal:  Separada da parte interna da parede torácica pela fáscia endotorácica - Mediastinal:  Cobre o mediastino Contínua com a parte costal anterior No hilo torna-se contínua com a visceral Inferiormente a raiz do pulmão, continua junto com a visceral formando o ligamento pulmonar - Diafragmática Cobre a parte superior do diafragma Unida as fibras musculares do diafragma pela fáscia frenicopleural - Cúpula Cobertura em forma de domo do saco pleural Cobre o ápice do pulmão na raiz do pescoço Reforçada por uma lâmina da fáscia endotorácica – membrana suprapleural ( fáscia de Sibson)



Linhas de Reflexão Pleural - Linhas abruptas ao longo das quais a pleura parietal muda de direção de uma cavidade pleural para outra - Linha externa de reflexão pleural: costal para mediastinal anteriormente - Linha costal de reflexão pleural: costal para diafragmática inferiormente - Linha vertebral de reflexão pleural: costal para mediastinal posteriormente

CAVIDADE PLEURAL      

Cavidade pleural: espaço entre as lâminas, contém o líquido pleural Espaço entre as pleuras parietal e visceral. Pressão negativa – permite a expansão dos pulmões quando o diafragma contrai. Líquido pleural seroso permite o deslize de uma sobre a outra. Pneumotórax – cavidade pleural com ar. Derrame pleural – cavidade pleural com líquido.

TRAQUEIA                     

Tubo fibrocartilaginoso Anéis traqueais cartilagíneos que mantém a traquéia aberta Post é adjacente ao esôfago, os anéis são deficientes. Post recoberta pelo musc traqueal, sendo esta parede lisa Inicia na exterminada distal da laringe Termina ao nivel do ângulo esterno Lateralmente estão as carótidas comuns e lobos tireoide Tronco braqiocefalico a direita Anteriormente veias tireóideas inferiores Ligamento ctireodieno mediano Inervação: n.laringeo recorrente e laríngeo superior Irrigação: ramos posteriores da aorta, artérias bronquiais Drenagem venosa: veias bronquias Vai da região cervical (C6) até os mediastinos (ao nível do ângulo do esterno – ângulo de Louis). Coberta por aneis de cartilagem incompletos, o que confere elasticidade. São completados pelo músculo traqueal (liso). Medial aos lobos da tireóide e às carótidas comuns. À esquerda do tronco braquiocefálico. Posterior ao ístmo da tireóide, o qual recobre os aneis iniciais de cartilagem, e às veias tireóideas inferiores. Proeminência interna que divide os brônquios é denominada carina*. Traqueostomia – incisão é feita um pouco acima da incisura jugular do manúbrio do esterno. Membrana traqueo-esofágica – liga a traqueia ao esôfago.

BRÔNQUIOS      

Principais ou primários (2) – lobares ou secundários (5) – segmentares ou terciários – subsegmentares – terminais – respiratórios Principal direito: mais curto, reto, largo, menos angulado em relação à traqueia. Dividese em 3 lobares. Principal esquerdo: mais longo, fino e angulado em relação à traqueia. Anterior ao esôfago e abaixo do arco da aorta. Divide-se em 2 lobares. Sistema simpático estimula a bronquiodilatação (adrenalina). Sistema parassimpático estimula a bronquioconstrição (histamina). Brônquio principal divide-se em brônquio lobar, 2 a esq e 3 a dir....


Similar Free PDFs