A nova ordem e o Bipartidarismo PDF

Title A nova ordem e o Bipartidarismo
Course História
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 3
File Size 49.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 17
Total Views 156

Summary

A nova ordem e o Bipartidarismo Resumo...


Description

A nova ordem e o Bipartidarismo:

No primeiro momento os militares diziam que o que estavam prestes a fazer era uma revolução, assim chamada por eles de ´´a nova ordem´´, mas todos sabem que foi um golpe para tirar Joao Goulart do poder, pois o próprio era uma ´´ameaça´´ segundo os militares, de implantar o comunismo no Brasil. A ditadura militar começou com o governo Castelo Branco, dado os Atos Institucionais para o início. O primeiro ato institucional (AI – 1), cassava o mandato dos políticos e suspendia os diretos constitucionais, além da aprovação de leis indiretas. Castelo criou muitos programas, como Page (programa de ação econômica), onde o estado interferia na economia, a SNI (serviço nacional de informação), que investigava a oposição, ou seja, um ato de repressão. Além de tudo isso, existiu o AI – 2 de 1965, que confirmava as eleições indiretas para presidente, a extinção dos partidos políticos, criando assim o bipartidarismo, composto pela Arena (aliança renovadora nacional) e o MDB (movimento democrático brasileiro). Logo após, existiu o AI – 3, que era uma continuação do AI – 2, permitindo então as eleições indiretas a governadores e prefeitos. E por último o AI – 4, que era uma proposta de criação de umas novas constituições.

AI – 5 e as bases do milagre econômico:

Após o ato institucional 4, a oposição aumentou criando diversos movimentos, como o dos estudantes (UNE), o artístico com a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Geraldo Vandré. Além do movimento intelectual e a frente ampla, formada por JK, Jango e Lacerda.

Se do lado da oposição os movimentos aumentaram, do lado dos militares a repressão também aumentou, com o SNI, o DOI – CODI e a censura. No governo Costa e Silva a oposição fica mais clara, aumentando assim a repressão. O aumento da oposição se deu principalmente pela morte do estudante Edson Luis em meio de uma manifestação reabertura do Restaurante Calabouço, com este fato ocorreu o aumento as guerrilhas e a passeata de cem mil, contra a ditadura. Para combater a oposição o governo decretou em 1968 o AI – 5, que consistia em:

     

Cassação de mandatos; Fechamento do congresso; Centralização política; Fim dos direitos e liberdade constitucional e individual; Fortalecimento das instituições repressoras; Fim do Habeas Corpus.

O milagre brasileiro: Crescimento e Crise

Este governo foi conhecido como ´´anos de chumbo´´, marcado principalmente pela grande repressão. Na questão econômica foi criado o primeiro plano nacional que tinha como maior objetivo o crescimento repentino da economia, conseguindo então aumentar o PIB e diminuir a inflação para menos de 20%. Outro fator para um maior aumento da economia, foi a construção da usina de Itaipu, a ponte Rio Niterói e a rodovia transamazônica. Porém, não houve uma distribuição de renda justa, existiu o armado arrocho salarial, que congelava os salários, ou seja, não aumentava os salários dos trabalhadores.

A crise do milagre econômico e o fim do AI – 5

A crise do milagre econômico começou desde o arrocho salarial, e o grande descaso social, e a crise do petróleo (1973), que chegava ao país. Isso causou manifestações, protestos e greves contra o regime militar. Com tudo essa pressão surge a anistia, onde a própria declarada pelo governo, dizia que seriam perdoados os crimes políticos, então todos os exilados e os prisioneiros e ate mesmo os torturadores eram soltos. Durante a crise de 1973 para frente, Ernesto Geisel entra no poder, iniciando a redemocratização, abrindo o país para a democracia, e em primeiro passo o rompimento do AI – 5....


Similar Free PDFs