Exercícios Hebreus E Fenícios PDF

Title Exercícios Hebreus E Fenícios
Course História Geral
Institution Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Pages 6
File Size 79.5 KB
File Type PDF
Total Downloads 28
Total Views 140

Summary

Exercícios Hebreus E Fenícios...


Description

HEBREUS E FENÍCIOS 1.(UEMS) A cultura hebraica (marcada por um profundo senso de religiosidade que perpassou sua arte e sua literatura) deixou raízes profundas em toda a Europa e, por extensão, na civilização ocidental, porque foi responsável pelo desenvolvimento do: A - Ateísmo B - Cristianismo C - Judaísmo D - Budismo E – Maometismo

2.(UFSC/SC) “O grande patriarca da Bíblia Hebraica é também o antepassado espiritual do Novo Testamento e o grande arquiteto sagrado do Alcorão. Abraão é o ancestral comum do judaísmo, do cristianismo e do islamismo. É a chave do conflito árabe-israelense. É a peça central da batalha entre o Ocidente e os extremistas islâmicos. É o pai – e, em muitos casos, o suposto pai biológico – de doze milhões de judeus, dois bilhões de cristãos e um bilhão de muçulmanos em todo o mundo. É o primeiro monoteísta da história”. FEILER, Bruce. Abraão. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. p. 19. Assinale a(s) proposição(ões) correta(s) com base no texto e nos seus conhecimentos sobre os assuntos a que ele se refere: 1 - O judaísmo, o cristianismo e o islamismo são religiões monoteístas que nasceram na mesma região do mundo, o Oriente Médio. 2 - Embora os judeus e os cristãos encontrem na Bíblia muitas das suas crenças, o Alcorão é o livro sagrado comum ao judaísmo, ao cristianismo e ao islamismo. 4 - O judaísmo, o cristianismo e o islamismo possuem elementos comuns em sua tradição. 8 - Podemos encontrar, entre as muitas causas do conflito árabe-israelense, elementos relacionados à religião, como, por exemplo, a disputa por Jerusalém, cidade sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos. 16 - A História registra uma convivência pacífica e a tolerância entre judeus, muçulmanos e cristãos, até a criação do Estado de Israel no século XX.

3.(UFC) Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades, numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos em Creta). Entre as afirmações que se seguem, escolha aquela que caracteriza de maneira correta esse povo: A - Viviam num sistema político teocrático. B - Suas principais atividades econômicas eram agrícolas. C - Praticavam uma religião maniqueísta. D - Eram especializados no comércio marítimo. E - Seu alfabeto foi elaborado a partir do alfabeto grego.

4.(UFPE) Ao estudarmos os povos antigos, aprendemos acerca da sua cultura, das suas práticas sociais e políticas e da sua atividade econômica. Os fenícios, por exemplo, se destacaram pela atividade comercial e pela criação do alfabeto. A - A criação do alfabeto entre os fenícios está relacionada à atividade religiosa. Esses povos nos legaram muitos documentos religiosos que comprovam a estreita relação entre a escrita e a religião. B - O comércio desenvolvido pelos fenícios era terrestre. Além do mais, a insegurança das embarcações antigas fazia com que eles privilegiassem as curtas viagens em que os riscos eram reduzidos. C - Os fenícios foram considerados os maiores navegadores da Antiguidade, em razão do intenso comércio marítimo que desenvolveram. Esta prática econômica possibilitou que dominassem amplamente a navegação de longa distância. D - O alfabeto fenício, em razão de ser voltado para a atividade comercial, não teve qualquer influência entre os povos da Antiguidade. Era formado de caracteres próprios, impossíveis de serem utilizados para as atividades cotidianas. E - A criação do alfabeto pelos fenícios está relacionada à atividade comercial. A necessidade de registrar as atividades comerciais com os diferentes povos fez com que a escrita deixasse de ser uma atividade de especialistas, como no Egito Antigo.

5.(UPE) Entre os povos que se destacaram na Antigüidade Oriental, os hebreus são considerados os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios da história da humanidade. Sobre a sociedade hebraica na época antiga, é incorreto afirmar que:

A - havia escravidão, porém o escravo poderia alcançar sua liberdade, caso o patrão, castigando-o, inutilizasse seu olho ou lhe arrancasse um dente; B - durante o governo de Salomão, o reino conheceu seu apogeu, transformando-se numa das grandes monarquias orientais, empreendendo, inclusive, a construção do Templo de Jerusalém; C - é no Antigo Testamento que se encontra sua história, especialmente a fase da escravidão no Egito, narrada pelos livros dos Números e do Deuteronômio; D - houve a presença de mulheres como dirigentes militares na época dos Juízes, cuja autoridade era fundamentada na ideologia religiosa; E - durante muitos séculos, utilizou a língua hebraica, mas a substituiu pelo aramaico, língua semita do ramo ocidental, tomada oficial na época do domínio persa.

6.(FAZU/MG) Os fenícios, na Antiguidade, foram conhecidos, sobretudo, por suas atividades ligadas: A - à propagação do monoteísmo; B - ao comércio marítimo; C - ao expansionismo militarista; D - à criatividade científica; E - à agricultura intensiva.

7.Os fenícios dedicavam-se, primordialmente, ao comércio marítimo porque: A - era grande seu excedente agrícola. B - sua organização militar garantia o domínio dos mares. C - sua localização geográfica os induzia a isso. D - sua organização política era fortemente centralizada. E - sua atividade militar lhes proporcionava numerosos escravos para atuar nas galeras como remadores.

8.(UFPR) - Universidade Federal do Paraná - Questão 8: As condições geográficas da Fenícia, região mediterrânea, determinaram a dupla vocação dos fenícios de: A - comerciantes e industriais;

B - mercadores e navegantes; C - agricultores e comerciantes; D - mercadores e agricultores; E - comerciantes e artesãos.

9.(UPF/RS) I. A cultura hebraica sofreu influência dos povos do Egito e da Mesopotâmia. II. A religião hebraica evoluiu do politeísmo para o monoteísmo. III. Liderado por Moisés, o povo hebreu realizou a Diáspora, saindo do Egito para retornar à Palestina. IV. Na Palestina, a sociedade criada pelos hebreus desenvolveu precocemente a propriedade privada da terra. Estão corretas: A - apenas I, II e III; B - apenas I, II e IV; C - apenas I, III e IV; D - apenas II, III e IV; E - todas as alternativas.

10.(FPM/SP) - Faculdade Prudente de Moraes - Questão 10: Quanto à História dos hebreus, é válido afirmar: 1 - o povo hebreu teve sua origem na Mesopotâmia; 2 - Moisés liderou o Êxodo; 4 - o Cisma Hebraico foi a divisão da monarquia em dois reinos; 8 - a Diáspora ocorreu no governo de Adriano; 16 - o judaísmo é uma religião monoteísta.

GABARITO: 1. C 2. 13 3. D 4. C, E 5. C 6. B 7. C 8. B 9. B 10. 31...


Similar Free PDFs