Casa-Peixoto- trabalho final da cadeira PDF

Title Casa-Peixoto- trabalho final da cadeira
Author Isabel Lourenco
Course Estratégia Empresarial
Institution Universidade da Beira Interior
Pages 16
File Size 644.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 94
Total Views 156

Summary

Download Casa-Peixoto- trabalho final da cadeira PDF


Description

Estratégia Empresarial

CONTEÚDO Introdução........................................................................................................................................... 2 História................................................................................................................................................ 3 Análise Interna.................................................................................................................................... 4 Missão............................................................................................................................................. 4 Valores............................................................................................................................................ 4 Linhas de negócio........................................................................................................................... 4 Cadeia de valores........................................................................................................................... 4 Análise de Mercado............................................................................................................................ 5 Matriz BCG...................................................................................................................................... 5 Fatores críticos de sucesso............................................................................................................. 6 Grupos Estratégicos........................................................................................................................ 6 Análise PEST.................................................................................................................................. 7 Análise SWOT................................................................................................................................. 8 Estratégias.......................................................................................................................................... 9 Estratégia de Porter........................................................................................................................ 9 Estratégias de Ansoff..................................................................................................................... 11 Internacionalização....................................................................................................................... 13 Bibliografia / Webgrafia..................................................................................................................... 14

1

INTRODUÇÃO

A Casa Peixoto foi fundada por Abílio Rodrigues Peixoto há mais de 30 anos, na terra da cerâmica, em Alvarães, Viana do Castelo. É uma empresa que comercializa e distribui materiais de construção que mantém hoje, já nas mãos dos seus seis filhos Luciano, Alexandre, Augusto, David, Amândio e Isabel, o espírito familiar, apesar das suas dimensões. É uma empresa que faz questão de acolher os seus clientes e funcionários como membros da família. Alia a venda dos seus produtos a um conjunto de serviços de ajuda personalizada pré e pós negócio, que lhe confere uma grande força no mercado. Cinquenta mil artigos com excelente relação qualidade/preço e múltiplos serviços, que ajudam a construir e tornar reais quaisquer ideias, projetos ou sonhos, dão à Casa Peixoto alento para continuar, como sempre, a fidelizar clientes de várias gerações.

A Casa Peixoto é uma empresa de comercialização e distribuição de materiais de construção que atua há mais de 30 anos no seu ramo de atividade e procura, através dos seus serviços personalizados e da sua abrangente oferta, a satisfação total do cliente, seja este um particular, profissional de construção, revendedor ou profissional instalador na área da climatização.

Esta empresa desenvolve o seu negócio em torno das seguintes áreas de especialização: 

Sanitários



Cozinhas



Bricolage



Lar



Climatização



Materiais de Construção

2

HISTÓRIA Nasceu há 39 anos em Alvarães em casa de Abílio Peixoto. Era em tempos casa de um agricultor abastado. Em Alvarães havia três cerâmicas e a partir daí a família envolveu-se no negócio. Um cliente trouxe outro e outro trouxe mais outro e assim foram alargando o negócio. Criaram as condições necessárias e trabalharam em Alvarães até 1989, depois compraram as instalações onde agora estão instalados e abriram em 1994, já com uma dimensão muito maior, outra dinâmica e 70 postos de trabalho. Foi naquela altura um projeto muito arrojado e inovador. Criaram uma área comercial toda ela muito apelativa, com o kit completo para a casa: as cerâmicas, a bricolage e os sanitários.

A firma nasceu em nome individual de Abílio Rodrigues Peixoto e ficou até 1985. Em 1986 já criaram uma empresa de cotas com Abílio e os seis filhos. Foi aí, com a firma Abílio Peixoto e Filhos, SA, o início do seu futuro. Começaram a expandir e em 1998 abriram mais duas lojas, uma no Porto e outra em Lisboa (Alhandra). A loja do porto tem 1500 metros quadrados de área comercial e a de Lisboa 800 metros quadrados de área comercial e um armazém ao lado. Em 2014 avançaram com uma nova loja em Braga.

3

ANÁLISE INTERNA Missão Diferenciámo-nos no mercado pelas nossas "ideias construtivas". Propomos soluções completas e integradas nas nossas áreas de especialidade, que acompanham e antecipam as tendências de mercado, sempre com o objetivo de satisfazer o nosso cliente, através do conhecimento técnico dos produtos e do nosso atendimento personalizado.

Valor alores es -Apresentar soluções inovadoras e de valor acrescentado, diferenciando-nos pela -Competitividade, Qualidade e Honestidade -Comercializar produtos e serviços com os quais o cliente se identifica -Apresentar uma resposta cabal às exigências do cliente -Conhecer profundamente os produtos que comercializamos, em todas as suas fases -Ser uma empresa diferente, pois ser diferente é ser único -Visar o sucesso, nosso e do nosso Cliente

A Casa Peixoto é cada vez mais uma empresa orientada para o cliente, garantindo todo o profissionalismo nas suas respostas em serviço e produto. A Casa Peixoto distingue-se por um serviço profissional à medida das suas necessidades e pela diversidade e qualidade de produtos ao melhor preço. Todo este potencial físico e humano é-lhe apresentado por uma força de vendas especializada e conhecedora.

Linhas de ne negócio gócio Atua em várias áreas de negócio o que faz com que cada loja tenha uma vasta diversificação de produtos e meios. As áreas de negócio são as seguintes: construção, instalação, cerâmica, madeira, salas de banho, pintura, cozinha, eletrodomésticos, lar, jardim, ferramentas e ferragens.

Cadeia de valores Focando-se no cliente e na sua satisfação, a Casa Peixoto mantem-se uma referência no mercado, auxiliada pelo conhecimento técnico dos produtos que comercializam e no apoio pré e pós-venda. A sua atuação é também orientada por uma serie de valores que garantem ao cliente seriedade e profissionalismo.

4

ANÁLISE DE MERCADO A Casa Peixoto é uma empresa orientada para o cliente, assegurando assim todo o profissionalismo na resposta em serviço e produto. A evolução da Casa Peixoto na sua história assegura aos clientes apoio nas suas várias áreas mantendo atualizada. Juntamente com a Casa Peixoto os seus colaboradores estão sempre ao dispor do cliente ajudando a distinguir-se por um serviço profissional à medida das necessidades dos clientes. Fazendo parte do cliente alvo da Casa Peixoto todos os clientes que necessitem de um produto ou serviço na área de: Aquecimento; Ventilação e Aspiração Central; Cozinhas; Carpintaria; Eletrodomésticos; Construção; Eletricidade; Lar; Ferramentas; Jardim, Pintura; Saneamento e Salas de Banho. Os clientes particulares da Casa Peixoto são um pequeno nicho de mercado. Normalmente são pessoas que acabam de mudar de residência ou que fizeram uma remodelação em casa. Normalmente procuram os produtos pela qualidade e não pelo preço e pretendem fazer um investimento a médio prazo porque a Casa Peixoto é específica na qualidade dos seus produtos. No entanto, também comercializa para revenda e Profissionais de construção e de instalação na área de climatização. Quanto à concorrência de que a Casa Peixoto sofre passa por ser basta tendo em conta o mercado por outras empresas de maior escala e voluma de negócios. Exemplo comum dessas empresas são: Ikea; Moviflor; Maxmat. A Casa Peixoto atualmente trabalha com vários fornecedores de diferentes ramos, tais como a Cimpor, Weber, Amorim, Boltherm, LG, Roca, Tesa, Barmat, Cinca, Sanidusa, Sanitana, Bruma, etc.

5

Ma Matriz triz BCG Participação Relativa de Mercado

Crescimento do mercado

Fatores críticos de sucesso Podemos dizer com toda a certeza que a Casa Peixoto é uma empresa de sucesso. Exemplo disse é a sua durabilidade (30 anos), a existência de 4 lojas de grande enormidade. Os fatores críticos que nós identificamos como sendo mais importantes sãos os seguintes: -Empresa sendo familiar e os donos serem todos da mesma família faz com que todo o trabalho seja mais fácil -Experiência acumulada de 30 anos -Grande qualidade e quantidade de produtos existentes nas suas lojas -Haver lojas da Casa Peixoto nas 3 principais cidades de Portugal (Lisboa, Porto, Braga) -Assistência personalizada nas lojas

6

Gr Grupos upos Estr Estra atégicos Construção: Amorim, Boltherm, Cimpor, Onduline, Imperalum, Telhas Cobert, Margon, Perfisa, Sika, Soplacas, Termolan, Weber, Artebel Instalação/ Climatização: Barmat, Baxiroca, Bronpi, Edilkamin, Ferlix, Fersil, Glamm, Hokkaido, Karcher, Lacunza, LG, Roca, Sach, Solzaima, Tesa, Tesy, Vulcano, WilO Cerâmica: Alcalagres, Aleluia cerâmicas, Azulev, Azuvi, Bisazza, Cinca, Colorisa, Domino, Goldcer, Gresco, Grestejo, Halcon, Macel, Margres, Mijares, Natucer, Onix, Pavigrés, Poceram, Primus, Roca, São Paulo, Dune, Ecopiedra Madeira: Finsa, Faus Salas de banho: Afil, Bruma, Cifial, Samomar, Grohe, Sanidusa, Sanitana, Sonia, Arblu, Villerroy & Boch, Teuco, Recor Pintura: Cin Cozinhas: Prodomo, Santos Eletrodomésticos: Alfa, Bosch, Franke, Hotpoint, Indesit, smeg, Balay Lar: Atlantis, Bodum, Cutipol, Eglo, Kartell, Koziol, Lirio, Portus, Renova, Ritzenhoff, Silampos, Vista Alegre Jardim: Gardena, Vito Ferramentas: Aslo, Bosch, Einhell, Itools, Karcher Ferragens: Tupai

7

Análise PEST

Austeridade Legislação excessiva

Taxa de desemprego custos energéticos

Politicos

Sociais Independência tar envelhecimento da p

Económicos

Técnológicos scente por parte do zação do /serviço

8

Análise SWO SWOT T

Pontes fracos: -Não ter muita visibilidade, ou seja, há muitas pessoas que não a conhecem

Pontes fortes: -A polivalência profissional em várias áreas -Assistência personalizada -Qualidade de produtos

Oportunidades: -Uma presença importante de lojas em centros económicos grandes tal como Lisboa, Porto e Braga -Investimento Externo

Ameaças: -Muita e diversificada concorrência -Pouca visibilidade e publicidade o que pode levar a menos receitas

9

ESTRATÉGIAS Estratégia de P Por or orter ter Michael Porter afirma que a estratégia competitiva representa todas as ações (defensivas ou ofensivas) de uma empresa para criar uma posição sustentável dentro da indústria, sendo que estas ações são uma resposta às cinco forças competitivas. De forma a conseguir representar essas ações, Porter produziu uma matriz, onde no núcleo do posicionamento se encontra a vantagem competitiva e os seus dois tipos básicos, baixo custos e a diferenciação. A outra variável que Porter considerou foi o alvo estratégico que pode ser amplo (toda a indústria) ou limitado (apenas um segmento em particular). As três estratégias genéricas que surgem da aplicação dos pontos fortes de uma forma ampla ou limitada são: liderança pelos custos, diferenciação e foco. Estas estratégias podem ser aplicadas, na maioria das vezes, ao nível das PMEs. Estas são denominadas de estratégias genéricas pois não são dependentes nem da empresa nem do setor.

1 0

 Estratégia de Liderança pelos Custos Esta estratégia representa, frequentemente, o domínio das grandes empresas. As pequenas empresas, geralmente, não tem capacidade para atingir a liderança pelos custos pois esta exige economias de escala. A empresa que utilizar esta estratégia deve produzir em grande volume, fazendo com que os gastos de todo o processo de fabricação, divulgação e distribuição do produto diminuam o que resulta no facto de o preço ser o principal atrativo. O preço baixo será a vantagem competitiva da empresa, o que irá aumentar a sua quota de mercado. Em suma, a base de custo mais baixa tem que ser sustentada, para que a liderança se mantenha.

 Estratégia de Diferenciação A Estratégia de Diferenciação baseia-se no desenvolvimento de produtos/serviços que oferece atributos únicos que os clientes têm em conta e percebem que são os melhores ou, pelo menos, diferentes dos da concorrência. O valor acrescentado, devido à singularidade do produto, permite à empresa cobrar um preço mais elevado por isso. Este preço é geralmente mais elevado, para que a empresa possa cobrar os custos adicionais e assim continuar a oferecer um produto com mais qualidade face à concorrência.

 Estratégia de Foco A Estratégia competitiva de Foco significa escolher um alvo restrito de clientes, onde a empresa apenas atende às necessidades específicas de um determinado grupo, proporcionando algo considerado único por esses clientes. Resumindo, a empresa escolhe um segmento ou nicho específico (daí o facto de esta estratégia ser chamada de estratégia de segmentação ou estratégia de nicho) podendo optar por tentar alcançar uma vantagem pelos custos ou pela diferenciação. Espera-se que, concentrando os esforços de marketing em um ou talvez dois segmentos de mercado mais restritos e adaptando o marketing mix a esses mercados especializados, seja possível responder melhor às necessidades desses mercados-alvo.

1 1

APLICANDO À EMPRESA Aplicando a teoria à nossa empresa (Casa Peixoto), podemos afirmar que a estratégia utilizada é a de diferenciação, sobretudo porque a Casa Peixoto quer ser reconhecida pelas suas ideias inovadoras, onde se distinguem pelo design de produtos. A Casa Peixoto distingue-se por um serviço profissional à medida das necessidades dos clientes e pela diversidade e qualidade de produtos, tentando sempre oferecer o melhor preço possível consoante a qualidade do produto específico. Os colaboradores da empresa estão sempre ao dispor do cliente, de forma a que cada cliente seja “único”. Em tom de conclusão, a Casa Peixoto é cada vez mais uma empresa orientada para o cliente, garantindo sempre o profissionalismo e qualidade em todos os serviços e produtos.

Estratégias de Ansof Ansofff A Matriz de Ansoff constitui um modelo viável na determinação de oportunidades de crescimento de uma empresa, modelo este que também é conhecido como Matriz Produto/Mercado. Igor Ansoff criou uma matriz onde o principal foco se encontra nos produtos e nos mercados atuais e potenciais de uma determinada empresa. Nesta matriz, encontrámos quatro combinações mercado/produto possíveis para retratar a situação em que cada empresa se insere.

 Penetração de mercado A empresa faz de tudo para conquistar os clientes de outras empresas concorrentes, atuando assim nos mesmos mercados e oferecendo os mesmos produtos ou serviços, na tentativa de aumentar a sua quota de mercado.

 Desenvolvimento de mercado A empresa, através de produtos já existentes, direciona-se para novos segmentos de mercado.

 Desenvolvimento de produtos A empresa tenta criar/desenvolver novos produtos ou serviços, para mercados em que já está inserida.

 Diversificação Sendo esta a estratégia mais arriscada, a empresa tenta inovar em todos os sentidos, ou seja, tentam crescer através da criação de novos produtos dirigidos a um segmento de mercado novo.

1 2

Aplicando à empresa Aplicando a Matriz de Ansoff à Casa Peixoto, podemos afirmar que esta empresa aposta na vertente de desenvolvimento de produtos, devido ao facto de estes criarem e desenvolverem produtos novos em mercados que já estão habituados. A Casa Peixoto assume-se como uma referência no setor de atividade em que atuam, esforçando-se sempre para a criação de algo novo, tentando revolucionar o mercado em que se encontram. A Casa Peixoto destaca-se pela “experiência dos profissionais”, pelas “soluções inovadoras” e pelo “design de produtos”.

Em suma, a Casa Peixoto apresenta soluções integradas, sempre atualizados com as novidades que o mercado apresenta. Em tom de conclusão, a empresa foca-se na qualidade e diversidade dos produtos, procurando sempre apresentar os melhores preços para benefício dos clientes e, assim, proporcionar algo inovador, mexendo com o mercado em que estão fixados.

1 3

Inter Internacionalização nacionalização

A Casa Peixoto encontra-se em constante expansão, possuindo bastantes clientes no mercado externo. Para ser mais específico, a empresa já se encontra a exportar para a França, Espanha, Tunísia, Marrocos, Egipto, Cabo Verde, Angola e Moçambique. Resumindo, podemos afirmar que a Casa Peixoto está presente num vasto leque de Países, podendo assim oferecer os seus produtos e serviços fora de Portugal.

1 4

BIBLIOGRAFIA / WEBGRAFIA ht t ps : / / www. por t al ges t ao. com/ ar t i gos/ 6710as est r at %C3%A9gi as gen%C3%A9r i cas demi c hael por t er . ht ml ht t p: / / www. c asapei x ot o. pt / gc a/ ?i d=26 ht t p: / / www. c asapei x ot o. pt / gc a/ ?i d=13ht t p: / / www. cas apei x ot o. pt / gc a/ ?i d=13

http://pt.kompass.com/c/abilio-rodrigues-peixoto-filhos-s-a/pt015988/ https://www.gescontact.pt/abilio-rodrigues-peixoto-filhos-sa-501578455 http://www.lusopress.tv/videos/video/594/casa-peixoto-lanca-campanha-para-clientes-em-franca/ http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=83541 ht t ps: / / pt . m. wi ki pedi a. or g/ wi ki / Mat r i z_BCG ht t p: / / www. economi as. pt / concei t odemat r i z bcg/

1 5...


Similar Free PDFs