Farmacologia Autonômica PDF

Title Farmacologia Autonômica
Author Igor Leal
Course Farmacologia
Institution Universidade Federal do Piauí
Pages 3
File Size 41.9 KB
File Type PDF
Total Downloads 30
Total Views 150

Summary

Conjunto de questões que abordam o assunto de farmacologia autonomica...


Description

GD FARMACOLOGIA AUTONÔMICA

Grupo:Ygor, Jorge, Claudio, Luiz e Arnaldo)

1) Quais são os antídotos utilizados em casos de intoxicação por organofosforados? Cite como atuam. R: Pralidoxima, que quebra a junção do organofosforado e a AChE, e Atropina, que compete com os receptores dos organofosforados de maneira mais rápida que a Pralidoxima.

2)

Quais são os tipos de Colinomiméticos? Cite 2 exemplos.

R: De ação direta e de ação indireta. Neostigmina e Carbacol.

3)

Explique o porquê de os Colinomiméticos serem de risco a pacientes asmáticos.

R: É devido ao compartilhamento dos mesmos receptores muscarínicos, que no pulmão, fazem quadro de broncoconstricção.

Grupo: Lucas,joao bruno, Chico, Juliano, paulo neto e igor

1) Qual a justificativa da utilização de Neostigmina no tratamento de miastenia gravis? R: A ação da Neostigmina é inibir a enzima acetilcolinesterase. Com isso, os níveis de acetilcolina permanecem altos e pode estimular a contração muscular.

2)Por qual motivo não devemos administrar fármacos colinomiméticos em pacientes com úlcera peptica? R: Pelo fato do SNA parassimpatico aumentar o funcionamento do TGI,tendo como consequência a secreção elevada de HCl.

3)Por qual motivo a atropina pode gerar como efeito adverso a constipação intestinal? A atropina compete pelos receptores muscarínicos, impedindo a ligação da acetilcolina e impedindo a função parassimpatica. Logo, o TGI tem queda na sua motilidade.

Grupo: Artur, Monise, Gabi, Ana Clara e Carlos(?)

1) Explique a sintese de noradrenalina e como a reserpina influencia nesse processo

R: A tirosina é hidroxilada pela tirosina hidroxilase, formando a dopa. A dopa sofre a açao da dopa descarboxilase e origina a dopamina. A dopamina é capturada por vesiculas por meio de transportador vesicular de monoamina (VMAT). Nessas vesiculas, a dopamina beta-hidroxilase transforma a dopamina em noradrenalina. A reserpina, um anti-hipertensivo, inibe o VMAT, impedindo a estocagem de dopamina e, consequentemente, a produçao de noradrenalina.

2) Um medicamento colinérgico pode promover ações simpaticomiméticas? Explique R: Sim, pois tanto no SNA simpático como no parassimpático existe um padrão bineural e na junção ganglionar dos 2 vão existir receptores nicotínicos.

3)Como as substâncias parassimpaticomiméticas atuam no controle da pressão arterial a nível cardiovascular fisiologicamente e farmacologicamente? R: Pressão arterial = DC x RVP. Fisiologicamente, o parassimpático só consegue afetar o débito cardíaco, mas não a RVP, uma vez que não tem inervação que chegue nas arteríolas, mas tem inervação que chega no coração (nervo vago), causando diminuição das suas funções. Farmacologicamente, no entanto, é possível atuar nos vasos sanguíneos, uma vez que eu tenho o receptor no músculo liso do endotélio, só não tenho a inervação pra chegar lá. Portanto, se eu jogar o fármaco lá dentro, vai agir.

Grupo: Bia, carol,amanda, indira, natalia, herika

1) Porque os agonistas colinergicos, como a pilocarpina, são indicados pra uso em pacientes com glaucoma? R: Estimula a contração da musculatura ciliar, há relaxamento dos ligamentos do cristalino, acomodando os mesmo e favorecendo uma melhor drenagem do humor aquoso.

2) Sabemos que o betanecol é muito usado para tratar retenção urinária, contudo há contra indicações com relação a algumas doenças que o paciente apresenta. Quais são as contra indicações? Justifique sua resposta. R: Contra indicado : asmáticos ( podem causar broncoconstrição), portadores de gastrites (estimulação da produção de HCL), cardiopatias (pode causar bradicardia).

3) Qual o mecanismos de ação dos receptores adrenergicos? R. Alfa 1 ativa a proteína gq aumentado o ip3 e o dag sendo portanto excitatorio Alfa 2 ativa a proteína gi diminuindo a camp os canais de cálcio e aumentando a condutancia de k, sendo inibitório Os betas ativam a proteína gs que aumento o camp sendo exicitatorio

Grupo: Rafael, Maria, Jp, Gabriel, Brandim

1) A toxina botulínica é uma substância produzida por bactérias que se reproduz em enlatados e que causa envenenamentos . Cite seu mecanismo de ação e um uso terapeutico RESPOSTA: A toxina impede e fusão das vesículas cheias de acetilcolina com a membrana terminal. É usada no botox para relaxar os musculos da face.

2) cite 2 efeitos do gás sarin e 2 procedimentos para desintoxicação. RESPOSTA: efeitos - broncoconstriccao; vasodilatação; diminuição das propriedade do m. cardíaco; aumenta mobilidade do tgi // desintoxicação: lavagem gástrica; remoção de roupas contaminadas; lavagem gástrica; respiração assistida; atropina

3) Propanolol é um antiadrenergico utilizado em pacientes hipertensos. Se o paciente também tiver asma, seu uso é contraindicado. Explique o por que. Resposta: propanolol é um antiadrenergico não seletivo, ou seja, age em receptores beta 1 e beta 2. receptores beta 2 são responsáveis por broncocostriccao no pulmão....


Similar Free PDFs