Sistema Motor Somático PDF

Title Sistema Motor Somático
Author Pe Ce
Course Fisiologia
Institution Universidade Federal Fluminense
Pages 6
File Size 269.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 92
Total Views 134

Summary

Musculatura esquelética, unidade motora, motoneurônio, reflexos musculares, cerebelo, níveis de organização dos movimentos voluntários...


Description

Fisiologia: Sistema Motor Somático (27/03)

O sistema motor somático está relacionado com os movimentos.

► Musculatura Esquelética

Voluntário → motricidade somática. Extensão → aumento do ângulo da articulação. Flexão → diminuição do ângulo da articulação. Agonismo e Sinergismo → músculos com mesmo efeito sobre a articulação; trabalham em conjunto. Antagonismo → músculos com efeito contrário sobre a articulação.

Quando fazemos a extensão do músculo, nós aumentamos o ângulo da sua articulação. Na flexão é o contrário, diminuímos o ângulo da articulação. Um exemplo de contração é a contração do quadríceps e inibição do bíceps. No braço, o bíceps e o tríceps são antagonistas. Com isso, quando há a ativação do tríceps, o bíceps vai estar inativado.

Para que haja um controle do sistema motor, existe uma via, uma cascata, que começa no encéfalo, vai para o córtex pré-motor, depois para a área pré-motora, córtex motor suplementar, núcleos da base, cerebelo, tronco encefálico, medula espinhal. Na medula espinhal, existem os motoneurônios, que são os neurônios motores que inervam os músculos. Esses motoneurônios estão localizados no corno ventral da medula, os corpos dos motoneurônios vão estar na medula (diferente do sistema motor sensorial). Cada motoneurônio pode inervar mais de uma fibra muscular, mas uma fibra só pode ser inervada por um único motoneurônio. Existem 2 tipos de motoneurônio, o α (inerva diretamente o músculo, estando relacionado com a contração direta do músculo) e o γ (está dentro das fibras intrafusais).

► Unidade Motora

Essa unidade motora é formada pelas fibras musculares + motoneurônios, sendo então chamada de junção neuromuscular. Nessa junção neuromuscular vai ser liberado um neurotransmissor, que é a acetilcolina, com isso, o receptor da junção neuromuscular é um receptor nicotínico, onde um exemplo de competição direta é o curare. Um motoneurônio inerva diversas fibras musculares, mas quanto mais fibras ele inerva menos específico ele é.

Fisiologia: Sistema Motor Somático (27/03)

Intumescência é a região da medula espinhal cervical e lombar que está relacionada com os membros inferiores e superiores, por isso a medula nessas regiões é mais volumosa. /

► A localização dos músculos possui uma organização na medula

Essa localização dos músculos é mais evidente nas intumescências cervical (representa os braços) e lombar (representa as pernas) da medula. Na região central da medula existe a linha média. Quanto mais próximo da linha coluna, mais axial, haverá inervação dos músculos responsáveis pela postura, como os músculos do tronco. Quanto mais proximal da coluna, haverá a inervação dos músculos proximais, ou seja, dos músculos dos braços. Quanto mais distal, haverá a inervação dos músculos mais distais, como dos dedos, das mãos.

► Influência sobre o motoneurônio inferior

Existem 3 maneiras pela qual o motoneurônio é influenciado:   

Por informações sensoriais diretas vindas do fuso muscular. Por interneurônios da medula espinhal. Pelos motoneurônios superiores, ou seja, pelo encéfalo

O motoneurônio inferior é uma espécie de via final comum, pois ele junta todas as informações e inerva o músculo.

► De que maneira a atividade do motoneurônio é controlada?

1º: informações proprioceptivas diretas. 2º: interneurônios na medula.

Fisiologia: Sistema Motor Somático (27/03)

► Reflexos musculares

O estímulo vai para a medula via sistema sensorial, chega no corno dorsal da medula, onde pode subir para o encéfalo para ser processado conscientemente, ou esse estímulo faz uma sinapse com os interneurônios da medula, em seguida faz uma outra sinapse com uma glândula da medula e assim vai inervar o músculo por meio dos motoneurônios inferiores. Os fusos musculares são órgãos sensoriais especializados pelo trâmite em comum ação com o campo sensorial de extensão do músculo. Possui como função proteger o músculo de estiramento. As fibras extrafusais estão ao redor do músculo. Dentro das capsulas verdes se encontram as fibras intrafusias, que são inervadas por um neurônio do sistema sensorial que vai mandar informação para a medula com o grau de extensão do músculo. Quando o músculo distende, as fibras intrafusais também vão distender, pois elas estão dentro do músculo. Então, a informação chega no corno dorsal da medula, sobe para o encéfalo e desce. Se um determinado exercício físico sobrepor o reflexo muscular cuja função é proteger o músculo de estiramento), pode ocasionar em um estiramento do músculo.nesse caso, há uma maior ação do encéfalo, ocasionando em uma lesão. Quando mastigamos, o músculo masseter realiza movimentos de estiramento e de contração. O fuso muscular participa junto com o controle encefálico para que a mastigação ocorra.

■ Reflexo miotático monassináptico (ou de Estiramento)

A estimulação do fuso muscular causa uma contração reflexa do músculo. Quando um músculo é estirado, fusos musculares detectam esse estiramento e o músculo tende a reagir se contraindo. Nesse tipo de reflexo, NÃO há um controle encefálico direto. Nesse tipo de reflexo, não conseguimos segurar totalmente esse reflexo, pois é um reflexo medular mas também pode sofrer a ação do encéfalo. Nesse caso da figura, há uma estimulação no tendão, um estiramento no quadríceps, a contração e em seguida o relaxamento. Uma importância desse reflexo é que ele é monossináptico, onde um neurônio sensorial faz sinapse direto com o motoneurônio inferior que inerva o músculo.

Fisiologia: Sistema Motor Somático (27/03)

■ Inibição Recíproca

Essa inibição recíproca é fundamental para todos os nossos movimentos, inclusive o movimento de andar, onde alguns músculos devem contrair e outros devem relaxar. Para que haja um movimento, o motoneurônio excitatório estimula a contração do músculo, onde a fibra sensorial manda a informação dessa contração, faz sinapse com um interneurônio e esse interneurônio vai fazer uma sinapse com um motoneurônio, mas agora é com o músculo antagonista, sendo uma sinapse inibitória, fazendo com que conseguimos andar, estender o braço. Esse processo é chamado de INIBIÇÃO RECÍPROCA. (PROVA) Para que o movimento ocorra, é necessário que os músculos antagonistas NÃO SEJAM ATIVADOS.

■ Propriocepção pelo órgão tendinoso de Golgi

Esse órgão vai estar no final do músculo, ou seja, no tendão, ligando o músculo às articulações. No tendão, formado por fibras colágenas, o órgão tendinoso de Golgi vai estar EM REDE com as fibras colágenas (não vai estar em fusos como nos outros casos). Vai ser sensível à contração muscular, pois se contrairmos o músculo, o tendão estica, ativando então o órgão tendinoso de Golgi. Contrair demais um músculo não é bom, podendo causar lesões, pois os tendões são ativados, gerando reflexos de relaxamento, pois há uma inibição do motoneurônio e assim não há liberação de acetilcolina. Então, o órgão tendinoso de Golgi vai estar relacionado com a proteção de uma contração excessiva no tendão. A contração muscular é inibida por um motoneurônio, onde há uma inibição da acetilcolina, fazendo com que a contração seja interrompida. NÃO existe neurotransmissor inibitório para o músculo, o que se faz para inibir a contração muscular é não ativar motoneurônios e assim não há liberação de acetilcolina, fazendo com que o músculo não contraia e assim ele relaxa.

■ Reflexo miotático reverso

Possui como função regular a tensão do músculo dentro de uma faixa ótima, protegendo de carga excessiva. Vai então interromper a contração muscular, gerando um relaxamento do músculo. Uma importância desse reflexo é que ele é polissináptico, sendo mediado por conexões inibitórias com motoneurônios α do mesmo músculo. O interneurônio da medula inibe o motoneurônio e causa um relaxamento do músculo.

Fisiologia: Sistema Motor Somático (27/03)

■ Reflexo de retirada

Quando pisamos em alguma coisa que nos causa dor, primeiro retiramos o pé e depois tomamos a consciência de dor. Esse reflexo NÃO é proprioceptivo, pois é mediado por receptores cutâneos nociceptivos de dor. É um estímulo de dor. O sistema motor e o sistema sensorial estão sempre agindo em conjunto. Nesse caso, uma fibra sensorial nociceptiva vai ser estimulada, vai mandar a informação de dor para a medula e quando chega na medula essa informação vai para o encéfalo ser processada conscientemente.

■ Reflexo extensor cruzado

Reflexo feito pelos cães, gatos na hora de urinar. Quando uma perna flexiona, a outra perna se estende. Para os humanos, é um reflexo fundamental para o equilíbrio, para o andar. Existem interneurônios excitatórios e inibitórios.

► Quem controla os motoneurônios superiores?

3º: controle encefálico do movimento. 4º: regulação dos motoneurônios superiores. O motoneurônio superior leva a informação até o motoneurônio inferior, chegando então na medula espinhal e na via final comum, resultando na execução do movimento.

► Núcleos da base

Se encontram na base do telencéfalo que possuem diversas funções, tais como: planejamento e iniciação dos movimentos, recebendo então informação dos córtices frontal e parietal, onde processam e mandam de volta para o córtex via tálamo e assim afunilam a resposta motora, selecionando o que for mais apropriado para o objetivo. Um exemplo de problemas nos núcleos da base são a Doença de Huntington (há uma inibição de movimentos indesejados) e o Mal de Parkinson (há uma degeneração da via dopaminérgica, que é fundamental para regulação da ativação ou inibição dos movimentos), onde em ambos há alteração do movimento.

Fisiologia: Sistema Motor Somático (27/03)

► Cerebelo

Responsável pela coordenação dos movimentos no tempo, equilíbrio, postura. Indivíduos que apresentam alterações no cerebelo, apresentam dificuldades na marcha, afetando então o equilíbrio. Pode ser dividido em 3 regiões, onde quanto mais interna for a região, mais antiga ela é.

► Vias laterais

A informação sai do córtex para o motoneurônio inferior através dessas vias laterais. Existem 2 vias laterais:  

Via cortico-espinhal (está relacionada com os movimentos distais do corpo) Via rubro-espinhal(nos mamíferos, essa via é praticamente insistente).

O primeiro nome é de onde ela sai e o segundo é de onde ela chega.

► Vias ventromediais

Estão relacionadas com movimentos, postura e locomoção. Existem 3 vias:   

Vestibuloespinhal → postura da cabeça e nuca. Tectoespinhal → movimentos oculares. Reticuloespinhal → postura de tronco e membros.

► Níveis de organização dos movimentos voluntários

1º: Planejamento → áreas associativas do córtex e núcleos da base. Qual movimento mais adequado?

2º: Tática → córtex motor e cerebelo. Como fazer esse movimento, quais músculos e qual será a sequencia de contrações?

3º: Execução → tronco encefálico e medula espinhal. Ativação dos motoneurônios e interneurônios relacionados....


Similar Free PDFs