Isolamento Absoluto PDF

Title Isolamento Absoluto
Author Gabriel Guarenghi
Course Dentística Operatória
Institution Universidade Federal do Paraná
Pages 2
File Size 56.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 31
Total Views 199

Summary

Isolamento Absoluto
Profa, Mary Heck...


Description

DENTÍSTICA OPERATÓRIA Isolamento do Campo Operatório  

Absoluto ou relativo (medicamentos – forma auxiliar). Manter a área de trabalho Isolada, seca e limpa.

Vantagens       

Condição adequada para inserir os materiais restauradores; Evitar contaminação em caso de exposições pulpares; Restauração e proteção dos tecidos moles; Impede completamente a umidade: campo seco e limpo; Retração e proteção dos tecidos moles; Proteção do paciente; Maior segurança no uso de produtos irritantes.

Limitações    

Dentes parcialmente eruptados; Dentes com extensas destruições coronárias; Asma e/ou dificuldade respiratória (perfuração); Pânico.

Desvantagens   

Desidratação dos tecidos dentais, ocasionando alteração de cor; Impossibilidade de realizar trabalhos simultâneos em outro hemiarco; Perda de referência em determinado procedimento restaurador, onde a estética é indispensável.

Material e Instrumental 

Lençol, arco, pinça perfuradora e porta-grampo, godiva, tesoura, grampo, fio dental e jogo clínico.

ISOLAMENTO RELATIVO – Indicações:  

Restauração provisória; Impossibilidade do isolamento absoluto. Tradicional – gaze, rolos de algodão e sugador de saliva. Combinado – gaze, rolos de algodão, sugador de saliva e expander. Drogas sialopressoras: Atroveran e Dramamine.

ISOLAMENTO ABSOLUTO

Possibilita a visibilidade máxima da área a ser tratada, protegendo os lábios, a língua e as bochechas do paciente e eliminando a umidade. Vantagens     

Melhor acesso e visibilidade; Aumento das propriedades dos materiais; Proteção do paciente e do operador; Eficiência operatória / aumento da produtividade; Redução da contaminação.

Desvantagens    

Tempo gasto; Dificuldade de aplicação em determinados casos – dentes pouco erupcionados, alguns terceiros molares e dentes mal-posicionados; Dor e desconforto ao paciente; Intolerância por pacientes asmáticos ou alérgicos ao material da borracha.

Materiais e Instrumentais utilizados 

Dique de borracha, arco porta-dique, perfurador de borracha, pinça portagrampos, grampos....


Similar Free PDFs