Conectores menores, linha de fulcro e retentores indiretos PDF

Title Conectores menores, linha de fulcro e retentores indiretos
Author Giovana Garcia
Course Prótese Parcial Removivel
Institution Universidade de Santo Amaro
Pages 5
File Size 97.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 18
Total Views 141

Summary

Download Conectores menores, linha de fulcro e retentores indiretos PDF


Description

Selas Componente da prótese parcial removível que preenche o espaço protético, reconstruindo, funcional e esteticamente, os tecidos ósseos e mucosos alterados pela perda dos dentes. São elementos rígidos e unidos à conexão maior. Função       

Transmissão de forças mastigatórias à fibromucosa; Fixar os dentes artificias; Preenchimento dos espaços protéticos devolvendo o volume ósseo; Favorece a estética; Impedir a movimentação dos dentes antagonistas no sentido vertical; Impedem impactação alimentar, preservando papila; Previne desconforto e injúria impedindo que partículas alimentares entrem entre a sela e o rebordo.

Tipos   

Plástica; Plástica com reforço metálica (metaloplástica); Metálica.

Constituição das selas 



Metal  Grades  fixação de resina;  Malhas; Plástico  Resina acrílica;  Fixação de dentes;  Requisitos estéticos;  Permite o reembasamento.

Remodelação alveolar 





1º ano após a exodontia  Maxilar 2 a 3mm;  Mandibular 4 a 5mm; Taxa anual  Maxilar 0,025 a 0,05 mm;  Mandibular 0,1 a 0,2 mm; Primeiros três meses após a exodontia  2/3 da perda óssea ocorrida no primeiro ano.

Limites da grade metálica – PPR Extremidade livre

PPR INFERIOR   

Posterior: região do 1º molar; Anterior: além da distal do dente pilar; Vestibular e língual: abranger a crista do rebordo.

   

PPR SUPERIOR Posterior: cobre parte da tuberosidade; Anterior: além da distal do dente pilar; Vestibular: aquém da linha que passa pelas faces vestibulares dos dentes pilares; Palatino: além da crista do rebordo em direção ao palato.

Alívio da estrutura metálica  

Permite o contato da resina com a fibromucosa; Deve ser 0,5mm a 1mm.

Conectores menores

Componente que funciona com ligação entre os grampos, apoios oclusais ou apoios em cíngulo ao conector maior ou à sela. Podem unir um apoio de forma direta ou indireta. Função    

União de componentes; Transmissão de forças oclusais; Quando vizinhos a espaço protético, funcionam como planos guias; Podem atuar como retentores indiretos.

Forma  

Triangular; Achatada e larga.

Características  





Deve ter volume suficiente para ser rígido e não causar desconforto ao paciente; Quando unido a conexão maior  1,5mm no sentido vestíbulo-lingual;  2 a 2,5mm no sentido mésio-distal (base do triângulo); Quando unido a sela  Terço incisal (relacionado com a superfície axial do dente pilar): 3mm no sentido vestíbulo-lingual e 1,0 a 1,5mm no sentido mésio-distal;  Terço final (relacionado com a sela): 1,5 a 2mm no sentido vestíbulo-lingual e 2 a 3mm no sentido mésio-distal;  Terço médio: transmissão das características dos outros terços. Localização: proximal, ameia interdental, palatina ou lingual.

Placa distal     

Forma de placa achatada; Não está ligada ao apoio oclusal; Ligado aos grampos de Roach; Atuam como plano guia; Estabilizam o dente suporte.

Importância da biomecânica: estabilizar a prótese no plano horizontal evitando que a mesma se movimente no sentido anteroposterior e látero-lateral.

Linha de fulcro

São linhas imaginárias que tendem a movimentar a prótese. Essa movimentação ocorre no sentido de aproximação e afastamento dos tecidos, nas classes I e II de Kennedy, e no sentido vestíbulo-lingual, em espaços anteriores que cruzam a linha média. Tipos de movimentos 







Em torno do rebordo  Para impedir esse movimento, deve-se planejar componentes nos dentes mais posteriores que possam ser utilizados como suporte;  Classe III: não tem LF quando a prótese é confeccionada bilateralmente. Em torno do eixo imaginário  Classe I, II, III e IV;  Causado por forças laterais e oblíquas geradas durante a função;  Esse movimento é impedido pelos grampos de oposição e conectores menores, ambos rígidos; Aproximação dos tecidos  Movimento causado pela força mastigatória tendendo aproximar a sela em direção ao rebordo;  Fatores que diminuem esse movimento: qualidade do rebordo, adaptação da sela ao rebordo e força mastigatória; Afastamento dos tecidos  Movimento causado pela ação pegajosa dos alimentos e pela própria musculatura paraprotética, tende afastar a sela do rebordo;  Fatores que diminuem o braço de potência - Montagem dos dentes artificiais até 1º molar; - Sela acrílica cobrindo maior extensão possível da área chapeável; - Moldagem funcional; - Colocação de um RI.

Retentores indiretos

São componentes rígidos que apresentam função principal de estabilizar a prótese, reduzindo os movimentos que ocorrem em torno da linha de fulcro. Localização   

Distância da linha de fulcro; Suporte periodontal; Anatomia da coroa dentária.

Quanto mais anterior estiver o RI  Maior será o braço de resistência criado  menor o movimento de afastamento. Localizar os retentores indiretos em dentes pilares mais fortes (caninos e pré-molares); Braço de resistência menor; Preparo de nichos maiores e mais definidos. Braço de potência: sempre ocorre desigualdades entre os braços de R e P....


Similar Free PDFs