MUSEOH: Projeto Integrador em Finanças I - Gestão Financeira PDF

Title MUSEOH: Projeto Integrador em Finanças I - Gestão Financeira
Author Anderson Rocha
Course Projeto Integrador em Finanças I
Institution Universidade de Santo Amaro
Pages 25
File Size 406.3 KB
File Type PDF
Total Downloads 62
Total Views 146

Summary

Projeto integrador para o Curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Santo Amaro, ano 2021 4° Trimestre....


Description

UNIVERSIDADE SANTO AMARO - UNISA CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINACEIRA

ANDERSON CARLOS ROCHA

PROJETO INTEGRADOR EM FINANÇAS I MUSEOH RESTAURANTE

SÃO PAULO 2021

ANDERSON CARLOS ROCHA 3867854

PROJETO INTEGRADOR EM FINANÇAS I MUSEOH RESTAURANTE

Trabalho do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina de Projeto Integrador em Finanças I, sob a orientação do Prof. Marcelo de Oliveira Silva

CAMPUS SANTANA – SÃO PAULO 2021

Dedico este trabalho a Juliana, minha parceira de vida, e nossos dois filhos Lucas e Júlia, pois sem o apoio deles nada disso seria possível.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a toda equipe do Museoh Restaurante que me ajudou na compilação dos dados para composição deste trabalho. Aos sócios Juliana, Luciana e Armando que me permitiram analisar a sua empresa.

RESUMO

ROCHA, Anderson Carlos. Projeto Integrador em Finanças I: Museoh Restaurante. 2021. Trabalho do curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina de Projeto Integrador I em Finanças.

O projeto integrador baseado na empresa Museoh Restaurante, aborda as dificuldades das novas empresas de sobreviver num mercado voraz em meio a nova dinâmica atual causada pela pandemia. Durante o levantamento foram identificados pontos de melhorias, oportunidades e crescimento do faturamento. Com isso foi possível planejar um novo cenário para aumento da receita, considerando a demanda não atendida de clientes e treinamentos para colaboradores sobre os processos básicos da empresa. Palavras-chave: Melhorias. Oportunidades. Faturamento.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .................................................................................................................................. 6 2 HISTÓRICO DA EMPRESA ............................................................................................................ 7 2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA .................................................................................................. 7 2.2 HISTÓRICO DA EMPRESA .................................................................................................... 7 2.3 PÚBLICO-ALVO ........................................................................................................................ 8 2.4 COMPOSIÇÃO DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS .......................................................... 8 2.5 DIVISÃO SOCIETÁRIA E FATURAMENTO ........................................................................ 9 2.6 CARDÁPIO ............................................................................................................................... 10 2.7 PRINCIPAIS FORNECEDORES .......................................................................................... 11 2.8 LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA ........................................................................................... 12 2.9 MISSÃO, VISÃO E VALORES.............................................................................................. 12 2.10 ORGANOGRAMA ................................................................................................................. 14 3 ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA .................................................................................................. 15 4 PLANO DE MARKETING.............................................................................................................. 18 5 PROPOSTA DE SOLUÇÃO ......................................................................................................... 19 6 PROGRAMA .................................................................................................................................... 20 7 BENEFÍCIOS, VANTAGENS E LUCRATIVIDADE .................................................................. 21 8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES.............................................................................................. 22 9 CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................................................... 23 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................................... 24

6

1 INTRODUÇÃO

A pandemia trouxe muitos desafios para as empresas continuarem com suas atividades e neste contexto o planejamento estratégico tornou-se indispensável especialmente para empresas em estado embrionário. As empresas têm buscado alternativas para manter suas vendas e alcançar novos clientes por meio de redes sociais e aplicativos de delivery. Com isso, este Projeto Integrador buscará visões simples para auxiliar o Museoh Restaurante a permanecer no mercado levando ao seu público as “receitas de mães” e trabalhando com recordações e sensações afetivas.

7

2 HISTÓRICO DA EMPRESA

A Empresa está localizada dentro do Centro Universitário Santo Amaro, sendo cessionária de um espaço na Praça de Alimentação 3. A ideia que deu origem ao Museoh começou nas cozinhas das duas sócias, atendendo demandas de festas de aniversários, casamentos, Páscoa, Natal etc. Sempre levando receitas com memória afetiva para seus clientes. Os sócios Juliana Pontes, Luciana Pontes e Armando Ferreira deram início nas tratativas para abertura da empresa Museoh Restaurante no final de 2018, começando as reformas para inauguração em julho de 2019 e abrindo ao público em novembro de 2019. Com uma proposta diferente de outros restaurantes, o Museoh utiliza produtos de pequenos produtores e empreendedores individuais, receitas tradicionais de família, sem a “gourmetização” da experiência de comer. Refeições com afeto sem ultraprocessados. Busca fortalecer o vínculo entre o indivíduo e o alimento natural, fresco.

2.1 DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Restaurante de Comfort Food (Movimento que busca despertar emoções através do paladar, com pratos que trazem memórias especiais ao primeiro plano de nossos pensamentos, utilizando ingredientes que também despertam isso nos cozinheiros) que têm suas bases no upcycling food (utilização completa do alimento, sem desperdício, incluindo, por exemplo, as cascas que seriam descartadas), com uma meta de só utilizar produtos orgânicos em sua cozinha. Respeita o comércio das redondezas, buscando comprar o máximo de seus insumos em lojas de parceiros locais.

2.2 HISTÓRICO DA EMPRESA

20/12/18 – Início das tratativas com antigo dono do ponto comercial dentro do Senac;

8

28/02/19 – Apresentação da proposta ao Senac Santo Amaro; 14/04/19 – Retorno com aprovação do Senac; 06/06/19 – Assinatura de contrato com o antigo dono do ponto comercial; 26/07/19 – Início das reformas para a inauguração; 18/11/19 – Início das operações; 17/03/20 – Paralisação das atividades devido a pandemia. Até a finalização deste, o restaurante está em ciclos de abertura, devido ao contínuo da pandemia.

2.3 PÚBLICO-ALVO

O restaurante está inserido dentro da faculdade Senac, então primordialmente seu público-alvo são os alunos, mas não exclusivamente. O Museoh está numa posição estratégica no bairro e além de atender o público interno do Campus (alunos, funcionários, professores, prestadores), busca trabalhar as demandas existentes de empresas na região visto que é um mercado favorável à expansão por delivery ou consumo in loco. O delivery ainda está operando em fase de testes, pois em seu planejamento inicial este perfil consumidor seria trabalhado somente a partir do ano de 2021. Outro fator que colaborou para que o Museoh não conseguisse consolidar suas atividades no delivery, tem relação com a dificuldade em conseguir realizar cadastros nos aplicativos devido à alta demanda pela situação de crise em que o país se encontrava. Os aplicativos fecharam novos cadastros em Março/21 e retomaram contato somente em Agosto/21.

2.4 COMPOSIÇÃO DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

Março/20 (Antes da Pandemia):

9

- Atendimento: 4 funcionários; - Cozinha: 2 funcionários; - Administrativos: 1 funcionário.

Setembro/21 (Quadro atual reduzido, devido a pandemia) - Atendimento: 1 funcionário; - Cozinha: 2 funcionários (Sendo 1 funcionário revezando com o atendimento); - Administrativo: Revezamento entre o atendimento e cozinha (As duas sócias).

2.5 DIVISÃO SOCIETÁRIA E FATURAMENTO

A sociedade constituída é do tipo EIRELI, representada oficialmente apenas por Juliana Pontes Rodrigues de Lima Rocha, mas informalmente é dividida entre 3 sócios: - Juliana Pontes Rodrigues de Lima Rocha – 35%; - Luciana Pontes Rodrigues de Lima – 35%; - Armando Ferreira – 30%;

O planejamento inicial de faturamento mensal era de 40.000,00 BRL e o faturamento realizado no mês de Março/20 até dia 17 foi de 21.900,00 BRL. Considerando o faturamento médio diário e transferindo a projeção até o final do mesmo mês (estabelecimentos fechados por decreto estadual) o valor seria de 43.800 BRL, com um ticket médio de 15,00 BRL. Apesar da reabertura dos estabelecimentos terem sido autorizadas desde o mês de Maio/21, o Museoh não pôde realizar suas atividades devido as restrições de acesso de potenciais clientes externos ao Campus e devido o quadro reduzido de funcionários, prestadores e a ausência de alunos de professores que retornaram às atividades presenciais apenas no mês de Agosto/21.

10

Sendo assim, ainda não foi realizado um planejamento atualizado pois está em fase de análise de público, considerando que a quantidade de circulantes dentro do Campus sofre muitas oscilações onde turmas são dispensadas para aulas on-line, devido transmissão de Covid-19 entre professores e alunos. O faturamento médio mensal atual (apurado em Agosto/21) é 10.800,00 BRL com um ticket médio de 19,50 BRL.

2.6 CARDÁPIO

Bebidas: - Tubaínas - Café (Nespresso) - Capuccino - Energético - Água de Coco - Água - Sucos de frutas - Chocolate quente - Chocolate frio

Salgados / Doces: - Coxinha - Coxinha vegana (jaca) - Croissants - Pães de batata - Pão de queijo

11

- Muffins - Pizzas - Bolos - Cupcake - Sonho

Pratos: - Iscas de frango com molho de abacaxi - Feijoada vegetariana - Torta com salada orgânica - Salada pequena - Lasanha de berinjela - Fricassê de frango ou jaca - Estrogonofe frango ou vegetariano - Baião de dois

2.7 PRINCIPAIS FORNECEDORES

- Fazenda Maria – Folhas orgânicas, brotos higienizados, flores comestíveis; - Soma Foods – Pão de queijo; - Tubaína Bar – Refrigerantes tipo tubaína; - Roldão Atacadista – Mercearia, laticínios, legumes, mupy, água de coco; - Assaí Atacadista – Mercearia, laticínios, legumes, mupy, água de coco; - PraBar – néctar de frutas, água de coco, energético, água mineral; - Maestrini – salgados diversos (pão de batata, croissant, baguete de provolone);

12

- Salgados da Josy – Coxinhas e kibes; - Hayah – Onigiris; - Servisul – Doces, balas, chocolates, produtos para confeitaria; - Samplastic – Produtos de limpeza, insumos para higiene, embalagens descartáveis; - Limaplast - Produtos de limpeza, insumos para higiene, embalagens descartáveis; - Castropil - Produtos de limpeza, insumos para higiene, embalagens descartáveis; - Forno de Minas – folhados, massa folhada, salgados; - Bom da Fazenda – Requeijão em barra, queijo, requeijão em pote; - Estação dos Grãos – Especiarias, temperos, empório e tofu defumado; - Nespresso – Café Espresso;

2.8 LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA

O Museoh Restaurante está localizado na Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Universidade Senac Santo Amaro - Praça de Alimentação 3 - Santo Amaro – São Paulo/SP. Está a 800 m do Shopping SP Market e Estação Jurubatuba da CPTM e dentro do Campus do Senac. Seus concorrentes diretos estão distribuídos dentro do Campus, sendo: - Praça de alimentação 1: 4 estabelecimentos - Praça de alimentação 2: 1 estabelecimento - Praça de alimentação 3: 3 estabelecimentos (incluindo Museoh)

2.9 MISSÃO, VISÃO E VALORES MISSÃO

13

Segundo OLIVEIRA (2013, p.128) a missão é a razão de ser da empresa, a determinação de qual o negócio e de que atividade deverá se concentrar no futuro.

MISSÃO MUSEOH: “Resgatar memórias afetivas através do apoio à produção artesanal e local. Preservar, através do alimento, a cultura e a história familiar e aproveitar o melhor de cada um. Transformar para melhorar o acesso e a interlocução entre produtores e pessoas que querem ser parte de uma comunidade que promova o diálogo e a união. Conectar pessoas às suas memórias de infância e encontros de família através das experiências que o Museoh promove.”

VISÃO

Segundo OLIVEIRA (2013, p.88) a visão é conceituada dentro de um período mais longo e uma abordagem mais ampla e representa o que a empresa quer ser.

VISÃO MUSEOH: “Construir uma comunidade onde seja possível transmitir o amor pela alimentação consciente, entender nossos ingredientes e suas histórias. Emocionar através do sabor relembrando receitas e histórias de família e contribuir para que elas sejam preservadas e divulgadas.

VALORES

Segundo ARANTES (2007, p.38) valores são características, virtudes e qualidades da organização que pode ser objeto de avaliação.

14

VALORES MUSEOH: “- Respeito à diversidade; - Simplicidade; - Respeito ao meio e ao social; - Amor através da comida; - Aproximar raízes, origens; - Espaço para compartilhar.”

2.10 ORGANOGRAMA O organograma desenhei conforme observação das atividades realizadas e funções desempenhadas em alinhamento com as descrições passadas pela empresa, antes da pandemia, atualmente estão a Juliana, Luciana e Júlia somente.

JULIANA Sócia / Operações / MKT / Suprimentos

LUCIANA Sócia / Administração / MKT / Comercial /

VINÍCIUS Atendimento

JÚLIA Aux. Cozinha / Atendimento MARIANA Aux. Cozinha / Atendimento

FELIPE Atendimento / Compras

ARMANDO Sócio

FERNANDA Estagiária Gestão

15

3 ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA

Devido a empresa ter iniciado as suas operações recentemente, alguns processos estão suprimidos de acordo com a necessidade imediata e não com visão de longo prazo e isso impacta diretamente no cumprimento de suas metas de faturamento. Observei que durante o dia (aberto ao público das 9h às 22h, com entrada de funcionário às 8h), os funcionários ficam deslocados de função, do atendimento para a cozinha e da cozinha para o atendimento, de acordo com as demandas, inclusive com o deslocamento da estagiária de administração para o atendimento. A melhoria no processo da Gestão de pessoas é um ponto necessário e fica evidente, em minha observação, sobre o conflito de demandas que os superiores diretos tinham durante a operação. Identifiquei a falta de treinamento dos processos da própria empresa, como a temperatura correta para esquentar um salgado, dependendo do colaborador no atendimento, isso mudava. Os colaboradores não têm a cultura da MISSÃO / VISÃO / VALORES da empresa. Pode ser observado durante um atendimento onde não houve incentivo em oferecer refrigerantes de marcas pouco conhecidas, muitas vezes perdendo a venda para o vizinho concorrente, sem explicar os valores da empresa que motivam a oferecer produtos alternativos aos produtos convencionais. Sem o treinamento correto, o cliente não experimenta um novo produto e o restaurante deixa de realizar uma venda. Em observação direta de 1 dia de funcionamento, a todos os clientes que pediram o refrigerante conhecido e eram informados que existiam motivos para que não fosse vendido ali e que poderia encontrar opções tão ou mais saborosas, a venda foi concretizada em 80 % das vezes. A dinâmica da conversa e da exposição da MISSÃO / VISÃO / VALORES faz toda a diferença no atendimento ao público. Neste caso, a sugestão de melhoria é o treinamento da cultura da empresa As demandas diárias estão distribuídas nos intervalos de horário, ao longo do dia, conforme quadro abaixo:

16

CAFÉ DA MANHÃ ALMOÇO CAFÉ DA TARDE SAÍDA / ENTRADA CAFÉ DA NOITE

INÍCIO 09:30 11:45 15:30 17:30 20:30

TÉRMINO 09:40 13:30 16:00 19:00 21:30

Alguns pontos importantes sobre cada período de maior demanda: Café da manhã: - Intervalo da turma da manhã - Ticket Médio do período 12,42 BRL - Composição do pedido: Salgado + Café / Capuccino - Média de receita diária no café da manhã, para 15 vendas, é 186,30 BRL

Almoço: - Saída da turma da manhã - Entrada da turma da tarde - Ticket Médio do período 25,14 BRL - Composição do pedido: Prato do dia + Bebida - Média de receita diária no almoço, para 18 vendas, é 452,52 BRL

Café da tarde: - Intervalo da turma da tarde - Ticket Médio do período 10,98 BRL - Composição do pedido: Alunos Salgado + Bebidas / Professores e Funcionários Café / Capuccino - Média de receita diária no café da tarde, para 20 vendas, é 219,90 BRL

17

Saída / Entrada: - Saída da turma da tarde - Entrada da turma da noite - Ticket Médio do período 17,47 BRL - Composição do pedido: Salgado + Café / Capuccino - Média de receita diária no café da manhã, para 15 vendas, é 262,05 BRL

Café da noite: - Intervalo da turma da noite - Ticket Médio do período 12,31 BRL - Composição do pedido: Salgado + Café / Capuccino - Média de receita diária no café da manhã, para 60 vendas, é 738,60 BRL

Identificando todos os tickets médios por período de demanda, consegui separar alguns pontos de melhoria nas vendas. Existe uma demanda no Senac, que não está sendo atendida, que é a entrada dos alunos da manhã, caso o Museoh estivesse aberto as 7:00 teria uma estimativa de aumento das vendas diárias de 10%, isso representa 186,30 BRL por dia e 4.843,80 BRL por mês. Todos os pontos observados foram antes do começo da pandemia, sem atualização para uma realidade pós pandemia.

18

4 PLANO DE MARKETING

PONTOS FORTES * QUALIDADE DO PRODUTO * COMFORT FOOD ("COMIDA DE MÃE") * OFERTA DIFERENTE DOS CONCORRENTES * PROCURA POR SER NOVO

OPORTUNIDADES * EXPANSÃO PARA ALÉM DA FACULDADE * TREINAMENTO NO ATENDIMENTO (VENDAS POR OPORTUNIDADE) * DELIVERY * CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES * MOVIMENTAÇÃO DAS REDES SOCIAIS PARA CONVERSÃO DE VENDA * MARKETING DIGITAL FOCADO

PONTOS FRACOS * ATENDIMENTO * VISIBILIDADE * CONCORRENTES CONSOLIDADOS * PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INEXISTENTE

AMEAÇAS * CONCORRÊNCIA DESLEAL * PROLONGAMENTO DA PANDEMIA * CRISE DEFLAGRADA PELO GOVERNO * FALTA DE AJUDA A EMPRESAS NOVAS

A técnica aplicada acima é a “5 forças de Porter” (PORTER, 1986) ou matriz / análise S.W.O.T. O termo S.W.O.T têm sua origem no inglês e é a sigla para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças)

19

5 PROPOSTA DE SOLUÇÃO A empresa tem um grande desafio em minimizar os problemas causados pela pandemia no Brasil, além de acertar pontos importantes internamente descritos acima. Sendo assim, são propostos: ✓ Realinhamento entre os sócios para estabelecer um planejamento estratégico para conter os avanços das consequências da crise sem apoio do governo; ✓ Expansão de vendas para a região inserida e não somente dentro do Campus; ✓ Extensão de horário de funcionamento para atender todas as entradas e saídas de alunos; ✓ Treinamento e reciclagem da cultura da empresa para que funcionários saibam identificar melhor os desejos dos clientes e vendas por oportunidade;

20

6 PROGRAMA

Devido os problemas trazidos pela pandemia, o planejamento estratégico inicial foi suplantado, sendo necessária uma revisão minuciosa das estratégias. A proposta é que aconteçam reuniões semanais entre os sócios para alinhamento e tomada de decisões, verifica...


Similar Free PDFs