Trabalho DA Ponte - Palito Picole PDF

Title Trabalho DA Ponte - Palito Picole
Author Alessandro Vianna
Course Resistência Dos Materiais
Institution Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Pages 3
File Size 167.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 36
Total Views 128

Summary

RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS...


Description

CONSTRUINDO UMA PONTE TRELIÇADA DE PALITOS DE PICOLÉ Disciplina de Estática – 2017.1

Objetivo: Neste projeto, você irá construir um modelo de ponte com palitos de picolée projetar a mesma, com base nos cálculos de treliças planas. Quando terminada a etapa construção, a ponte será guardada, juntamente com o relatório, para posterior teste na semana de extensão do CEFET-RJ. Durante a construção e teste de sua ponte, você poderá observar como uma estrutura trabalha, como cada um dos vários membros componentes da ponte age sob tração ou compressão, e a função de cada cálculo para que a ponte suporte eficientemente o peso estabelecido.

Material: - PALITOS DE PICOLÉ - COLA BRANCA PARA MADEIRA (cola comum pode fragilizar a ponte e prejudicar os resultados). Observe a marca e pesquise sobre o tempo de cura da marca - PRENDEDORES DE ROUPA - ESTILE OU SIMILAR PARA CORTAR OS PALITOS - FOLHA E LÁPIS

Recomendações sobre o do Projeto: Cada grupo deverá ser composto por 4 alunos. O grupo deverá projetar uma ponte e, construí-la. O projeto representará 40% da nota e a construção da ponte 60%. Ou seja, dos 5 pontos: 2 são referentes a entrega do relatório e 3 são referentes a entrega da ponte.

Os dados sobre os palitos de picolé são: 1) As dimensões dos palitos de picolé são aproximadamente : 115mm de comprimento; 2 mm de espessura; 8,4mm de largura. 2) A resistência à tração do palito é de 90kgf ou 882,9N. 3) A resistência à compressão de um palito de 110mm de comprimento é de 4,9kgf ou 48,07N. 4) A resistência à compressão de uma composição formada por dois palitos de 110mm é de 27kgf ou 264,87N. 5) As juntas para as barras deverão ser feitas com emenda por superposição de palitos. Recomenda-se o esquema da figura que segue, principalmente nas barras tracionadas:

O projeto deve ter um fator de segurança, normalmente, utilizamos um fator de 1,2. Ou seja, para construir uma ponte que suporte 59 kg, faremos cálculos para que a mesma suporte 71 kg (aprox. 700N). Abaixo, você verá os cálculos de uma ponte de palito que suporta uma carga de 700N. Obs.: Como a ponte possuirá duas faces, a carga será dividida igualmente para cada face, logo o cálculo da carga deve ser divido por dois, metade em cada face. Segue uma representação com dados e cálculos para o projeto, a figura abaixo mostra os dados de uma face da ponte que suporta 350 N, centralizados:

Com auxílio de ferramentas, como o Ftool ou utilizando cálculos manuais, como métodos dos nós ou das seções é possível calcular quais barras estão em tração ou compressão e quais são os valores dos esforços. Abaixo, a figura e a tabela ilustram os resultados de uma das faces da ponte.

Nesta imagem podemos ver as dimensões da ponte e o valor da carga de cada barra. Os valores negativos indicam que a barra sofre compressão, e os valores positivos indicam que haverá tração agindo sobre a barra.

Dicas: Procure na internet ideias de como montar sua ponte. Por exemplo, o site: https://engenhariaeprojetos.wordpress.com/ mostra um passo a passo do que foi feito para montar a ponte e algumas dicas do que fazer para evitar erros.

Bom Projeto!...


Similar Free PDFs