Caso clínico fratura de MMII I PDF

Title Caso clínico fratura de MMII I
Course Fisioterapia Traumato-ortopedica I
Institution Universidade Federal de Santa Maria
Pages 2
File Size 53.4 KB
File Type PDF
Total Downloads 44
Total Views 135

Summary

Download Caso clínico fratura de MMII I PDF


Description

RC, 35 anos, casado, garçom. Há 50 dias sofreu um atropelamento no caminho do trabalho, tendo ocorrido vários traumas. Na ocasião do acidente, foi levado a um pronto socorro e lá diagnosticaram fratura da tíbia esquerda, terço proximal, fratura do fêmur no mesmo membro, com 3 fragmentos na diáfise do osso. Foi imobilizado e transferido para o hospital onde sofreu cirurgia com fixação interna. Na tíbia foi utilizada uma placa em T e parafusos, no fêmur foi utilizada haste intramedular e parafusos fixando os fragmentos no corpo do osso. O paciente ficou internado por 10 dias, tendo alta utilizando gesso circular por 30 dias. Também foi orientada a não pisar, nesse período. Passado esse período o paciente procurou o serviço médico. O gesso foi removido e o mesmo foi orientado a realizar fisioterapia para membro inferior esquerdo. Durante a avaliação com fisioterapeuta, o paciente queixou-se de muita dor na mão direita, na região do punho. Havia comentado com o médico, mas este disse ter sido devido ao trauma durante o atropelamento. Também queixase de dores nas costas, região lombar. Na avaliação física, queixou-se de dor na perna esquerda, falta de movimento no joelho e tornozelo. Disse também que a perna incha muito, principalmente à noite. Está andando de muletas bi axilares e está orientado a fazer descarga de 10 Kg no membro da lesão, mas não sabe como fazer. Segundo o laudo radiológico: a fratura de tíbia está em consolidação e a do fêmur com pequeno retardo, uma vez que foi mais grave. Apresenta ao exame físico: marcha com muletas bi axilares, não flete o joelho durante a fase de apoio da marcha, apresenta o pé esquerdo com coloração arroxeada, aumento de volume em joelho e pé. Apresenta cicatriz na perna, com um ponto aberto, onde pode-se identificar a solução de continuidade, observa-se cicatriz da entrada da haste no trocanter do fêmur, fechada e dor à palpação peri-patelar. Movimentos (ativo/passivo): Joelho= flexão 80°/90°; extensão 10°/8° de flexo Patela aderida; Tornozelo= dorsiflexão 20°/25° e flexão plantar 30°/29° Quadril: livre, mas aos movimentos o paciente diz sentir dores pela perna toda. Não foi possível realizar testes especiais para lesões de tecidos moles de joelho e tornozelo. A partir da leitura do caso:

- Destaque as principais considerações que devem nortear o tratamento do paciente nessas primeiras semanas de reabilitação ambulatorial (objetivos a curto prazo)

Em um primeiro momento, sugeriria ao paciente que realizasse um exame radiológico para confirmar se não houve nenhuma lesão no punho e também na região lombar, uma vez que o mesmo refere muita dor. Após, avaliação física e anamnese, realizaria o teste de bandeira para descartar Trombose venosa profunda no membro lesionado. O principal objetivo seria preservar o suprimento sanguíneo, já que o paciente apresenta o pé esquerdo com coloração arroxeada e relata inchaço do membro lesionado; alongamentos de membros superiores com o objetivo de evitar dores devido ao paciente permanecer muito tempo na mesma posição pós operatório e também devido a possíveis compensações com o uso das muletas; alongamento de membros inferiores para restaurar o comprimento do membro; restaurar a amplitude de movimento do joelho e tornozelo e manter a amplitude de movimento do quadril; restaurar a força muscular de dorsiflexores, flexores plantares, inversores e eversores e também de quadríceps e isquiotíbiais; fortalecer membros superiores, pois o paciente precisará para um uso correto e não compensatório das muletas; restaurar o padrão de marcha normal, sem carga, com muletas ou andador. Por fim, orientar o paciente como realizar tarefas diárias, como utilizar adequadamente as muletas, alertando-o sobre as compensações, orientações de exercícios simples que podem ser feitos em casa e como se posicionar na cama, sofá, cadeiras, etc....


Similar Free PDFs