Testes especiais MMII PDF

Title Testes especiais MMII
Author Juliana Bauman
Course Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica
Institution Universidade de Taubaté
Pages 8
File Size 391.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 44
Total Views 138

Summary

Testes para determinar lesões musculoesqueléticas em membros inferiores...


Description

Testes especiais MMII QUADRIL 

Teste de Trendelenburg Função: Detectar fraqueza dos músculos estabilizadores (glúteo médio e glúteo mínimo) Positivo: Desabamento da pelve Teste: Paciente em pé, irá retirar uma das pernas do chão (fletindo o quadril o joelho) e deverá se estabilizar em uma perna só.



Teste de Patrick ou Fabere Função: Avaliar articulação sacroilíaca ou coxofemoral Positivo: Dor inguinal (coxofemoral) / dor ilíaca (sacroilíaca) Teste: Paciente toca o calcanhar de um dos pés no joelho oposto (como se estivesse fazendo um 4 com as pernas). Em seguida o terapeuta aplica uma resistência sobre o joelho fletido e a EIAS oposta.



Teste de Fadir Função: Avaliar integridade da articulação coxofemoral Positivo: Dor Teste: Paciente em decúbito dorsal com quadril e joelho fletidos a 90º. O terapeuta irá comprimir a articulação coxofemoral através de uma adução e rotação interna do quadril.



Teste de Tomas Função: Verificar encurtamento de iliopsoas Positivo: Elevação da perna do paciente em relação à maca Teste: Paciente em decúbito dorsal é orientado a abraçar os dois joelhos. Uma das pernas do paciente deve voltar a posição inicial para verificar se esta entrará em contato total ou não com a maca.



Teste de Ober Função: Verifica encurtamento do músculo Tensor da Fáscia Lata (TFL) e banda iliotibial Positivo: Perna do paciente cair de forma bloqueada Teste: Paciente em decúbito lateral. O terapeuta flete o joelho do paciente a mais ou menos 90º, faz abdução e extensão de quadril. Após este posicionamento, o terapeuta solta a perna do paciente, esperando que a perna do mesmo caia de forma harmônica.



Teste de Ortolani Função: Verifica deslocamento congênito do quadril em lactentes. Positivo: Resistência a cerca de 30ºde abdução do quadril do lactente juntamente com um estalido. Teste: O lactente é posicionado em DD com os quadris fletidos a 90º e joelhos totalmente fletidos. O terapeuta segura as pernas do lactente de modo que seus polegares posicionem-se na parte medial das coxas e dos dedos na parte lateral das coxas do lactente. As coxas são abduzidas delicadamente, e o examinador aplica uma força leve nos trocanteres maiores com os dedos de cada mão.



Telescopagem Função: Avaliar instabilidade do quadril Positivo: Deslocamento no sentido axial Teste: Pressão longitudinal da coxa com o quadril na posição fletida a 90º

JOELHO 

Sinal de Clark Função: Sugerir disfunção femoropatelar / condromalácia Positivo: Dor e dificuldade em manter a contração do quadríceps Teste: O terapeuta exerce uma leve pressão no polo superior da patela contra o sulco troclear e solicita ao paciente que contraia o quadríceps.



Teste de Apreensão patelar Função: Verificar deslocamento da patela Positivo: Paciente apreensivo e tenta contrair o quadríceps a fim de trazer a patela à posição neutra. Teste: Paciente em decúbito dorsal com joelho a mais ou menos 30º de flexão. O terapeuta irá deslocar a patela lateralmente cuidadosamente e lentamente



Manobra de McMurray Função: Identifica lesões meniscais Positivo: Estalido ou dor Teste: Paciente em decúbito dorsal. Terapeuta segura o pé do paciente com uma mão e palpa a linha articular com a outra. O joelho é fletido completamente e a tíbia movimentada para frente e para trás e então mantida alternadamente em rotação interna e externa enquanto o joelho é estendido.



Manobra de Apley Função: Identifica lesões meniscais Positivo: Dor Teste: O paciente deita-se em decúbito ventral com os joelhos fletidos a 90º. O terapeuta aplica uma força compressora na planta do pé e faz uma rotação interna e externa.bilateralmente.



Estresse em varo Função: Verificar integridade dos ligamentos do joelho Positivo: Dor com joelho estendido sugere um rompimento importante dos ligamentos do joelho, enquanto que com o joelho fletido é indicativo de lesão de ligamento colateral lateral. Teste: o examinador aplica um estresse em varo no joelho do paciente enquanto o tornozelo está estabilizado. O teste é feito com o joelho do paciente em extensão completa e então com 20º a 30º de flexão.



Estresse em valgo Função: Verificar integridade dos ligamentos do joelho Positivo: movimento excessivo da tíbia distanciando-se do fêmur / Dor com joelho estendido sugere um rompimento importante dos ligamentos do joelho, enquanto que com o joelho fletido é indicativo de lesão de ligamento colateral medial. Teste: o terapeuta aplica um estresse valgo no joelho do paciente enquanto o tornozelo está estabilizado. O teste é feito primeiramente com o joelho em extensão completa e depois repetido com o joelho a 20º de flexão



Teste de Gaveta Anterior Função: Detecta instabilidade anterior do joelho (LCA) Positivo: Movimento anterior excessivo da tíbia em relação ao fêmur Teste: Paciente deita em decúbito dorsal com o joelho fletido a 90º. O terapeuta se senta sobre o ante-pé do paciente. Com o pé do paciente em posição neutra, o terapeuta puxa a tíbia para frente segurando na parte proximal da panturrilha.



Teste de Lachman Função: Identifica lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) Positivo: Sensação final macia e um movimento excessivo da tíbia. Teste: O paciente deita-se em decúbito dorsal e o terapeuta estabiliza o fêmur distal com uma mão e segura a tíbia proximal com a outra mão. Com o joelho mantido em flexão leve, a tíbia é movimentada para frente sobre o fêmur.



Teste de Gaveta Posterior Função: Detecta lesão no ligamento cruzado posterior (LCP) Positivo: Movimento posterior excessivo da tíbia em relação ao fêmur Teste: Paciente deita em decúbito dorsal com o joelho fletido a 90º. O terapeuta se senta sobre o ante-pé do paciente. Com o pé do paciente em posição neutra, o terapeuta empurra a tíbia para trás segurando na parte proximal da panturrilha.



Manobra de Godfrey Função: Detectar frouxidão do LCP Positivo: Deslizamento posterior da tíbia Teste: Paciente em decúbito dorsal. O terapeuta segura a perna do paciente distalmente em 80º.

TORNOZELO



Teste de gaveta anterior Função: Detectar instabilidade ligamentar do tornozelo Positivo: Dor e movimento anterior for maior que o lado não acometido Teste: Paciente em decúbito dorsal. O terapeuta estabiliza a tíbia e a fíbula distalmente com uma mão enquanto a outra segura o pé do paciente em flexão plantar (mais ou menos 20º)....


Similar Free PDFs