Limites entre a estética e a saúde PDF

Title Limites entre a estética e a saúde
Course Português
Institution Ensino Médio Regular (Brasil)
Pages 1
File Size 34.2 KB
File Type PDF
Total Downloads 25
Total Views 138

Summary

Anotações e redações do terceiro e segundo ano do ensino médio no colegio estadual sinesio costa e da escola josé antonio santana...


Description

limites entre a estética e a saúde.

Desde a Antiguidade há uma preocupação estética entre os humanos, a exemplo das esculturas Greco-Romanas que obedecem rigorosos traços corporais. Tal preocupação, contudo, tem adquirido cada vez mais relevância na sociedade brasileira, que somado ao advento de tecnologias que permitem alterações instantâneas no corpo, tem levado pessoas saudáveis a se submeterem à procedimentos arriscados em busca de uma aceitação física. Nesse sentido, é necessário uma análise dessa situação que está ligada aos meios de comunicação.

Em primeiro lugar, evidencia-se o papel dos canais comunicativos em gerar uma padronização ideal do corpo que rapidamente se impõe para sociedade. Nesse contexto, pode-se citar as revistas de moda do século XIX que propagaram por meio da exposição uma idealização do corpo perfeito e, mais recentemente, as redes sociais, que por meio de aplicativos como o Instagram, acabam segregando com interações aqueles com corpos padronizados dos demais. No último exemplo, nota-se que em busca de uma falsa aceitação, pessoas submetem-se a procedimentos desnecessários.

Ademais, é fato que o Poder Público não pode infringir na atuação dos meios de comunicação em relação a questão citada, entretanto, é visível que pouco se fez para atenuar esse cenário que abrange a saúde pública. Pois, de acordo com a Constituição Federal de 1988, a saúde é um direito universal e a atual omissão deve ser revertida por se tratar de um dever do Estado.

Assim, ações que evidencie limites para estética são imprescindíveis. Portanto, as Prefeituras Municipais devem, por meio da criação de debates públicos, promover a integração entre sociedade civil e especialistas para desmistificar as proporções corpóreas "ideais" nas grandes redes. Os municípios podem, ainda, divulgar os resultados dos debates nas plataformas de comunicação, para aumentar o alcance desse assunto e difundir a não padronização. Tais medidas, em conjunto, estabelecerão limites entre beleza e saúde....


Similar Free PDFs