Análise do filme The Doctor - Um golpe do destino PDF

Title Análise do filme The Doctor - Um golpe do destino
Course Saúde mental da mulher
Institution Universidade de Santa Cruz do Sul
Pages 2
File Size 58.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 102
Total Views 149

Summary

Análise do filme The Doctor - Um golpe do destino...


Description

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL CURSO DE MEDICINA – SAÚDE DO ADULTO I DISCIPLINA DE RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE Professor Vinicius Eduardo Lange Rech Análise do filme: O Golpe do Destino (The Doctor)

O filme contribui muito com a minha formação, no sentido de reforçar a importância da empatia na relação médico-paciente. Mostrando como se sente um médico que não tinha as melhores relações do mundo com seus pacientes e familiares, ao descobrir que possui câncer e que agora ele é o paciente. Faz-nos refletir junto com o protagonista sobre como é o sistema para o outro lado, mostra o sofrimento e as angústias a que os pacientes estão submetidos, e que como médicos temos uma responsabilidade tremenda não só em curar a doença do paciente, mas também e na minha opinião, principalmente, de amenizar o sofrimento do paciente. Quase todo paciente busca ajuda, porque está fragilizado, vulnerável, e confia no médico para resolver os problemas, o qual deve ser atencioso com o paciente e tentar ajudá-lo da melhor forma possível, mesmo que não consiga resolver seu problema.O filme revela isso, quando o protagonista faz amizade com uma paciente com câncer cerebral mal diagnosticado, e ele sabe que as chances dela se curar são mínimas, mas ele a incentiva a não desistir de viver, e a ajuda a realizar um sonho de assistir a uma apresentação que ela sempre quis assistir, a fim de mostrar que sempre podemos fazer algo, mesmo que seja considerado “inútil” pela maioria das pessoas. Também nos faz refletir, sobre como podemos estar bem, vivendo a vida normalmente, quando de repente tudo pode se transformar e a vida virar de cabeça pra baixo. É o que acontece com a maioria dos pacientes com câncer, quase todos são pegos desprevenidos pela doença, que muitas vezes quando aparece, é tarde demais, por isso a importância da prevenção. Ninguém está livre de ficar doente, inclusive os médicos, e todo médico alguma vez na vida foi ou será paciente, portanto sempre deve-se tratar os demais com respeito, afinal também gostamos de ser bem tratados e valorizados, visto que acima de qualquer coisa, somos todos humanos, independente da profissão ou papel social que exercemos.

Por fim, o filme nos mostra como nunca é tarde para tentarmos mudar nossas atitudes, para o protagonista, essa mudança de ideais e atitudes foi totalmente benéfica para a vida dele, pois além de melhorar sua vida profissional, sua vida pessoal teve grandes melhoras também, ficou mais próximo e mais íntimo de sua esposa e de seu filho, além de ter começado a desenvolver ótimas relações com seus pacientes, visto que começou a enxergá-los não como portadores de uma doença, mas também como pessoas que estão fragilizadas e que precisam de cuidado e atenção. Percebeu que ser uma pessoa mais ética faz bem para si próprio....


Similar Free PDFs