Jogos E Brinquedos NA Infância Questionário II PDF

Title Jogos E Brinquedos NA Infância Questionário II
Author Gláucia Monteiro
Course Jogos e Brinquedos na Infância
Institution Universidade Paulista
Pages 2
File Size 37.1 KB
File Type PDF
Total Downloads 8
Total Views 128

Summary

QUESTIONÁRIO 2...


Description

A brincadeira de faz de conta pode ser observada. Ao vermos uma criança brincando, nos sentimos atraídos pelas representações que ela desenvolve. Assinale a alternativa correta em relação à brincadeira de faz de conta: R- a. As cenas se desenrolam de maneira a não deixar dúvidas do significado que os objetos assumem dentro de um contexto.

A primeira brinquedoteca brasileira oficial foi criada em 1981, em São Paulo. No Brasil, com a difusão rápida das brinquedotecas, houve uma diversificação na dinâmica de funcionamento e nos locais onde elas surgiram, criando diferentes tipos de espaços lúdicos; esses espaços são classificados como: R- b. Brinquedotecas escolares, brinquedotecas localizadas em hospitais e clínicas, brinquedotecas sem local fixo, circulantes ou itinerantes, brinquedotecas temporárias e brinquedotecas (laboratório de brinquedos) nas Universidades.

Bandioli & Mantovani (1998) abordam na construção do espaço do jogo entre adulto e criança fases da aprendizagem. São elas: I- Primeira fase: para a criança pequena, o adulto é seu maior brinquedo. II- Segunda fase: o corpo como brinquedo: da boca para a mão. III- Primeira fase: para a criança pequena, o móbile do berço é seu maior brinquedo. IV- Terceira fase: a descoberta do objeto. Está correto o contido em: R- b. II e III. De acordo com Brougère (2004), o que são jogos educativos? R- d.

Jogos que envolvem memória, atenção e raciocínio simples.

Leia abaixo: O jogo, o brinquedo e a brincadeira nos acompanham durante toda vida, e quando nos tornamos profissionais da educação, passamos a utilizá-los como ferramentas para transmitir, estimular e desafiar nossos alunos na construção do conhecimento dentro e fora da escola, portanto: R- b. Devemos aproveitar corretamente essas poderosas ferramentas.

São objetivos dos jogos, brinquedos e brincadeiras: R- c. Desenvolver a autonomia, a coordenação motora, a concentração e a criatividade.

Segundo Brougère, a criança não recebe passivamente o brinquedo. Isso acontece porque ela: R- e. Escolhe o brinquedo, quando brincar, onde brincar, com quem, a que horas iniciar a brincadeira e quando parar.

Segundo Laraia (2001), existem várias definições de cultura, e os principais conceitos se encontram nos campos da antropologia, filosofia e sociologia. Uma das afirmações seria: R- a. Um complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade, hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.

Toda brincadeira é uma imitação transformada, no plano das emoções e das ideias, de uma realidade anteriormente vivenciada. A brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação, portanto, é correto afirmar que aquele que brinca: R- e. Domina a linguagem simbólica.

Vivemos em plena sociedade do conhecimento, a qual superou a sociedade industrial. Essa passagem tem correspondido a mudanças nas relações entre a educação e a vida em sociedade. Para que o educador possa desenvolver intervenções consequentes, faz-se necessário conhecer os aspectos que caracterizam a educação contemporânea. Jacques Delors (2000) propõe alguns pilares fundamentais para realizar esse trabalho: R- b. Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser....


Similar Free PDFs