Teoria Psicogenética de Jean Piaget PDF

Title Teoria Psicogenética de Jean Piaget
Author Ana Clara Bastos
Course Desenvolvimento humano
Institution Centro Universitário Jorge Amado
Pages 4
File Size 95.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 3
Total Views 174

Summary

Teoria Psicogenética de Jean Piaget...


Description

Teoria Psicogenética de Jean Piaget O conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado desde o nascimento (inatismo), nem como resultado do simples registro de percepções e informações (empirismo). INATISMO → INTERACIONISMO → EMPIRISMO

Desenvolvimento Humano Maturação biológica + Estímulos oferecidos pelo meio O conhecimento é construído pela criança nas suas interações com o meio – CONSTRUTIVISMO. A criança é ATIVA aprende através de suas próprias ações sobre os objetos do meio em que está inserido. Relação interdependente entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer. Fatores de Desenvolvimento  Maturação biológica  Experiência adquirida  Interação social  Processo de Equilibração Elementos Básicos do Desenvolvimento Os fatores invariantes: Ao nascer, o indivíduo recebe como herança uma série de estruturas biológicas - sensoriais e neurológicas - que permanecem constantes ao longo da sua vida. O indivíduo carrega consigo duas marcas inatas que são a tendência natural à organização e à adaptação. Os fatores variantes: O conhecimento se transforma no processo de interação com o meio, visando à adaptação do indivíduo ao real que o circunda. Conceitos da Teoria de Piaget ESQUEMAS – São estruturas mentais ou cognitivas pelos quais os indivíduos organizam os eventos como eles são percebidos e classificados em um grupo de acordo com características comuns. Os esquemas se adaptam e se modificam com o processo de interação com o meio, visando à adaptação do indivíduo.

Inteligência  É um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova, e implica a construção contínua de novas estruturas.  A inteligência é atrelada a adaptação a situações novas, portanto está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio.  A inteligência humana está relacionada a aprendizagem. Estágio Sensório-motor (0 - 2 anos)  Ausência de linguagem e representação interna – Atividades sobre reflexos.  A inteligência prática através de ações: como agarrar, sugar, atirar, bater e chutar.  Aquisição das relações de causa e efeito.  O mundo não pode ser representado mentalmente.  Egocentrismo absoluto.  A exploração manual e visual do ambiente.  A noção de permanência do objeto.  A inteligência é anterior a fala. Estágio Pré-operatório (2 – 7 anos) O pensamento mágico. Exemplo: nuvens "choram", pássaros voam "porque gostam" e o sol tem "rosto”. A confusão entre aparência e realidade. A característica do animismo (vida a seres inanimados). Introdução a linguagem. O desenvolvimento da linguagem depende do desenvolvimento da inteligência. Egocentrismo. A noção de irreversibilidade. A impossibilidade de pensar em sentido reverso. Pensamento intuitivo. Período intuitivo – 4 aos 7 anos A criança ainda não é capaz de raciocinar levando em conta as relações entre várias dimensões envolvidas (largura e altura do copo). Seu ponto de vista prevalece sobre as relações lógicas. Estágio Operatório Concreto (7-12 anos)

Operações lógico-concretas. A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade, ..., sendo então capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Neste período o egocentrismo intelectual e social que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes e de integrá-los de modo lógico e coerente. Um importante conceito desta fase é o desenvolvimento da reversibilidade, ou seja, a capacidade da representação de uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada. Exemplo: A água do tubo A se voltar para o B ainda terá a mesma quantidade – reversibilidade. Estágio Operacional Formal (após 12 anos) São capazes de lidar com o hipotético ou o ideal (não concreto) Tipo de pensamento: Pensamento hipotético dedutivo – o indivíduo parte de possibilidade para, a partir delas, raciocinar ou experimentar. Ex. xadrez, categorização Pensamento abstrato – pode formar abstrações puras e pensar em nível abstrato, verbal. Pensamento formal – o indivíduo é capaz de distinguir, em uma afirmativa, forma de conteúdo e considerar a forma de raciocínio separadamente do conteúdo específico. O pensamento final é lógico, abstrato e flexível. Exemplo: "de grão em grão, a galinha enche o papo"(metáfora). Implicações da Teoria de Piaget para educação  Os objetos pedagógicos precisam estar centrados no aluno.  Aluno ativo com autonomia.  A aprendizagem é um processo construído internamente de reorganização cognitiva.  A aprendizagem depende do nível de desenvolvimento maturacional do indivíduo.  Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem.

 A interação social favorece a aprendizagem  É através da interação com o objeto do conhecimento que o sujeito se constitui  Papel ativo do aluno e do professor  O professor não ensina, ajuda o aluno aprender.  Ensino acompanhado de ações e demonstrações  Conhecer não consiste, com efeito, em copiar o real, mas em agir sobre ele e transformá-lo....


Similar Free PDFs