AVALIAÇÃO-SOMBRAS DE GOYA PDF

Title AVALIAÇÃO-SOMBRAS DE GOYA
Course Historia Moderna
Institution Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Pages 2
File Size 109.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 75
Total Views 140

Summary

AVALIAÇÃO SOMBRAS DE GOYA...


Description

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA CENTRO DE ARTES, HUMANIDADES E LETRAS.

Curso: Licenciatura em História Disciplina: História Ibérica Docente:Marco Antônio Nunes Discente: Felipe dos Santos

ATIVIDADE SOMBRAS DE GOYA

1. Pois, as pinturas de Francisco de Goya y Lucientes retratava em suas telas a obscuridade da época, de forma a mostrar a verdadeira face da Igreja. Suas pinturas eram enriquecidas com sombras e pouca iluminação, característica peculiar do barroco. Em suas telas estavam representadas o sofrimento que estava estampado no rosto das pessoas e sua intranquilidade e insegurança devido à perseguição que o clero realizava para aquele individuo, que por ventura viesse a ser considerando como herege. Então, o que incomodava o Santo Ofício nas pinturas de Goya, e que tais pinturas eram representadas em toda sociedade espanhola, era esse choque de valores entre o que a fé católica representava os arcaicos costumes adotados pelo clero.

2. Inês Bilbatúa, protagonizada por Natalie Portman, filha de um rico comerciante e cristão novo. Inês é intimada ao Santo Oficio, devido a denúncias realizadas por membros do Santo Oficio que “casualmente” estavam numa taverna e viram Inês recusar carne de porco, sendo acusada ao chegar ao interrogatório do Santo Oficio de realizar práticas Judaicas, pratica essa que a Igreja Romana e o Santo Ofício condenavam veementemente como sendo hereges os que praticam. Inês é então interrogada pelo Santo Oficio e sob tortura ela declara a possível pratica de herética, mesmo não tendo consciência de sua herança familiar judaica.

3. Francisco Goya não era bem visto pelo clero Espanhol, pois retratava em suas obras o lado obscuro do clero, pelo fato do pintor contar com a possível defesa do frei Lorenzo. O tribunal 1

do Santo Ofício resolve não puni-lo, mas sim procurar aqueles que serviram de modelos para suas pinturas, estes declarados pelo clero como sendo os verdadeiros infiéis, quando frei Lorenzo dirige-se até o ateliê de Goya para servir de modelo para uma pintura sua, Frei Lorenzo aparenta certo interesse por uma de suas obras, de uma bela jovem, a então Inês Bilbatua. E trata então de perseguir e faze-la cair na inquisição.

4. Tomas Bilbatúa, pai de Inês. Então convida frei Lorenzo e Francisco Goya para um jantar, onde o pai e a família de Inês questiona os métodos de interrogação do Santo Oficio, alegando que sob tortura, sob dor qualquer individuo pode confessar qualquer coisa. Para provar isso Tomas elabora uma declaração na qual diz que frei Lorenzo confessa ter sido um macaco e com a ajuda de seus filhos e subordinados, Tomas submete Lorenzo a tortura realizada pelo Santo Oficio e ele acaba assinando a declaração.

5. Está em contexto a Revolução Francesa, após saber que o rei Luiz XVI foi decapitado na França passam-se 15 anos e a Espanha agora é governada por reis estrangeiros. Napoleão avança com seus exércitos pela Europa, em 1807 as tropas francesas entram na Espanha. Napoleão ocupa várias cidades espanholas e nomeia seu irmão José Bonaparte como rei da Espanha. Essa presença napoleônica causou diversas mudanças para a Espanha, como a abolição da Inquisição, seus membros julgados e condenados a morte, é neste momento que Inês é solta do cárcere inquisitorial, após 15 anos, ela sai desfigurada e perturbada mentalmente consequência das torturas do Santo Oficio, a procura da filha concebida dentro do cárcere com o frei Lorenzo, toda sua família está morta e ela conta somente com a ajuda de Francisco Goya, este já surdo.

2...


Similar Free PDFs