Estudo de marca - Caso Johnnie Walker PDF

Title Estudo de marca - Caso Johnnie Walker
Author Bianca dos Santos Ribeiro
Course Publicidade e Propaganda
Institution Universidade do Vale do Itajaí
Pages 2
File Size 94.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 14
Total Views 174

Summary

Estudo de caso Johnnie Walker com enfoque na antropologia e o comportamento do consumidor....


Description

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI Curso de pós-graduação em Marketing Digital Estudo de caso: Johnnie Walker 1 - Explique como a antropologia e o comportamento do consumidor influenciaram a Johnnie Walker a redefinir os seus processos organizacionais. Em suma, podemos definir antropologia do consumo como modo de conhecer o público e entender suas demandas, conforme questões culturais. Dessa forma, o caso de estudo da Johnnie Walker mostra como a marca identificou o comportamento de seus consumidores e trabalhou ações e estratégias instigadas pela antropologia. Por exemplo, o consumo de uísque fora da Escócia estimulou a marca desenvolver uma embalagem inovadora para época, com design quadrado que facilitava na exportação do produto. Outro exemplo, é o nome dos rótulos que foram alterados com base na experiência do consumidor. Os títulos Johnnie Walker Red Label e o Johnnie Walker Black Label foram criados a partir da maneira como os clientes identificavam cada garrafa. Diante disso, é possível considerar que a marca buscou perceber e captar insights conforme comportamento do seu consumidor. Outra ação interessante de citar, que ressalta o entendimento da marca sobre o público é a campanha “Keep walking, Brazil”. A empresa analisou o comportamento de consumo do produto e priorizou trabalhar uma comunicação destinada ao país, por ser considerado um dos principais consumidores de uísque no mundo.

2 - Quais foram as estratégias utilizadas baseadas na antropologia e na psicologia do consumo? Como vimos a antropologia do consumo está relacionada a estudar o público e suas manifestações. Em paralelo, a psicologia do consumo está atrelada ao saber sobre a mente, buscar entender os anseios dos consumidores relativo aos desejos e necessidades. Essa área é mais intrínseca aos gatilhos de compra, estímulos, relacionamento e percepção do público sobre a marca, como um símbolo de algo. Com base no contexto das duas ciências, há algumas estratégias da marca Johnnie Walker que evidenciam isso na prática. Um exemplo, é o movimento que a marca empregou para potencializar suas vendas estagnadas com a campanha global “Keep walking”. A marca entendeu que seus consumidores tinham apreço pela ideia de crescimento e conquistas. Dessa forma, a bebida buscou justamente trabalhar na identificação do público. Para isso, eles restilizaram a figura do Striding Man e trouxeram o conceito de progresso em seus anúncios. O texto ainda ressalta que a marca conseguiu explorar a experiência de prestígio e trabalhar com outras linhas premium. A campanha mundial “Eu não sou o futuro. Você é” é outra ação que exalta o conceito e emprega a psicologia do consumo por meio de artifícios que estimulam as necessidades hedônicas, como auto realização difundida a imagem da marca. 3 - Como eles observaram o comportamento do consumidor contemporâneo? Entenderam o novo comportamento? Sim ou não? Justifique e exemplifique sua resposta.

Com base no texto, é possível visualizar que a marca busca estar conectada aos seus consumidores. Além das mudanças visuais, a empresa aplica ao longo de sua história, outras estratégias de experiência de consumo e relacionamento com o target. Em visão ao comportamento do consumidor contemporâneo, acredito que a marca está atenta ao movimento dos consumidores por meio de pesquisas, estudos aprofundados e afins. Por exemplo, de acordo com uma pesquisa realizada pela própria importadora da bebida, a Diageo, nos últimos anos o consumo de uísque por mulheres aumentou cerca de 20%. Essa participação feminina refletiu diretamente no posicionamento da marca. Nesse cenário, eles exploraram a fatia em ascensão com a criação da Jane Walker, sendo a bebida então, representada pela figura de uma mulher. Desse modo, é notável que a marca acompanha o mercado, observa seu público, compreende suas necessidades e assim busca empregar artifícios estratégicos em suas mensagens publicitárias.

Fonte do dado: istoe.com.br...


Similar Free PDFs