Modelos de desenvolvimento psicológico humano PDF

Title Modelos de desenvolvimento psicológico humano
Author Yarah Fonseca
Course Psicologia Do Desenvolvimento I
Institution Fundação Universidade Federal do Rio Grande
Pages 18
File Size 270.6 KB
File Type PDF
Total Downloads 53
Total Views 135

Summary

O objetivo do estudo do desenvolvimento psicológico humano é a descrição, explicação e otimização da mudança psicológica que ocorre ao longo do desenvolvimento humano durante o ciclo de vida. Essa definição se concentra no estudo da mudança psicológica, essa mudança ocorre em outras espécies, mas só...


Description

MODELOS DE DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO HUMANO Conceito de psicologia do desenvolvimento Exercícios práticos Refletir sobre o significado e a utilidade de estudar o processo de desenvolvimento psicológico humano. O estudo do processo de desenvolvimento psicológico humano foca no estudo da mudança psicológica que ocorre ao longo do desenvolvimento humano durante o ciclo de vida. Isso implica que há mudanças que não são de natureza psicológica, que ocorre mudança psicológica em outras espécies e que a mudança psicológica é um dos aspectos de um fenômeno mais amplo que é o desenvolvimento humano. Elaboração de dois exemplos práticos sobre a influência de fatores contextuais e fatores filogenéticos no processo de desenvolvimento humano. Influência de fatores contextuais: Uma criança da China e uma criança da Espanha não têm as mesmas mudanças psicológicas, pois são influenciadas por fatores contextuais. Influência de fatores filogenéticos: Duas pessoas que receberam a mesma educação não têm os mesmos valores, isso se deve ao fator genético e à educação recebida.

Conceitos fundamentais Desenvolvimento psicológico humano. O desenvolvimento humano é a variação qualitativa da pessoa humana em seus aspectos biossociais ao longo do tempo, ou seja, as mudanças que os seres humanos sofrem ao longo de suas vidas; mudanças e variações em aspectos não físicos, mas psíquicos. Objeto de estudo do desenvolvimento psicológico humano. O objetivo do estudo do desenvolvimento psicológico humano é a descrição, explicação e otimização da mudança psicológica que ocorre ao longo do desenvolvimento humano durante o ciclo de vida. Essa definição se concentra no estudo da mudança psicológica, essa mudança ocorre em outras espécies, mas só estudamos em humanos.

Contexto do desenvolvimento psicológico humano. Os processos de mudança psicológica que ocorrem no desenvolvimento humano ocorrem em um contexto social, ambiental, ecológico, cultural determinado, que nos influencia. Diferentes contextos influenciam de diferentes formas a mudança psicológica e a mudança psicológica produzida por esses contextos, por sua vez, modifica os diferentes contextos. Processos de hominização. No processo de hominização há uma série de mudanças físicas, biológicas e psicológicas em humanos. Por exemplo, a adoção da posição ereto que liberaliza as mãos. Imaturidade. Este termo significa plasticidade e elasticidade, ou seja, plasticidade permite que os seres humanos adquiram cultura. É a plasticidade biológica primária que permite a adaptação ao meio ambiente e ao fato de adquirir cultura. A imaturidade é definida como uma característica biológica na qual residiu as possibilidades de desenvolvimento superior da espécie humana, o maior período de desenvolvimento de todas as espécies animais. Duas ideias essenciais são distinguidas: a imaturidade é uma conquista evolutiva, o produto da interação do ser humano com seu meio; A imaturidade também é um índice de abertura ao meio ambiente e flexibilidade adaptativa. Intervenção desenvolvimentista. A intervenção está relacionada à flexibilidade, de alguma forma, a intervenção possibilita atuar sobre mudanças e realizar a flexibilidade que estamos falando. Concluímos, portanto, que os seres humanos são suscetíveis a serem intervindo em seu desenvolvimento. Essa intervenção é feita através da educação. Em alguns aspectos, a intervenção não deve representar grandes problemas na medida em que facilita a aquisição de conquistas e habilidades. No entanto, quando se pensa em aspectos como o desenvolvimento moral, que afetam diretamente a convivência humana, não se pode esquecer a importância que tal intervenção pode alcançar.

Psicologia do desenvolvimento: perspectiva histórica Exercícios práticos Seminário sobre o filme "A Selva de Aveyron". Neste filme, "O Aveyron Selvagem" podemos ver uma criança no mato encontrar, e ele está tentando educar. Ele nunca teve contato com humanos, então ele não podia se comunicar verbalmente. Durante sua fase de aprendizado, ele ficava com

raiva quando gritava porque não respondia bem. Durante essas raivas ele foi abrupto e agressivo. O filme captura como uma criança sem problemas de mudo ou surdez é incapaz de entender o que ele está dizendo, é incapaz de se comportar como um humano. Observa-se que desde muito jovem contemplamos o meio ambiente e aprendemos com ele, pelo que ouvimos e ouvimos, pelo que vemos. A conclusão é clara, precisamos ser estimulados desde muito jovem, e precisamos imitar para aprender. Trabalho nas contribuições da Filosofia para o conhecimento do processo de desenvolvimento psicológico do ser humano. Quando o autor se depara com a necessidade de desenvolver uma perspectiva histórica dessa disciplina, ele percebe que a história, como ciência, e a psicologia do desenvolvimento têm algo em comum. Ambas as disciplinas estudam mudanças. Os estudos de história mudam de uma perspectiva de grupo (organizações sociais, culturais e políticas...) e a psicologia do desenvolvimento o faz a perspectiva do desenvolvimento psicológico individual. O segundo ponto em comum é o da complexidade. Compreender as razões da dinâmica histórica (mudanças políticas, culturais) requer um alto grau de capacidade analítica e interdisciplinar; da mesma forma, essas condições são necessárias para entender a complexidade da mudança psicológica individual que é, ocupando a primeira semelhança (a mudança) uma mudança histórica individual no contexto da história coletiva.

Conceitos fundamentais História da Infância: Infância e desenvolvimento de civilizações. Seis estágios diferentes na história da infância são distinguidos: Infanticídio: Antiguidade (S. IV) maestria da reação projetiva. O investimento se manifestou na prática da. O adulto usa a criança como substituta de uma figura adulta importante em sua própria infância. Abandono: (S. IV-S. XIII) ideia de que as crianças estavam cheias de maldade. O investimento é reduzido. Ambivalência: (S. XIV-S. XVII) a tarefa dos pais é moldar a criança. Há um aumento nos manuais de instrução infantil. O abuso persiste. Intrusão: (S. XVII) tenta instruir sem tratar sistematicamente maltratados. A mortalidade infantil é reduzida e a população aumenta. A pediatria nasce. Socialização: (século XIX- meados do século XX) conscientiza a importância da infância como período formativo.

Ajuda:(meados do século XX) a educação não tem a intenção de violar a criança. Há um esforço claro para enfatizar com a criança.

Filosofia e Pedagogia: a origem das ideias. Racionalismo e Empirismo. A origem das ideias distingue duas correntes claras: racionalismo e empirismo. O racionalismo baseia-se na teoria das ideias inatas, o legado fundamental da psicologia cognitiva (Kant). O empirismo formula ideias como avisos, que são aqueles que vêm de fora dos sentidos. De acordo com isso, não há nada na mente que não tenha sido antes nos sentidos. O que é adicionado através da experiência, aumenta a genética e interage. (Locke). Teoria da Evolução Biológica: Relações Filogenia e Ontogenia. De acordo com a lei biogenética de Haeckel, "a ontogenia é uma recapitulação da filogenia", ou seja, o indivíduo coleta estágios que são vestigio (impressão digital) de etapas evolutivas antes de sua espécie. Para entender melhor essa lei devemos definir os seguintes conceitos: Filogenia: genealogia de espécies animais, plantas e grupos taxonômicos que constituem espécies atuais e extintas, que se originaram de um lento processo de diferenciação. Ontogenia: formação e desenvolvimento de cada ser vivo como indivíduo da célula do ovo ao estado adulto, através do desenvolvimento embrionário, etc. Metodologia de Observação Biográfica. Observações biográficas estão intimamente ligadas à história e à consolidação da psicologia do desenvolvimento como disciplina científica. Essa observação é uma contribuição da psicologia da criança para a evolução metodológica da psicologia como ciência. O interesse no estudo das crianças requer o abandono do método introspectivo, uma vez que é inviável no estudo das crianças, daí a proliferação da observação. Escalas de desenvolvimento. Três níveis de conteúdo teórico sobre o desenvolvimento humano podem ser distinguidos na Psicanálise Freudiana. Esses níveis ou escalas de desenvolvimento são: Nível conceitual: destaca-se a importância das experiências infantis e um dos problemas que continua ocupando a psicologia do desenvolvimento atual; a da continuidade no desenvolvimento; a realidade que na teoria psicanalítica é afirmada sem rodeios através da teoria do trauma.

Nível de desenvolvimento filogenético hereditário: o Édipo, um complexo nuclear de desenvolvimento humano, tem sua justificativa para o desenvolvimento filogenético da espécie. Com base neste evento inicial, todos os seres humanos terão que resolver em seu desenvolvimento ontogenético o problema do complexo édipo, cuja resolução afetará todo o desenvolvimento subsequente, especialmente nos aspectos da identificação psicossexual e do desenvolvimento moral. Nível de desenvolvimento ontogenético: a teoria desse desenvolvimento pode ser vista de um ponto de vista duplo; da evolução da organização da libido, e da derivação dos casos do segundo tema freudiano em um contínuo temporal. Se a influência da filogenética é fundamental nisso é claro o papel que a teoria psicanalítica ortodoxa dá ao meio ambiente.

Psicologia do desenvolvimento contemporâneo: psicanálise Exercícios práticos Respondendo à seguinte pergunta O que significa afirmar que a psicanálise é um Modelo de Conflito? A psicanálise é considerada um modelo de conflito, pois estabelece um conflito entre a criança que alcançou certos níveis de autonomia em diferentes níveis (motor, linguístico, cognitivo) e as demandas do meio. Pretende-se que essa capacidade de autonomia e controle voluntário seja adaptada às normas estabelecidas pelo coletivo. O conflito será evolutivo, dado que a dinâmica submissão-expulsão/retenção-oposição mudará a estrutura do eu da criança. Comente sobre o seguinte texto: "Uma das descobertas de Freud, acima do resto, teve consequências portentosas (tanto para a psicanálise quanto para a psicologia do desenvolvimento), é que para o ser humano há um tempo 'primário' em que tudo é decidido, a primeira infância e que o curso desta primeira infância ilustra o que será o resto da vida. Reunciando o mesmo em termos de pensamento arcaico, você poderia dizer que uma vez que houvesse um 'paraiso' (que, segundo a psicanálise, é o período prénatal, ou o tempo todo antes do parto), que acabou 'perturbando' ou como uma 'catástrofe' (trauma atitudes adultas em relação a essas condições primárias, são, no entanto, constitutivas de seu ser" O texto apresenta uma das conclusões de Freud de que é um momento para os humanos decidirem tudo. Este tempo refere-se à primeira infância, e durante este tempo ilustrará o que a pessoa será para o resto de sua vida. Para Freud todos os humanos passam pelo período pré-natal que define como paraíso. Este paraíso é interrompido por uma "catástrofe" que será o nascimento, o que significará um "trauma infantil", como Freud define. Essas situações constituirão cada ser. Com

esse pensamento, ele abriu um novo caminho sendo o primeiro a considerar que a vida da criança começou no útero da mãe.

Conceitos fundamentais Ligação inicial Refere-se ao vínculo entre o bebê e a mãe assim que eles nascerem. Modelo de conflito A psicanálise é considerada um modelo de conflito à medida que se estabelece um confronto entre natureza e cultura. Édipo, Desenvolvimento Moral e Desenvolvimento Psicossexual Freud observou nas crianças a mudança qualitativa no comportamento moral e formulou a internalização pós-relacionada das regulamentações parentais para alcançar uma explicação consistente com sua teoria. Educação em cooperação A teoria da evolução influenciou Adler, viu nesta teoria a possibilidade de alcançar adaptações ao meio ambiente através da cooperação, através da realização do interesse social, diante dos mecanismos de luta pela sobrevivência. Atribuição cultural de significado O processo de atribuição cultural do significado pode ser compreendido através do exemplo de Erikson, duas tribos tentam sintetizar seus conceitos e seus ideais em um padrão coerente de vida. Esse padrão dá eficácia às suas formas primitivas de tecnologia e protege-os da ansiedade individual. psicanálise: fixação, regressão, evolução da libido

Psicologia do desenvolvimento contemporâneo: etologia Exercícios práticos Uma vez que a importância dos laços afetivos precoces com a mãe é reconhecida, quais implicações educacionais podem ser inferidas a partir da Teoria do Apego? Que recomendação os teóricos nos dariam se plantassemos a questão da escolha entre um berçário ou a estadia com a mãe, para cuidar de um bebê durante o primeiro ano de vida? Primeira pergunta: A teoria do apego tem consequências educacionais, uma vez que a pessoa a que a criança tem apego constituirá o ambiente significativo de

sua autoria, onde os aspectos pré-programados de seu comportamento serão expressos e ativados. Segunda pergunta: Os teóricos do apego alegariam que é mais aconselhável ficar com a mãe, uma vez que a constituição de um apego mostra muita sensibilidade ao contexto, e o melhor contexto é o que ela conhece melhor (A mãe); ainda não seria prejudicial para a criança ir ao berçário, já que a universalidade das experiências precoces não é defendida. Elaboração de um verdadeiro exemplo de comportamento ambientalmente estável e ambientalmente labile. Comportamentos ambientalmente labile são comportamentos altamente dependentes de condições ambientais específicas. Por exemplo, quando eles te contam uma piada, ou choram quando nos machucamos. Comportamentos ambientalmente estáveis são aqueles que são moldados ao longo da história da adaptação filogenética. Por exemplo, o vínculo afetivo com a mãe.

Conceitos fundamentais Preprogamação filogenética. Essas pré-programação filogenética são usadas dentro de um processo adaptativo ao ambiente atual que é a mudança ongenética. São recursos herdados da adaptação filogenética. Comportamento ambientalmente estável Esses comportamentos são aqueles que são pouco modificados, formados ao longo da história da adaptação filogenética. Comportamento ambientalmente labile São esses comportamentos que dependem muito das condições ambientais específicas. Anexo É definido como um vínculo afetivo que uma pessoa ou animal se forma entre ele e outro de seu tipo, um vínculo que os impelifica a ficarem juntos no espaço e no tempo. Sensibilidade ao contexto A constituição de um vínculo afetivo com alguém mostra uma sensibilidade marcante ao contexto, essa sensibilidade explicará as diferentes formas e formas de constituição desse vínculo.

Sistema diadic sincronizado Este sistema baseia-se na preferência precoce da criança pelos estímulos sociohumanos que vêm das pessoas ao seu redor, que constituirão o "ambiente significativo de sua autoria" onde os aspectos pré-programados dele ou dela Conduta. Relacionamento com a cognição do afeto Na medida em que o comportamento exploratório do bebê em relação ao seu ambiente depende da qualidade do apego estabelecido com a mãe, pode-se inferir que um fator efetivo está influenciando o desenvolvimento cognitivo. Isso porque a baixa digitalização leva a uma baixa qualidade e quantidade de novos estímulos e experiências necessárias para o desenvolvimento cognitivo normal ocorrer. Situação de Estranho M. Ainsworth criou os meios mais utilizados de avaliação de qualidade de apego: a situação do estranho. Essa situação é de uso generalizado em pesquisas que visam registrar a qualidade do apego entre bebês e suas mães. M. Ainsworth realizou a seguinte experiência: ele tenta inesperadamente deixar uma criança de um ano em uma sala desconhecida com um estranho ou sozinho. O grau de angústia da criança determina como ele ou ela se comportará quando sua mãe voltar, e, portanto, se seu apego é seguro ou inseguro. Etograma Um etograma deve confirmar a constância de um determinado comportamento, deve descobrir sua utilidade ou função na adaptação ao meio ambiente, e deve investigar a história filogenética do comportamento que você estuda.

Psicologia do desenvolvimento contemporâneo: epistemologia genética Exercícios práticos Desenvolver um exemplo prático sobre o funcionamento de invariantes funcionais, os conceitos de organização, adaptação, assimilação, acomodação e equilíbrio devem ser utilizados para esse fim. As invariantes funcionais são consideradas indispensáveis para a compreensão da mudança psicológica. Tais invariantes funcionais são decisivas na mudança, uma vez que são as que a produzem. A organização funcional invariante refere-se a que temos uma estrutura cognitiva que segue algumas regras de operação. Por exemplo, no que diz respeito à língua, temos um esboço em nossa mente do nome de cada coisa em espanhol. Se nos mudarmos para viver em outro país onde a língua é outra, uma nova invariante funcional, adaptação, entra em jogo, tendo que se adaptar a uma nova situação; neste caso, uma nova língua, mais ou

menos desconhecida. A adaptação, por sua vez, tem duas fases: assimilação e acomodação. A assimilação é dada assim que você mudar de país e, portanto, a linguagem; nos adaptamos, os antigos esquemas à nova língua, ou seja, tentamos traduzir as novas palavras em nossa língua anterior, a fim de entender o que estamos sendo ditos. A acomodação entra em jogo quando somos capazes de entender a língua sem a necessidade de traduzi-la para a língua anterior, espanhol. Da mesma forma, com o passar do tempo, alcançaremos um equilíbrio,no qual poderemospensar diretamente sobre a nova língua, e entender as coisas sem traduzi-las para o espanhol. Comentário do seguinte texto: "No entanto, ao comparar o trabalho dos indivíduos com seu antigo comportamento adolescente, observa-se que aqueles que, no primeiro contato com a vida material, sacrificaram seu ideal quimérico aos novos interesses dos adultos, não têm sido os mais produtivos. A própria metafísica do adolescente, bem como suas paixões e sua megalomania, são, portanto, verdadeiros preparativos para a criação pessoal e o exemplo de gênio mostra que há sempre uma continuidade entre a formação da personalidade a partir dos onze ou doze anos e trabalho adicional do homem" O texto apresentado a nós, explica como os adolescentes que, como adultos abandonam seu ideal quimérico, não têm sido os mais produtivos. Também comenta a existência de uma continuidade entre a formação de personalidade de onze ou doze anos até a idade adulta.

Conceitos fundamentais Organização, Adaptação, Assimilação, Acomodação, Equilíbrio Organização: refere-se à estrutura cognitiva. A estrutura cognitiva é sempre organizada seguindo algumas regras de operação. Adaptação: refere-se à relação ativa com o meio durante todo o desenvolvimento. A estrutura cognitiva se adapta ao meio durante todo o desenvolvimento e mantém uma relação dialética com ele. Tem uma inclinação dupla, ambas inatas: Assimilação: deformação do externo segundo o interno. Na língua Piaget é definida como a ação de modificar o novo com base no que já existe. Ou seja, para assimilar o novo ao pré-existente. A assimilação é representada comportamentalmente através do jogo, entendido como atividade repetitiva, seguradora, consolidadora e prazerosa. Acomodação: a estrutura cognitiva é modificada de acordo com o externo. Na Língua piaget é definida como a ação de modificar o existente com base no novo.

A acomodação é representada pela imitação, uma atividade inclusiva do novo, flexível por natureza e essencial para que as crises de desenvolvimentoocorramdentro de uma estrutura cognitiva. Equilíbrio : processo de equilíbrio dinâmico é a pedra angular do modelo de mudança proposto por Piaget. O caráter dialético marcante deste conceito deve ser apreciado. Epistemologia genética É uma teoria sobre as origens do conhecimento e implica uma concepção não estátática dele. É uma teoria do conhecimento, ligada à filosofia crítica contemporânea. Se quebrarmos seu nome, encontramos a ciência sobre a gênese do conhecimento, entendendo gênese no sentido biológico. Construtivismo D...


Similar Free PDFs