Carrapatos - Resumos PDF

Title Carrapatos - Resumos
Author João Simão
Course Doenças Infecciosas Dos Animais Domésticos I
Institution Universidade Estadual do Centro-Oeste
Pages 1
File Size 33 KB
File Type PDF
Total Downloads 75
Total Views 156

Summary

Resumos...


Description

Carrapatos São hematófagos obrigatórios, realizam repastos sanguíneos demorados, facilitando a ingestão de grande número de patógenos. Tem predileção por hospedeiro, embora não sejam espécie-específica. Necessita de umidade para sobreviver (maior que 30ºC) e possuem geotropismo positivo. Resposta imunológica: Proteínas da saliva do carrapato tem a capacidade de diminuir a coagulação do sangue, além disso, influenciam a via intrínseca e extrínseca, metaloproteínas inativam o colágeno, atrapalha os mastócitos e são capazes de influenciar na resposta imunológica local. Inativa C5 (quue recruta interferons) e possuem proteínas que inativam as células T. O carrapato secreta todas as substâncias em pequenas quantidades, fazendo com que o Sistema Imune do hospedeiro não as identifique nem consiga montar uma resposta imunológica (o sistema entende que por ser uma pequena quantidade, não é uma substância agressiva).

Controle Uso de raças resistentes - melhoramento genético (animais de produção) Introdução de carrapatos estéreis Controle fora do hospedeiro: rotação de pastejo, uso de gramíneas com poder repelente ou letal, não usar acaricidas nem realizar queimadas. Cheiro cor e temperatura do animal influenciam na predileção do carrapato. Tratamento Carrapaticidas: organofosforados, formamidinas, piretróides e avermectinas (injetável). Pulverização, banho de imersão, aplicação dorsal (uso de eprinomectina como auxiliar). Necessita de atenção para respeitar o período residual do produto. Fipronil: seguro para filhotes acima dos 30 dias. Banhos: 14/14d de 2-3x. Deltametrina: 50mg/L 7/7d para o Amblyoma e 25mg/L 21/21d para Riphicephalus e Dermacentor.

Patogenia

Furalaner, fluazuron 2,5mg/kg, fipronil 1-15mg/kg de 30/30d.

Prejuízos ao hospedeiro: irritação e estresse (Amblyoma e seu gnatossoma), dano mecânico (necrose focal, inflamação eosinofílica, infecção secundária, hipersensibilidade).

Homeopatia é utilizada para controle, sem nenhuma contraindicação.

Em altas infestações: anemia, redução de produtividade, emagrecimento. Efeitos sistêmicos (raros): as neurotoxinas da saliva interfere em sinapses de nervos motores na medula espinhal...


Similar Free PDFs