Músculos Agonistas E Antagonistas PDF

Title Músculos Agonistas E Antagonistas
Author Klesley Raphael
Course Educação Física
Institution Universidade Norte do Paraná
Pages 5
File Size 145.8 KB
File Type PDF
Total Downloads 49
Total Views 141

Summary

palestra professor Ferreira ...


Description

UNIVERSIDADE DO NORTE PARANÁ - UNOPAR

RESUMO MÚSCULOS AGONISTAS E ANTAGONISTAS

MÚSCULOS AGONISTAS E ANTAGONISTAS Muitos termos diferentes podem ser encontrados para classificar a função dos músculos quando eles atuam na movimentação articular. Estes termos incluem agonista, motor principal, antagonista, sinergista, sinergista verdadeiro, sinergista auxiliar, motor auxiliar, neutralizador, fixador e estabilizador. Dentre estas palavras algumas são sinônimas e outras têm definições diferentes. Embora não seja difícil determinar se um músculo está ou não se contraindo, é difícil averiguar a finalidade ou razão pela qual está ocorrendo esta contração. E alguns dos termos são: agonista e antagonista. Músculo Agonista Um músculo ou grupo muscular que está se contraindo, que é considerado o principal músculo produzindo movimento articular ou mantendo uma postura, é designado um agonista. O agonista sempre se contrai ativamente para produzir uma contração concêntrica, excêntrica ou isométrica. Músculo Antagonista O antagonista é um músculo ou grupo muscular que possui a ação anatômica oposta à do agonista. Usualmente o antagonista é um músculo que não está se contraindo e que nem auxilia nem resiste ao movimento, mas que passivamente se alonga ou encurta para permitir que o movimento ocorra. Exemplos: Antagonista e Agonista Antagonista e Agonista na flexão do cotovelo: na flexão do cotovelo, o músculo agonista é o bíceps e o antagonista é o tríceps.

Antagonista e Agonista na extensão do cotovelo: na extensão do cotovelo, o músculo agonista é o tríceps e o antagonista é o bíceps.

Considerações finais Os músculos esqueléticos humanos trabalham em antagonismo, como foi visto nos exemplos de contração do bíceps e relaxamento do tríceps; contração dos tríceps e relaxamento dos bíceps De maneira bem simples, a diferença entre o músculo agonista e antagonista é que eles trabalham em direções opostas durante um exercício. Enquanto um contrai, o outro estica.

Referências bibliográficas: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3959872/mod_resource/content/1/1_cinesiol ogia_descricao_movimentos.pdf https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/classificacao-d os-musculos-nas-contracoes/27923 https://www.mundoboaforma.com.br/musculo-agonista-e-antagonista-qual-diferenca/...


Similar Free PDFs